Curiosidades

O que é senpai? Origem e significado do termo japonês

Termo comum em obras de origem japonesa, como animes e mangás, o senpai é uma figura presente na cultura do país mesmo fora da mídia.

Por P.H Mota

Quem assiste animes e mangás pode estar acostumado a ver a menção da palavra senpai em vários contextos. Em japonês, o termo é usado para fazer uma referência respeitosa a pessoas mais velhas ou mais experientes em alguma área.

Sendo assim, é uma expressão muito comum em tratamento âmbitos profissionais, escolares ou esportivos. Geralmente, um novato em qualquer um desses ambientes vai se referir aos colegas com maior experiência como senpai.

Por outro lado, uma pessoa mais experiente pode utilizar o termo kouhai quando se direcionam a alguém na condição de mentor (ou senpai).

O que é senpai?

O que é senpai: origem e significado do termo japonês

A palavra japonesa é formada pela união de dois ideogramas diferentes: 先輩.

O primeiro deles, 先 (sen), pode carregar alguns sentidos, como por exemplo, primeiro, antigo, frente, cabeça, precedência e futuro. Já o segundo, 輩 (pai), passa a ideia de pessoa ou companheiro.

Continua após a publicidade

Na prática, a união dos dois ideogramas dá a ideia de uma pessoa ou amigo com maior experiência do que o falante, dentro de um contexto específico. É muito comum, então, que haja uma relação de respeito e admiração semelhante a existente com professores. No entanto, ela está num nível inferior, já que não há necessariamente uma posição diferente de status ou uma obrigação de ensinar algo.

Além disso, nenhum indivíduo chama a si mesmo por senpai. A conquista costuma ocorrer a partir do respeito e conhecimento social que parte de terceiros, por uma admiração natural.

Kouhai

No espectro oposto ao do senpai, está o kouhai. Nesse caso, o termo é utilizado para referenciar os populares calouros em diferentes áreas.

O termo, no entanto, não tem o mesmo peso ou impacto que o oposto. Isso porque o tratamento por senpai é um pouco mais exigido socialmente, como demonstração clara de respeito a um superior, enquanto a opção por kouhai não carrega a mesma exigência.

Sendo assim, é comum que o termo surja apenas em situações de descontração ou na forma de apelido, para substituir o nome da pessoa mencionada.

Continua após a publicidade

Relação com senpai

O que é senpai: origem e significado do termo japonês

De forma geral, os senpai devem demonstrar atenção e entrega para seus kouhai. Sua função é se colocar no lugar dos novatos, ouvindo ativamente e tentando compreender seus sentimentos e pensamentos.

Em algumas práticas esportivas, como em clubes de beisebol ou artes marciais, as tarefas podem ser divididas de acordo com o status. Os kouhai, por exemplo, ficam responsáveis por funções de limpeza e organização, além de terem algumas atividades limitadas até adquirir mais experiência.

Por outro lado, os senpai cumprem funções de auxílio aos mestres, contribuindo para o desenvolvimento dos menos experientes.

Meme

O que é senpai: origem e significado do termo japonês

A expressão “notice me senpai” ganhou força na internet, com base nos animes e mangás. Em português, o mesmo meme ganhou uma versão traduzida como “me nota, senpai”.

Continua após a publicidade

A ideia é representar um tipo de necessidade de aprovação que algumas pessoas tem de figuras mais velhas ou experientes. A situação é muito comum em relações kouhai-senpai nas histórias japoneses, especialmente quando há algum tipo de interesse amoroso.

Isso porque não é raro que as relações de admirações gerem sentimentos dúbios, que se confundem ou se misturam com outras formas de afeto.

Então, gostou de saber o que é senpai? E que tal ver também: Como começou a cultura de memes no Brasil?

Próxima página »

Escolhidas para você