O Olho de Hórus é um símbolo que surgiu no Antigo Egito, como parte da mitologia. Assim como o nome sugere, o símbolo reproduz o olhar de Hórus, um dos deuses que os egípcios cultuavam. O olhar justiceiro representa força, poder, coragem, proteção e saúde.
A fim de representar o olhar divino, o símbolo é composto pelas partes de um olho comum: pálpebras, íris e sobrancelha. No entanto, há um elemento adicional: as lágrimas. Isso porque elas representam a dor na batalha em que Hórus perdeu o olho.
Além de indicar alguns valores, o olho também já esteve associado a animais como gato, falcão e gazela.
Lenda do Olho de Hórus
O Olho de Hórus também pode ser chamado de Udjat (olho direito) ou Wedjat (olho esquerdo). De acordo com a mitologia, o lado direito representa o Sol, enquanto o esquerdo representa a Lua. Juntos, portanto, os dois simbolizam as forças da Luz e todo o Universo. Dessa maneira, o conceito é semelhante ao do Yin e Yang, que junta formas opostas para representar o conjunto.
Segundo as lendas, Hórus era o deus dos céus, filho de Osíris e Ísis. Com sua cabeça de falcão, ele enfrentou Seth, o deus do caos, a fim vingar a morte do pai. Durante a luta, entretanto, acabou perdendo o olho esquerdo.
Por causa disso o símbolo se transformou num amuleto de sorte e proteção. Além disso, os egípcios acreditam que ele podia proteger contra mau olhado e outras forças do mal.
Simbologia
Para além da mitologia egípcia, o Olho de Hórus pode ser visto em outras culturas. Na maçonaria, por exemplo, é o “olho que tudo vê”, e chegou ser utilizado como símbolo de providência econômica, indo parar nas notas de dólar.
Ao mesmo tempo, na religião Wicca, também é utilizado como amuleto protetor. Segundo essa crença, o símbolo é energizador e pode oferecer clarividência e poderes de cura aos usuários. Já em tradições neo-pagãs, o olho está ligado à evolução do terceiro olho, mesclando os conceitos apresentados pela maçonaria e pela cultura Wicca.
Dessa maneira, o símbolo ganhou muita popularidade. Atualmente, encontra-se em livros, objetos ritualísticos e amuletos utilizados para proteção e elevação espiritual.
Apesar disso, nem sempre o símbolo foi visto de forma positiva. Para alguns seguidores do Cristianismo, o olho esteve associado ao demônio. Uma vez que a cultura monoteísta tentava menosprezar outras adorações, ao longo da história, o símbolo foi ridicularizado e negativado ao longo do tempo.
Teorias matemáticas
Alguns estudiosos do Olho de Hórus defendem que ele não se resume a um símbolo esotérico. Isso porque suas medidas e proporções são capazes de indicar conhecimento matemático dos egípcios.
Como o olho divide-se em seis partes e cada uma delas representam diferentes frações.
- Lado direito: 1/2
- Pupila: 1/4
- Sobrancelha: 1/8
- Lado esquerdo: 1/16
- Curva: 1/32
- Lágrima: 1/64
Apesar disso, a informação não é consenso entre os historiadores.
Fontes: Dicionário de Símbolos, Astrocentro, We Mystic, Mega Curioso
Imagem de destaque: Ancient Origins