O segredo para sobreviver a um acidente de avião

Acidentes de avião, pelo menos da televisão, são sempre feios e cheios de tragédias. Mas, apesar de todo medo que as pessoas sente de morrer

Acidentes de avião, pelo menos da televisão, são sempre feios e cheios de tragédias. Mas, apesar de todo medo que as pessoas sente de morrer em um acidente de avião, o que elas não sabem que esse é um dos meios de transporte mais seguros do mundo e o número de acidentes de avião que acontece é muito pequeno.

De acordo com o National Transportation Safety Board (NTSB), órgão dos Estados Unidos especializado em segurança de transportes aéreos, as chances de um acidentes de avião acontece é uma a cada 1,2 milhão de voos. Além disso, as chances de sobrevivência dos passageiros são enormes. Entre 1983 e 2000, por exemplo, 95% das pessoas que enfrentaram um acidente de avião conseguiram sobreviver.

Claro que ninguém quer sequer imaginar, um dia, passar por um acidente de avião, mas se isso acontecer, estar preparado para agir e saber manter a calma podem aumentar ainda mais as chances de fazer você sair vivo dessa. Segundo Ed Galea, professor da Universidade de Greenwich, que passou 25 anos pesquisando a forma como as pessoas reagem em situações de emergência, existe um segredo, uma regra de ouro, que ajuda as pessoas a sobreviverem a um acidente de avião.

4

Conforme ele, têm mais chances de sobreviver pessoas que se sentam mais próximas às saídas de emergência dos avião. Conforme estudos anteriores do especialista, que levou em consideração mais de 100 acidentes de avião e a experiência de dezenas de sobreviventes, em média, as pessoas precisam passar por cinco fileiras de assentos antes de conseguir sair com segurança de uma aeronave em chamas, por exemplo.

2

Então, a vantagem é sempre de quem está mais próximo das saídas de emergência. Além disso, os assentos na parte traseira de um avião são geralmente mais seguros, assim como os assentos do corredor, devido à menor exposição aos possíveis impactos do avião.

3

Outro alerta que o estudioso faz é para os momentos em que os passageiros de um voo precisam ficar atentos, devido à maior probabilidade de acontecer um acidente de avião: nos três primeiro minutos de uma decolagem e nos oito últimos minutos de uma aterrissagem.

Conforme um artigo da ABC News, Ben Sherwood, autor do livro “The Survivors Club — The Secrets and Science That Could Save Your Life” (“O Clube dos Sobreviventes – Os segredos e a ciência que poderia salvar sua vida”, em português), existe até um nome específico para esses períodos críticos, a “regra mais três, menos oito”. Isso foi criado porque até 80% dos acidentes que já aconteceram até hoje ocorrem nesses espaços de tempo específicos.

1

Então, da próxima vez que for viajar de avião, espere o tempo da regra mais três, menos oito passar até começar a ouvir música, dormir ou ler alguma coisa; e, definitivamente, escolha as poltronas próximas à saída de emergência. Combinado?

Pronto, agora você sabe o segredo para sobreviver a um acidente de avião. No entanto, se ainda quiser continuar lendo sobre o assunto, veja 6 segredos que os pilotos de avião nunca contam.

Outras postagens

Um comentário em “O segredo para sobreviver a um acidente de avião