Curiosidades

O que significa 666 e por que é o número da besta, na Bíblia?

Embora muita gente saiba que 666 seja um número controverso, quase ninguém sabe realmente o que ele significa. Desvende aqui esse mistério!

Muita gente não sabe o que significa 666 e por que esse número é denominado número da besta. O motivo pelo qual esse número é associado ao mal está descrito na Bíblia no livro de Apocalipse. Acredita-se que esse número tenha relação com o imperador romano Nero, que perseguiu consistentemente os cristão e, por isso, qualquer relação a ele teria uma conotação maligna.

Sem dúvida, o trecho que se refere ao número da besta é o mais popular do Apocalipse, sobretudo, porque, até os dias de hoje, o 666 segue sendo associado a algo ruim. A menção ao número ocorre no seguinte excerto: “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, porque é número de homem; e seu número é seiscentos e sessenta e seis” (Apocalipse 13:18).

Quer saber mais sobre o que significa o número 666? Continue acompanhando nosso texto!

O que significa e qual a origem do 666?

Na Idade Antiga, era muito usual utilizar alguns números como meio de disfarçar um nome. Por isso, tanto o alfabeto grego como o hebraico tem um número que corresponde cada uma das letras. Nesse sentido, se uma pessoa fizesse a soma dos valores correspondentes às letras do nome dela, como resultado, se obteria um código numérico.

Continua após a publicidade

Certo, mas 666 é o código de que nome, então?

Para os historiadores, devido à perseguição aos cristão incentivada por Nero em Roma, o imperador se tornou uma pessoa abominada pelos primeiros cristãos. Assim, esse número seria o código do nome de Nero Cesar, resultado da soma dos números que correspondem às letras na língua hebraica.

Embora Nero já tivesse morrido quando o São João escreveu o Apocalipse, quem governava Roma naquele período era Domiciano, que, para os cristãos, era uma espécie de reencarnação de Nero, em virtude da opressão que os adeptos do cristianismo ainda vivenciavam.

A superstição se mantém

Ainda nos dias de hoje, há uma superstição relacionada ao número 666. Há quem acredita que esse número, assim como o número 13, atrai má sorte. Esse fato está tão presente na cultura que, inclusive, existem fobias relacionadas a esses números. Por isso, muita gente evita ambos, a fim de evitar mau agouro ou azar.

Continua após a publicidade

Leia também:

Fontes: Significados, BBC.

Próxima página »

Escolhidas para você