Olho tremendo? Entenda as causas e como parar com o espasmo

Está com o olho tremendo? Não se preocupe, este não é um problema grave e resolvê-lo é bem fácil. Mas, antes, entenda por que ele acontece.

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

O espasmo involuntário que geralmente ocorre nos músculos da pálpebra é algo que afeta várias pessoas. O olho tremendo na maioria das vezes é muito momentânea. Você pode sentir o tremor durante alguns segundos, com recorrência de alguns dias e é provável que depois disso ele nunca mais retorne.

No entanto, pode ser que você experimente também um espasmo mais, na pálpebra superior e inferior ao mesmo tempo. Neste caso, esse não é apenas um simples espasmo, pode ser que você esteja sofrendo de serblefaroespasmo, explicaremos melhor sobre em seguida.

Apesar disso, na maioria dos casos o problema não é motivo para maiores preocupações e se resolve sozinho. Mesmo assim, nós vamos te explicar melhor sobre as causas do olho tremendo.

Causas para o tremor do olho

1 – Estresse

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

O estresse não afeta apenas o nosso emocional, mas também nos afeta fisicamente. Quando estamos estressados, nosso corpo libera hormônios que afetam principalmente os músculos menores, causando contrações involuntárias.

2 – Poucas horas de sono

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

Quando você não dorme o suficiente, cerca de 7 horas por noite, os músculos dos seus olhos não descansam bem. E como eles trabalham por várias horas seguidas (enquanto está acordado), eles podem ficar mais fracos e isso pode fazer com que o olho fique tremendo.

3 – Déficit de vitaminas ou desidratação

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

A vitamina B12, o potássio e o magnésio são essenciais para o bom funcionamento de nosso corpo. Quando não ingerimos o suficiente, nossos músculos se enfraquecem e isso pode causar os espasmos no olho. Além disso, a desidratação também enfraquece os músculos e pode causar fraqueza.

4 – Problema de visão

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

Pode parecer que os problemas de visão apenas complicam nossa leitura de longe ou de perto. Entretanto, esse tipo de problema afeta muitas outras coisas e por isso pode causar dor de cabeça e também tremor no olho.

5 – Olho seco

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

Quando o olho fica seco, uma das formas de reação do corpo é fazer com que ele pisque, para que o olho possa se hidratar. Após os 50 anos é bem comum que o olho fique mais ressecado e que os espasmos se tornem recorrentes. Para evitar isso, um colírio pode ajudar.

6 – Excesso de cafeína ou de álcool

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

Ambas as substâncias aumentam o estado de alerta do corpo e também leva a desidratação, por isso pode ocorrer de o olho tremer. Por isso, o recomendado é não abusar dessas substâncias.

Olho tremendo é um problema sério?

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

Como na maioria das vezes o olho tremendo não é causado por uma situação grave, quase nunca suas causas são investigadas. Na verdade, as vezes o motivo em si, nem são identificáveis.

Se o tremor se tornar crônico e você começar a piscar os olhos incontrolavelmente, pode ser que esteja com blefarospasmo.

A causa dessa condição é desconhecida, mas existem algumas coisas que podem piorar a situação. Ambientes com muito vento, luz forte, sol e poluição podem piorar o quadro. Além disso o estresse e abuso do álcool também podem piorar a situação.

Quando devo me preocupar com o olho tremendo?

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

Como dissemos, raramente o tremor dos olhos indica algo mais grave, mas é preciso estar atento. Geralmente, quando vem acompanhado de outros sintomas, o tremor nos olhos pode indicar problemas nos nervos ou até mesmo no cérebro.

Alguns dos outros sintomas com os quais você deve se preocupar são:

  • Olhos vermelhos e inchados
  • Pálpebra superior caída
  • Olho fechando completamente por causa das contrações involuntárias
  • Tremor nos olhos por não de uma semana.

Se você notar esses sintomas, deve procurar um médico oftalmologista imediatamente. Pode ser que você esteja desenvolvendo algum tipo de paralisia facial, torcicolo cervical, esclerose múltipla ou até mesmo o mal de Parkinson.

O tremor acompanhado desses outros sintomas pode ser uma forma de o corpo alertar de algo não está funcionando bem.

Como tratar o olho tremendo?

Olho tremendo: entenda as causas e como parar com o espasmo

As maiores causas do tremor são o estresse, a fadiga e o excesso de cafeína. Para melhorar os tremor nos olhos algumas medidas simples precisam ser tomadas, como por exemplo, reduzir o consumo de cafeína, dormir melhor e manter os olhos bem lubrificados com o uso de um colírio (que deve ser indicado por um médico). Para além disso, compressas mornas sob os olhos também podem ajudar.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 alimentos que mudam a cor dos olhos naturalmente.

Fonte: Opas, Tua Saúde.

Imagens:  Opas, Veja, SportLife, Saúde é Vital, Segredos do Mundo, Boa Vida, Fábrica de Óculos Cacém, MoveNotícias, Médico Responde.

Outras postagens

2 comentários em “Olho tremendo? Entenda as causas e como parar com o espasmo