Origem do café: conheça a história e a popularização da bebida

O café se originou na África, mas a bebida logo se tornou a mais consumida do mundo. Veja como o café surgiu e chegou ao Brasil e ao mundo.

Origem do café: conheça a história e a popularização da bebida

Você sabe qual a bebida mais consumida do mundo depois da água? Quem pensou na cerveja, errou. A bebida mais consumida é o café, que durante séculos foi o produto mais exportado pelo Brasil. Mas o café tem história (muita), e a origem da bebida mais consumida do mundo nós vamos contar nesse artigo.

Antes de ser comercializado em larga escala no Brasil e no mundo, o café se originou na África, na Etiópia, mais especificamente.

Uma vez reconhecidas suas qualidades, o café logo se expandiu pelo Oriente Médio, levado pelos árabes, sendo considerado um produto estimulante e saboroso. Numa cultura em que o álcool é proibido, como a muçulmana, a bebida logo se tornou de alto valor social, importante para a manutenção do status, assim como para uso medicinal.

No século XVI, o café atingiu o Egito e logo após, o Império Otomano. A bebida ainda demorou um pouco para chegar à Europa no século seguinte. Mas em pouco tempo, passou a ser produzida nas colônias europeias nas Américas Central e do Sul, e dali, exportada para todo o mundo.

Dessa forma, uma muda trazida ao Brasil colônia, de onde hoje é a Guiana Francesa, deu início à cultura do café no país. Foi uma longo caminho o do café, das terras etíopes até ser a bebida mais popular do mundo, posição que mantém até hoje.

Qual é a origem do café?

Origem do café: conheça a história e a popularização da bebida

O café é originário da Etiópia, na região de Kaffa, onde era consumido em forma de infusão pelos povos locais desde o século IX. A partir daí, a bebida se disseminou para o Oriente Médio, onde se popularizou entre os muçulmanos, e depois para a Europa, no século XVII, através do comércio realizado pelos holandeses e portugueses.

A produção do café se espalhou por várias partes do mundo, sendo atualmente um dos produtos mais comercializados e consumidos em todo o planeta.

Além disso, existem pesquisas que datam a origem do café por volta de 575 d.C, mais ou menos no mesmo período do surgimento dessas lendas etíopes. No geral, os relatos históricos relatam que as pessoas comiam o fruto de diferentes formas, tanto a polpa quanto o suco.

Apesar da origem do café ser na África, foi em uma região da Arábia que começou o cultivo ostensivo do fruto. Nesse sentido, o próprio surgimento da palavra café está relacionado à cultura árabe, pois a planta era conhecida como Kaweh. Além disso, a bebida era chamada de Kahwah ou Cahue, significando força.

Como a bebida chegou à Europa?

O café chegou à Europa no século XVII, através do comércio realizado pelos holandeses e portugueses.

Os holandeses foram os primeiros a importar a bebida, por volta de 1616, e estabeleceram plantações em suas colônias no sudeste asiático. Eventualmente, a planta chegou até as Antilhas holandesas e a Guiana Holandesa, hoje Suriname.

Já os portugueses levaram o café para a Europa em 1727, quando o governador do estado brasileiro do Pará, Francisco de Melo Palheta, conseguiu contrabandear algumas mudas de café da Guiana Francesa e plantá-las no Brasil. A partir daí, a produção de café no Brasil se expandiu rapidamente e se tornou a principal fonte de fornecimento da bebida para a Europa, principalmente os ingleses, aliados de Portugal.

E como foi a chegada do café ao Brasil?

A chegada do café ao Brasil aconteceu no século XVIII, através de uma série de tentativas de plantio em diversas regiões do país. Acredita-se que as primeiras mudas de café tenham sido trazidas por Francisco de Melo Palheta, governador do estado brasileiro do Pará, que conseguiu contrabandear algumas sementes da Guiana Francesa em 1727.

No entanto, a produção comercial de café no Brasil só começou a se desenvolver de forma significativa a partir do início do século XIX, com a chegada de imigrantes europeus, especialmente italianos, que trouxeram consigo técnicas mais avançadas de cultivo e processamento do café. Além disso, a introdução de máquinas de beneficiamento de café e a expansão das ferrovias foram fundamentais para impulsionar a produção e a distribuição do café brasileiro.

Com o tempo, o café se tornou a principal cultura econômica do país, tendo grande importância na formação da identidade e da economia brasileira. Atualmente, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, responsável por cerca de um terço da produção global da bebida.

Como foi a origem do costume de beber café?

Segundo a tradição, um pastor etíope chamado Kaldi começou a perceber mudanças de comportamento em suas cabras quando elas consumiam arbustos e folhagens contendo o fruto do café. À medida que os animais mastigavam o fruto, Kaldi percebia as cabras ficando mais animadas e enérgicas. Sendo assim, o pastor decidiu levar os frutos para um monge analisar, pois estava curioso sobre os efeitos e a natureza do fruto.

Entretanto, o monge recuou-se a experimentar uma substância desconhecida e com propriedades potencialmente perigosas. Por isso, jogou as plantas na fogueira, mas o aroma dos grãos torrados atraiu grande atenção de outros sacerdotes.

A lenda ainda afirma que, dessa forma, o produto recebeu uma segunda chance, uma vez que as pessoas começaram a consumi-lo por seu potencial energético e aroma

Verdade ou não, o consumo da infusão da bebida levou o café a ser usado de forma cerimonial e religiosa, mas também como um potencial remédio. Eventualmente, o café se popularizou entre os etíopes e alcançou o mundo.

E aí, gostou de aprender sobre a origem do café? Então saiba que tipo de café combina com sua personalidade.

Fontes: Grão Gourmet, Mokaclube, ABIC, uCoffee, Toda matéria

Outras postagens