Curiosidades

Ovomaltine, do que é feito? Qual a história por trás do Ovomaltine?

Você gosta de Ovomaltine? Então está na hora de conhecer tanto a história dessa marca, quanto os ingredientes que a compõe.

Por Toni Nascimento

-

Talvez você possa até não gostar tanto de Ovomaltine, mas provavelmente conhece. É muito improvável que você não conheça a marca que é uma das mais populares no Brasil e também no mundo. Além disso, eu realmente duvido muito que você não goste do produto, uma vez que sua crocância  conquista quase todo mundo.

Semelhante a um achocolatado, ele está presente em muitas receitas que nós realmente amamos. Além de poder ser utilizado no leite, ele também faz parte dos componentes de barras de chocolate (Hershey’s), sobremesas e até mesmo em sorvetes de marcas de fast-food. Sabe aquele milk-shake que você gosta? Provavelmente é de Ovomaltine.

Do que é feito Ovomaltine?

Ovomaltine, do que é feito essa delícia e qual é a sua história

Provavelmente, muitas pessoas acreditam que o produto é um achocolatado básico. Ou seja, feito apenas de cacau e açúcar (muita açúcar). Mas não é bem assim no fim das contas.

A receita é muito mais variada do que você imagina. Ela possui: malte de cevada, ovos, leite e alguns sais mineiras. Além disso, ela possui extrato de cereais e cálcio, ferro, zinco, vitamina A, D, B1, B2, B6, ácido fólico e niacina.

Origem do Ovomaltine

Ovomaltine, do que é feito essa delícia e qual é a sua história
Fabrica de Ovomaltine do século 20

Em 1904, o químico George Wander procurava uma fórmula para tirar crianças da desnutrição. Sua ideia, portanto, foi combinar cereais com cacau, resultando no produto que conhecemos. Inicialmente o produto era vendido como remédio, em farmácias.

Contudo, com o tempo, as pessoas começaram a comprar o produto não só para as crianças. Ou seja, não demorou até que ele se tornasse um fenômeno alimentício pelo mundo.

Especificamente no Brasil, o produto passou por um problema. Na fábrica, ele começou a sair crocânte. Isso por que os flocos não se dissolviam por completo. Acontece que o erro foi muito bem recebido, e hoje essa característica é uma marca registrada do produto.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 10 sabores de panetone que você não pode morrer sem experimentar

Fonte: O

Imagem: Culte, Wander

Próxima página »

Escolhidas para você