Curiosidades

O que é embuste? Significado, origem e os principais tipos

Você sabe o que é embuste? Trata-se de uma gíria que se popularizou nas redes sociais, usada para se referir aquela pessoa insuportável.

É muito comum no dia a dia usarmos expressões mais informais, como gírias, por exemplo. Um bom exemplo é o termo embuste. Mas, você sabe o que é embuste? Em suma, a gíria é usada para se referir a uma pessoa que seja irritante e insuportável. Ou seja, um embuste é aquela pessoa chata, que incomoda a todos ao seu redor.

Ademais, um embuste pode ser um ex que não te deixa em paz. Ou um chefe muito autoritário, aquela pessoa inconveniente e até mesmo um parente chato. No entanto, o termo é mais usado para se referir aquele homem que atrapalha a vida de suas parceiras, deixando-as mal. Dessa forma, a frase ‘sai embuste’ acabou se popularizando nas redes sociais.

Contudo, de acordo com o Dicionário, o termo embuste também significa mentira ou tentativa de enganar uma pessoa. Cujo intuito é prejudicar a pessoa, fazendo com que ela acredite que determinado acontecimento falso é real. Diferentemente da fraude, que busca obter ganhos de forma ilícita. O embuste na prática é semelhante a um trote. Que tem o objetivo de causar constrangimento ou provocar uma mudança social na pessoa. Causando o desequilíbrio da harmonia na vida dela.

O que é embuste: Significado

Ric Mais

De acordo com o Dicionário Online de Português, embuste é uma palavra substantiva masculina. Cujo significado é mentira astuta, usada com o intuito de enganar ou prejudicar alguém. Além disso, os sinônimos para embuste são: armadilha, cilada, emboscada, insídia, logro, embustice, embusteirice e engodo.

Continua após a publicidade

No entanto, também tem o termo embuste usado como gíria. Que se refere a uma pessoa insuportável, chata, que se comporta de maneira que não agrada aos outros. Em suma, a gíria se popularizou de tal forma, que fez com que surgisse a expressão ‘anti embuste’. Que é usada para se referir a pessoas que querem que o embuste fique longe dela. Por exemplo, ex-namorados (as), ex-amigos (as) ou qualquer outra pessoa que seja considerada insuportável.

Origem da gíria

Significado Fácil

Como já mencionado, a palavra embuste significa um tipo de mentira bem planejada ou engodo, usado para prejudicar alguém. Em suma, se trata basicamente de um trote, que tem como objetivo constranger ou causar desconforto na pessoa. Em alguns casos, chega até a prejudicar a vida dela.

No entanto, no ano de 2018, a expressão se popularizou na internet, principalmente nas redes sociais. Porém, com outro significado. Atualmente, a gíria é muito usada para se referir a pessoas indesejadas e inconvenientes.

Principais tipos

De acordo com o escritor Iandê Albuquerque, os principais tipos de embuste estão divididos em 10 categorias. Que segundo ele, é importante que você conheça. Pois, assim você vai saber quando manter a distância.

Continua após a publicidade

1 – Embuste egocêntrico

Eu Sem Fronteiras

Se você não sabe o que é embuste egocêntrico, se trata daquela pessoa que gosta de ver você correr atrás dela. Isso, apenas para alimentar seu ego. Além disso, só vai procurar você como uma última opção. Normalmente, aparece dizendo os seguintes bordões: ‘Oi sumida’, ‘deu saudades’ ou ‘sonhei com você’.

2 – Irresponsável

Significado Fácil

Esse tipo de embuste é aquele que não se importa com os sentimentos dos outros. Dessa forma, vai desaparecer e reaparecer quando bem entender. Pois, não cria laços afetivos com ninguém.

