Curiosidades

O que é stalker: quando a prática é considerada crime?

O conceito do que é stalker passou por transformações com o aumento das observações e perseguições online, mas não deixou de ser nocivo.

Por P.H Mota

A definição do que é stalker tem origem na década de 80, quando celebridades eram perseguidas com muita frequência em intensidade. A palavra tem origem no verbo em inglês, que significa perseguidor.

Desde então, o significado passou por transformações, especialmente no âmbito das redes sociais digitais. Sendo assim, stalkear também quer dizer espiar ou observar hábitos de postagem online, mesmo que isso não seja transferido para a vida fora da internet.

Além disso, o hábito ficou ainda mais popular com o aumento do volume de reality shows. Nesse formato televisivo, todo espectador é quase um stalker das ações e dos comportamentos dos participantes confinados.

Como reconhecer um stalker

O que é stalker: quando a prática é considerada crime?
Canaltech

Nas redes sociais, é difícil monitorar quantas vezes uma pessoa acessa seu perfil e observa suas postagens. Uma vez que apenas olhar não deixa nenhum rastro, o hábito pode ocorrer com frequência e ainda assim ser secreto e silencioso.

Continua após a publicidade

No entanto, quando o comportamento extrapola os limites da vida online e passa para as relações presenciais, os sinais podem estar mais presentes.

Especialmente após o fim de relacionamentos afetivos, por exemplos, os stalkers podem acabar investindo mais em hábitos de perseguição. Nesses casos, os comportamentos obsessivos e não recíprocos podem evoluir para cenários mais perigosos.

Dessa maneira, se você está sendo alvo de uma fixação não saudável, pode ser preciso buscar algum tipo de ajuda e proteção para se blindar contra as ações do stalker.

Stalkear é crime?

O que é stalker: quando a prática é considerada crime?
De Marck

O stalker só pode ser considerado criminoso quando há provas e evidências de seu comportamento. Sendo assim, caso a prática só ocorra online e não deixe rastros ou importunações em interações, por exemplo, dificilmente será possível chegar à classificação.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, é possível classificar como evidências comentários que incluem ameaças e intimidações na tentativa de acusar o perseguidor.

A partir daí, uma análise irá analisar os comentários para definir se podem ser classificados como crime pelo artigo 147 do Código Penal. O texto diz que “ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave” pode gerar multa ou prisão de um a seis meses.

Malefícios do comportamento

O que é stalker: quando a prática é considerada crime?
ES hoje

Assim como oferece riscos para a vítima perseguida, o comportamento stalker também pode trazer problemas para o próprio perseguidor. Quando o comportamento de perseguição e observação é obsessivo, por exemplo, pode ficar acima de outros afazeres e obrigações.

Da mesma maneira, o comportamento ganha tanta importância emocional que passa a provocar dificuldade na realização de tarefas, tornando-se uma distração frequente.

Continua após a publicidade

Além disso, esse hábito pode passar acontecer com um repetição exagerada, levando a quadros de dependência. Nesse sentido, o stalker cria um vínculo emocional com a observação frequente e passa a desenvolver sentimentos nocivos durante a prática ou na abstinência dela.

Fontes: Assis Mendes, Significados, Dicionário Popular, Dicas de Mulher, Significado Fácil

Imagens: BLCL Advogados, Canaltech, De Marck, ES hoje

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você