Curiosidades

O que é Funko Pop: saiba tudo sobre os brinquedos colecionáveis

Funko Pops são brinquedos feitos à semelhança de personagens da cultura pop, e essas pequenas figuras fofas estão por toda parte.

A Funko Inc. é uma empresa americana de brinquedos que fabrica bonecos e bonecas de ação da cultura pop desde 1998. Fundada pelo colecionador de brinquedos Mike Becker no estado de Washington, Becker construiu sua própria empresa do zero.

Desde o início humilde da empresa, ele passou a fabricar estatuetas de personagens populares como o Grinch, Tony o Tigre e a abelha Cheerios. Embora suas ações tenham caído nos anos mais recentes, a Funko abriu sua segunda loja em Hollywood em 2019. Mas, o que é funko pop? Saiba mais a seguir.

O que é Funko Pop?

Fonte: Wallpaper Cave

Funko Pops são estatuetas colecionáveis ​​que retratam personagens da cultura pop. A figura pop original começou com as seguintes características: eles têm até 10 centímetros de altura com uma cabeça quadrada com bordas arredondadas, olhos pretos em forma de botão sem pupilas, um nariz pequeno e sem boca.

Além disso, esses personagens podem ser de uma pessoa real ou de um personagem fictício de filmes, histórias em quadrinhos, etc. As primeiras iterações dessas figuras pop os mantinham em uma pose neutra, mas nos últimos anos, Funko expandiu seu Pop! linha e criou diferentes moldes para seus Pops.

Continua após a publicidade

Ademais, os tamanhos desses Pops também mudaram, com o Funko produzindo 12 cm, 20 cm e até mesmo um Pop superdimensionado de quase 50 cm. Agora, os Funko Pops mais novos têm poses distintas, o que torna cada um único e diferente em comparação com o outro.

A Funko obteve muitos direitos de licenciamento que lhes permitem criar milhares dessas estatuetas de vinil exclusivas. As licenças servem como taxas de contrato que a Funko paga a outras partes (como DC Comics, Disney e Marvel) pela permissão para produzir essas figuras.

Desse modo, personagens de quadrinhos, ícones pop, esportes e estrelas de cinema são apenas alguns dos personagens que esses Pops retratam.

10 colecionáveis mais caros e raros de todos os tempos

1. Mickey Mouse (Funko pop Disney)

O que é Funko Pop: saiba tudo sobre os brinquedos colecionáveis
Fonte: Pinterest

Com uma raridade de 1 em 480 peças, esta versão prateada do famoso mouse foi lançada como parte da linha exclusiva da Comic Con da Funko em 2011 para a San Diego Comic Con. Com um valor estimado de 1.130 dólares. Então, este é um rato que você definitivamente gostaria de manter em segurança em casa.

Continua após a publicidade

2. Superman (Universo DC)

Fonte: Pinterest

Este DC Superman Pop! foi lançado em 2010, exclusivo para a Target (empresa de varejo americana). Naquela época, você poderia comprar o item por cerca de 10 dólares. A taxa atual hoje em dia? Um valor gritante de 3.700 dólares.

3. Stranger Things – Hopper (Cinema)

O que é Funko Pop: saiba tudo sobre os brinquedos colecionáveis
Fonte: Pinterest

Em 2018, Stranger Things estava na moda. O hype se estendeu até os eventos da Comic Con da Funko. Então, como parte do evento Fundays de 2018, eles lançaram esta versão dourada brilhante de Hopper, limitada a apenas 40 peças. Hoje em dia, você não terá sorte de encontrar um por menos de 4.110 dólares.

4. Freddy Funko as Chocula (mascote Funko)

O que é Funko Pop: saiba tudo sobre os brinquedos colecionáveis
Fonte: Pinterest

Qualquer Funatic obstinado dirá que Freddy é um mascote muito querido. Normalmente exclusivo para eventos da Comic Con ou loja de Funko, esta não é a primeira vez que a marca lança uma nova versão de seu personagem para que todos possam colocar as mãos, e este lançado em 2011 foi extremamente popular para um lançamento tão limitado. Dessa forma, atualmente seu preço pode chegar a 5.000 dólares.