3 – Embuste vintage

Globo

Já o embuste vintage, vai vir atrás de você para relembrar o tempo ‘bom’ que passaram juntos. Inclusive, vai tentar te convencer de que tudo de ruim que ele fez não é nada, comparado ao amor que ele sente por você. Enfim, voltar para esse tipo de embuste é como comprar um carro vintage que já foi seu. Pois, vem com os mesmos defeitos e ainda mais rodado.

4 – Embuste cuzão

Globo

Assim que você parar de correr atrás desse embuste, ele vai reaparecer na sua vida. E, ainda vai querer saber como você está. Dessa forma, se ele perceber que você muito bem sem ele, vai tentar te convencer de que ainda te quer. Então, quando finalmente você voltar para ele, vai te descartar sem pensar duas vezes.

Continua após a publicidade

5 – Manipulador

Uol

Um dos piores tipos de embuste é o manipulador. Pois, ele vai agir como um completo idiota. E, ainda vai justificar suas atitudes com algum deslize seu do passado. Com o objetivo de fazer você se sentir triste e para baixo. Além disso, vai manipular tudo relacionado à sua vida. Fazendo você acreditar que ninguém vai te querer, apenas ele. Enfim, é o típico relacionamento abusivo.

6 – Embuste tóxico

Uol

Para quem não sabe o que é embuste tóxico, é aquele que age lentamente. E quando você perceber, ele já te afastou de sua família e amigos, daqueles que realmente se importam com você. Enfim, quando você se der conta, ele já vai estar tão impregnado na sua vida que você vai acreditar que ele é sua única fortaleza. Sendo que na verdade ele é o abismo em sua vida. Da mesma forma que o manipulador, trata-se de um relacionamento abusivo.

7 – Fingido

Globo

O embuste fingido vai te passar muita segurança ao ponto de você confiar e se abrir totalmente a ele. Inicialmente, ele vai ouvir seus medos, receios e planos atentamente. Inclusive, vai te elogiar em tudo. Dessa forma, quando começar a ser ruim com você, você vai passar por cima, devido às lembranças boas que ele proporcionou. E assim, esquecer tudo de ruim.

8 – Embuste cínico

Uol

Você sabe o que é embuste cínico? Em suma, é aquele que faz tudo de errado. E quando você o questionar, ele vai dizer que não sabia o que estava fazendo. Ou que estava confuso e não queria ter feito o que fez. Também diz que te ama e que precisa do seu perdão. No entanto, assim que você o perdoa ele volta a fazer tudo de novo. Enfim, é um ciclo vicioso.

Continua após a publicidade

9 – Embuste chorão

Freepik

É um dos mais clássicos, porém, perigoso também. Afinal, ele vai tentar te controlar em tudo através das lágrimas. Ou seja, vai chorar para que você acredite no amor dele, para que você o perdoe e para que lhe dê outra chance. Também vai chorar para te convencer que ele não fez por mal. No entanto, você perdoa e ele volta a fazer tudo novamente. E ainda vai fazer com que você acredite que ele te fez um favor.

10 – Embuste controlador

Freepik

Para quem não sabe o que é embuste controlador, provavelmente é um dos piores. E, também se trata de um relacionamento abusivo. Enfim, o controlador vai querer controlar tudo na suja vida. Desde a roupa que você usa, seus horários, com quem você se relaciona e toda sua rotina. Como justificativa, vai dizer que faz isso por se preocupar com você. Até que ele te prive de todos os seus sonhos e planos, fazendo com que você viva em torno dele.

Por fim, o escritor ainda citou outro tipo de embuste, um que englobe todos os mencionados acima. De acordo com Iandê Albuquerque, também tem o ‘embuste rei’. Que consegue ser todos os outros embustes em uma só pessoa. E que ainda se acha o maioral.

Então, você conhece alguns desses embustes? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Sangue de barata – Origem da expressão popular e o que significa. 

Continua após a publicidade

Fontes: Significados, Ricmais, Dicionário Popular, Hypeness

Imagens: Significado Fácil, Eu Sem Fronteiras, Globo, Uol, Freepik

Próxima página »

Escolhidas para você