Curiosidades

O que vem depois do hexa?

Na Copa do Mundo Catar 2022, os torcedores brasileiros vibram pela tão sonhada conquista do título de hexacampeão. Mas, o que vem depois disso?

A seleção brasileira é uma das favoritas na Copa do Mundo no Catar 2022. Há muitos anos os torcedores brasileiros sonham com o título de hexacampeão. Isso porque, o Brasil foi campeão da Copa do Mundo nos seguintes anos: em 1958 (campeão); em 1962 (bicampeão); em 1970 (tricampeão); em 1994 (tetracampeão); e teve seu último título de campeão no ano de 2002 (pentacampeão).

Apesar da ansiedade para que o Brasil levante a taça da Copa do Mundo pela sexta vez e se torne hexacampeão, vale destacar que o nosso país é o único que já foi campeão cinco vezes na Copa e tem o título de pentacampeão.

Histórico do Brasil nas últimas copas

Dentre os jogos realizados na Copa do Mundo, os jogadores que mais se destacaram foram Pelé, considerado como o “rei do futebol” que possui 3 títulos de Copa do Mundo e Cafu que possui 2 títulos e outros jogadores que ficaram muito conhecidos, sendo: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Garrincha, Didi, Zagallo, Zito, Vavá, Pepe, entre outros.

Veja como a nossa seleção se saiu nas copas de 2002 até os dias atuais:

Continua após a publicidade

Copa do Mundo de 2002

Algumas pessoas acreditam que o favoritismo de muitos jogadores foi o ponto principal que levou ao Brasil desde o ano de 2002 não ter ganhado mais nenhuma Copa do Mundo. Com efeito, acredita-se que a fama e os altos salários fizeram com que muitos jogadores ficassem mais relaxados e menos concentrados durante os jogos.

Copa do Mundo de  2006

No ano de 2006, o Brasil foi eliminado pela França após perder por 1×0 da França. Na época, o treinador Carlos Alberto Parreira alegou uma falta de envolvimento, responsabilidade e disciplina dos jogadores por acreditarem que a vitória na Copa já era certa.

Copa do Mundo de 2010

Já no ano de 2010, a seleção brasileira também acabou perdendo para o Chile. Esse jogo foi de grande tristeza para os torcedores brasileiros, pois durante o primeiro tempo o Brasil estava ganhando de 1×0 porém, após o intervalo do jogo perdeu o jogo para o Chile por 2×1.

Copa do Mundo de 2014

Em 2014 foi um ano de grande tristeza e vergonha para muitos brasileiros. A Copa do Mundo de 2014 foi sediada no Brasil e apesar de ter tido uma linda abertura, a seleção brasileira perdeu por 7×1 para a Alemanha, no estádio do Mineirão.

Continua após a publicidade

Essa derrota ficou marcada na história da seleção brasileira, assim, a cobrança para conquistar o título de hexacampeão é ainda maior neste ano. 

Copa do Mundo de 2018

Em 2018, o Brasil se saiu bem na fase de grupos, eliminou o México nas oitavas de finais, por 2 a 0, mas perdeu para a Bélgica. Desse modo, com gols de Fernandinho, contra, e Kevin de Bruyne, obteve uma derrota por 2 a 1.

Confira a seguir o que vem depois do hexa.

O que vem depois do hexa?

Por fim, a seleção brasileira de futebol é a única a carregar o título de pentacampeão e que está em busca da sexta taça do Mundial. Confira a seguir quais são os nomes dados para cada título recebido conforme a quantidade de vitórias na Copa do Mundo e o que vem depois do hexa.

Continua após a publicidade
  • Campeão: 1 vitória na Copa do Mundo
  • Bicampeão: 2 vitórias na Copa do Mundo
  • Tricampeão: 3 vitórias na Copa do Mundo
  • Tetracampeão: 4 vitórias na Copa do Mundo
  • Pentacampeão: 5 vitórias na Copa do Mundo
  • Hexacampeão: 6 vitórias na Copa do Mundo
  • Heptacampeão: 7 vitórias na Copa do Mundo
  • Octacampeão: 8 vitórias na Copa do Mundo
  • Eneacampeão: 9 vitórias na Copa do Mundo
  • Decacampeão: 10 vitórias na Copa do Mundo

Fontes: Ciberdúvidas, Vivendo Bauru, Mundo Perdido

Leia também:

Relembre TODOS os mascotes de Copa do Mundo até o La’eeb

Bolas de futebol: história, versões das Copas e as melhores do mundo

Continua após a publicidade

Copas do Mundo – História do mundial e todos os campeões até hoje

5 países que adoram torcer pelo Brasil na Copa do Mundo

23 curiosidades sobre os jogadores convocados por Tite para Copa do Mundo

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro

Continua após a publicidade

Maradona – Origem e história do ídolo do futebol argentino

Próxima página »

Escolhidas para você