5. Boo Berry (Linha de cereais)

Fonte: Pinterest

Você tem muitos Funko pops raros em sua coleção? Que tal um fantasminha de uma marca de cereais que vale 5.570 dólares?

Continua após a publicidade

6. Dumbo (Disney)

O que é Funko Pop: saiba tudo sobre os brinquedos colecionáveis
Fonte: Pinterest

No San Diego Comic Con Pop de 2013 ocorreu o lançamento deste vinil limitado a apenas 48 peças em todo o mundo. Por incríveis 6.350 dólares, você também pode adicionar este tesouro da Disney à sua coleção!

7. Star Wars – Darth Maul (Marvel)

Fonte: Pinterest

Antes de haver zilhões de figuras de Star Wars Funko, esta 1 em 480 versão de brilho exclusiva de Darth Maul era um novo lançamento novo e excitante para a San Diego Comic Con de 2012. Naquela época, se você tivesse sorte o suficiente para comparecer, poderia obtê-lo pelo preço normal de varejo.
Todavia, se você quiser adquirir este item hoje, esteja preparado para desembolsar algo em torno de 7.000 dólares.

8. Stan Lee (super-herói Marvel) (vermelho metálico)

O que é Funko Pop: saiba tudo sobre os brinquedos colecionáveis
Fonte: Pinterest

Quando o herói da vida real Stan Lee faleceu em novembro de 2018, foi um dia sombrio para os fãs da Marvel em todos os lugares. Desde então, houve uma série de Stan Lee Pop! lançamentos, mais tipicamente celebrando as participações especiais do amado criador em seus filmes MCU.

Contudo, aqueles que tiveram a sorte de colocar as mãos em um dos lançamentos originais com certeza comemorarão hoje, já que eles são apenas 1 entre 12 pessoas no mundo todo que podem dizer que possuem este super raro modelo de vinil Funko Pop. Lançada em outubro de 2017, esta versão metálica vermelha vale atualmente cerca de 8.000 dólares.

Continua após a publicidade

9. Freddy Funko como Conde Chocula

Fonte: Pinterest

Se você achou que a versão metálica era cara, você ainda não conheceu a versão de brilho! Lançado pela San Diego Comic Con em 2011, este item 1 de 12 de Freddy Funko vestido como o mascote vampírico de cereais Conde Chocula é tipicamente considerado o terceiro vinil Funko Pop mais caro e raro de todos os tempos. Assim, atualmente ele custa 10.000 dólares.

10. Game of Thrones – Freddy Funko como Jaime Lannister (cinema)

O que é Funko Pop: saiba tudo sobre os brinquedos colecionáveis
Fonte: Pinterest

Por fim, se você fazia parte do mundo da cultura pop por volta de 2012, há poucas chances de escapar sem pegar pelo menos um pouco da febre de Game of Thrones. Em suma, o programa de TV ainda é amplamente considerado um dos mais populares de todos os tempos, e certamente possui uma variedade de colecionáveis ​​como prova disso.

Seguindo uma tendência que você notará para a grande maioria dos bonecos ultra raros do Funko, nenhum foi tão popular quanto este exclusivo Pop de 2013, apresentando o mascote Freddy Funko mais uma vez vestido como um personagem popular. Como resultado, este item super raro pode ser seu por uma média de apenas 11.680 dólares.

Então, agora que você sabe o que é funko pop, leia também: A Hora do Pesadelo – Relembre uma das maiores franquias do terror

Continua após a publicidade

Fontes:Tudo Pop, Mercado Livre, Conceitos, Promobit, True toys

Fotos: Wallpaper Cave, Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você