Ciência & Tecnologia

O que é o Solid? E por que ele é tão importante?

Solid é um novo conceito de internet. Onde todos os dados dos usuários pertecem apenas a eles, e não a grandes corporações.

Por Júlia Marreto

A Solid é uma invenção do criador do “world wide web” (mais conhecido como “www”), Tim Berners-Lee. Faz um tempo, ele está bastante insatisfeito com o rumo que as ‘coisas’ vem tomando. Assim, Berners decidiu que era hora de fazer algo. Em seu post “Um Pequeno Passo para a Web”, o físico do MIT desabafa:

“Eu sempre acreditei que a internet é para todos. É por isso que eu e outros brigamos ferozmente para protegê-la. As mudanças que conseguimos trazer criaram um mundo melhor e mais conectado. Mas, apesar de tudo de bom que alcançamos, a web evoluiu para uma máquina de desigualdade e divisão; controlada por forças poderosas que a usam para seus próprios objetivos. Hoje, acredito que alcançamos um ponto crítico, e que essa mudança poderosa para melhor é possível – e necessária.”

Berners, depois do desabafo, apresentou sua nova invenção: a plataforma Solid. Mas, afinal de contas, o que raios é isso?

O que é o Waze Carpool? Saiba tudo sobre o serviço de carona do Google

Solid: a web descentralizada

O que é o Solid? E por que ele é tão importante?

Bom, a Solid é uma plataforma criada para descentralizar a web. Ou seja, retirar o poder que as grandes corporações têm sobre as informações dos usuários.

A plataforma é como se fosse um grande armazenador integrado. Dentro dela só existe uma regra: os dados do usuário são exclusivamente dele – e ele só compartilha se quiser.

Google rastreia usuários mesmo com histórico de localização desativado

Solid POD

O que é o Solid? E por que ele é tão importante?

É onde ficarão armazenadas todas as suas fotos, comentários, contatos em seu catálogo de endereços, eventos da agenda e, até mesmo, quantos quilômetros você anda diariamente com seu rastreador de condicionamento físico. Esses dados integrados estarão dentro de um ecossistema completo e totalmente inteligente.

“Por exemplo, as coisas salvas em um aplicativo estão disponíveis também em outro, as senhas serão compartilhadas, tudo oferecendo comodidade e segurança — você não precisará sincronizar nada, porque os dados são seus e estão seguramente guardados.”

Google agora tem exercício de respiração nas buscas para o PC e celular

No anúncio da plataforma, Berners afirmou que:

“As pessoas querem ter uma internet em que possam confiar. As pessoas querem aplicativos que os ajudem a fazer o que querem e precisam fazer — sem espioná-los. Aplicativos que não têm um motivo oculto para distraí-los com proposições para comprar isso ou aquilo. As pessoas vão pagar por esse tipo de qualidade e garantia. Por exemplo, hoje as pessoas pagam pelo armazenamento em locais como o Dropbox. Há uma necessidade do Solid, da abordagem diferente e benéfica que ele proporcionará”.

O provável não desenvolvimento da Solid

O que é o Solid? E por que ele é tão importante?

Essa vontade de “consertar a internet” é um plano ambicioso e pode não ir para frente. É algo extremametne complexo, que vai exigir muito. Afinal de contas, qual desenvolvedor se interessaria por uma plataforma onde não terão acesso a nenhum dado do usuários? Nem a um endereço de e-mail sequer?!

Atualmente as pessoas já possuem dados integrados, com o uso de plataformas Google ou iCloud, por exemplo. Por sua vez, elas oferecem ferramentas compartilhadas: a exemplo do Google, que possui: Drive, Gmail, Documentos, Fotos, Planilha e afins, tudo integrado.

Como ouvir áudio no WhatsApp sem ser denunciado pelos tracinhos azuis

Apesar disso, Berners-Lee acredita que: “Vai ser preciso muito esforço para construir a Solid e impulsionar uma ampla adoção, mas acho que temos energia suficiente para levar o mundo a um novo ponto de inflexão”.

Berners-Lee e a Solid

O que é o Solid? E por que ele é tão importante?

O cientista fundou a “Inrupt Inc”, responsável por orientar o “próximo estágio da web”. Ele se afastou do MIT, onde dava aula. Agora, sua função primordial será viabilizar todo o projeto e transformar a Solid em um produto realmente comercial.

“Ou seja, ela será a responsável por encontrar formas de fazer o Solid sobreviver sem acabar com seus princípios de segurança, além de ajudar a proteger a qualidade da nova web construída na Solid.”Você pode conhecer um pouco mais da plataforma no site da Solid.

Fonte: Super

Próxima página »

Escolhidas para você