Curiosidades

O que é yuzu? Origem e história dessa peculiaridade chinesa

O que é yuzu? A frutinha originária da China que lembra um misto de sabores de laranja e limão vem ganhando adeptos no Brasil.

Atualizado em 23/09/2020

Você sabe o que é yuzu? Em resumo, yuzu é uma fruta cítrica originária da China. As pessoas costumam utilizá-lo para fazer sucos, xaropes e também para temperar.

Além disso, o yuzu também aparece em algumas receitas de pratos típicos dos asiáticos. E o sabor? Então, esse se assemelha um pouco ao da tangerina.

Ou seja, o sabor é intenso e ácido. Aliás, o yuzu parece uma toranja e sua casca possui uma essência forte e marcante.

Enfim, o que é yuzu você já sabe, mas a história dela data de milhares de anos atrás, quando foi descoberta nas terras tibetanas e chinesas.

Contudo, ela não ficou só nessas regiões e logo foi levada para o Japão e para a Coreia. Posteriormente, o yuzu entrou para a culinária desses países.

O que é yuzu – história da fruta

O que é yuzu - Saiba qual é a história dessa peculiaridade chinesa
Fonte: Pãodeaçúcar

Enfim, a curiosidade para saber o que é yuzu chega mais para os aficcionados em culinária. Isso porque essa fruta tem chamado muito a atenção dos chefs. Como dito anteriormente, o yuzu já era utilizada na culinária chinesa e também foi aproveitada pelos coreanos e japoneses.

Isso porque a fruta já era utilizada em diversas receitas para os mais diferentes motivos. Como por exemplo, ela é usada como remédio natural. Por outro lado, a fruta cítrica também pode ser usada em banhos quentes, de forma terapeuta. Eclética, né?!

Além disso, para os japoneses a fruta tem mais um destaque. O seu aroma. Ou seja, a sua casca tem um cheiro marcante por trazer uma mistura de essências nunca vista. O yuzu tem um cheirinho que une tangerina e limão, é fresco, porém, não é agressivo.

Origem da fruta

O que é yuzu - Saiba qual é a história dessa peculiaridade chinesa
Fonte: Newyorker

O yuzu é uma parente próximo dos limões, laranjas e toranjas. Aliás, alguns acreditam que essa fruta surgiu da junção da tangerina com a cidra. Por outro lado, o yuzu não precisa de climas quentes para crescer. Ou seja, ele se desenvolve bem mesmo em regiões frias e com fortes invernos.

Além disso, essa fruta nasce e cresce em pecíolos de arbustos. Em resumo, naquelas partes que ficam entre o limbo e o caule – ou bainha – de árvores pequenas. Enfim, ela é amarela quando ainda não está boa e fica verde quando madura. E também é um pouco menor do que a toranja. Por fim, sua casca é irregular e áspera.

Utilidades do yuzu

Alimentação e bebidas

Fonte: Estadão

Primeiramente, na Coréia a fruta é chamada de yuja. Enfim ela é utilizada para fazer yuja hwachae, um ponche de frutas. No Japão, o yuzu é usado para produzir bebidas alcóolicas, como por exemplo, vinhos e licores. Também existe um vinagre da fruta, um chá e até um molho de pimenta.

Além disso, a fruta ainda faz parte do ponzu japonês, um molho que usa frutas cítricas e também do yuzu hachimitsu. Este é um xarope com mel de onde sai o chá. Por fim, também dá para utilizá-lo em sobremesas, como por exemplo, bolos e mousses.

Terapêuticos

O que é yuzu - Saiba qual é a história dessa peculiaridade chinesa
Fonte: Melhor com Saúde

Raspas finas da casca do yuzi são utilizadas como remédio natural em chás para tratar resfriados e gripes. Por outro lado, um óleo essencial é feito com a fruta para ser usado como hidratante para a pele, tratando de acnes, inflamações e psiríases ou em banhos termais.

Aliás, quando a fruta é colocada na água de banho, pode ajudar a cuidar da pele, tratar resfriados e melhorar a circulação sanguínea. Por fim, ela ainda pode ajudar no tratamento contra Alzheimer. Isso porque já foi comprovado que o yuzu melhora a função cerebral.

Yuzu no Brasil

Fonte: Aloucadosperfumes

O mais comum é que a fruta seja importada para nosso país. Quem ainda mais usa o yuzu são os restaurantes japoneses, que o encomendam congelado. Contudo, já começaram a surgir alguns produtores da fruta em São Paulo. Eles são responsáveis por oferecer a fruta in natura para alguns estabelecimentos.

Por outro lado, a fruta que também é conhecida como citrus junos, tem se tornado cada vez mais conhecida no Brasil. Ou seja, perguntar o que é yuzu não será mais tão comum daqui uns dias. Até porque, além das qualidades já citadas, a fruta ainda é rica em vitamina C, B, fibras, minerais e ainda é fonte de carboidrato.

Atualmente o local que mais produz a fruta no Japão é a Prefeitura de Kochi. Sozinha, ela é responsável por quase 50% da produção da fruta. Aliás, Kochi também é reconhecido por ter o suco mais aromático e saboroso de yuzi em todo o país. Isso porque suas árvores são originárias de lá.

Enfim, curtiu a matéria? Em seguida leia: Batatas – Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação

Imagem: Asianispirations, Paodeacucar, Newyorker, Estadao, Melhor com Saúde e Aloucadosperfumes

Fontes: Paodeacucar, Curiosidades, Cuidai e Coisasdojapao