Curiosidades

Palitos Gina: veja a história da marca e da moça que aparece nas caixas

O rosto estampado nas caixinhas de palitos Gina ficou famoso. Mas, você sabe quem é a moça Gina, dona do rosto que virou ícone nacional?

Há 45 anos, o rosto de uma jovem modelo estampa as caixinhas de palitos Gina. Seu rosto se tornou um ícone da publicidade brasileira, e hoje, é um dos rostos mais famosos do Brasil. Que ficou conhecida como a moça Gina.

Mas afinal, de quem é o rosto que serviu como modelo para as caixinhas de palitos Gina? O nome dela é Zofia Burk, ex-modelo publicitária, polonesa e mora no Brasil desde 1951, quando tinha cinco anos de idade.

Na época em que a foto foi tirada Zofia tinha 26 anos, era muito requisitada para campanhas de produto de beleza. Porém, aos 32 anos abandonou a carreira de modelo.

Atualmente, a moça Gina, aos 71 anos é aposentada e mora em Sumaré, São Paulo, com seu cachorro chow-chow chamado Tobias.

Continua após a publicidade

Fabricante dos palitos Gina – como surgiu a marca?

Palitos Gina: veja a história da marca e da moça que aparece nas caixas
Imagem: No Amazonas é Assim

Tudo começou quando Giacomo e Antonieta Quilicci Rela deixaram a Itália e vieram tentar a sorte no Brasil. Giacomo era marceneiro. Outro casal de italianos, Vicente e Giacomina Carreri Del Nero, fizeram o mesmo percurso. Vicente trabalhava como alfaiate. Eles se instalaram em Itatiba, no interior de São Paulo. Em 1919, os filhos dos dois – Alfredo Rela e Rosa Del Nero – se casaram e nos anos seguintes tiveram cinco filhos.

Três dos cinco filhos de Alfredo e Rosa montaram uma oficina mecânica para conserto de máquinas em 24 de julho de 1947. O empreendimento chamava-se A. Rela & Cia. Posteriormente, nos anos de 1950, eles montaram uma torrefação e passaram a vender máquinas e motores.

Todavia, a fabricação de palitos de madeira começou no final da década de 1950, onde eles começaram a produzir primeiramente palitos para sorvete. Depois vieram os palitos de dente, roliços, de duas pontas, com 2,5 milímetros de diâmetro. A marca ganhou o nome “Gina”, que era o apelido de Rosa, dado pelo filho Giácomo.

Em 1963, a A. Rela já tinha em seu catálogo sete produtos distintos. Então, a partir de 1973, o palito de dentes teve um grande salto nas vendas com o desenvolvimento da embalagem-paliteiro, que substituiu os maços de celofane transparente.

Continua após a publicidade

Além disso, em 1976 surgiu a figura de uma mulher sorridente na estampa do produto e que aparece na embalagem até os dias atuais. Sua história completa, você confere abaixo.

Quem é a moça dos palitos Gina

Palitos Gina: veja a história da marca e da moça que aparece nas caixas
Imagem: Veja

A moça da caixinha de palitos Gina, Zofia Burk, nasceu em Lwow, na Polônia e chegou ao Brasil no ano de 1951, quando tinha apenas 5 anos de idade.

Sua carreira de modelo começou aos 16 anos, e quando tinha 17 estreou como atriz em uma novela juvenil da TV Excelsior, chamada Um ano no pensionato (1964).

Já na década de 70, a moça Gina, começou a fazer grande sucesso como modelo publicitária, bastante disputada no mercado brasileiro, sendo uma das mais requisitadas.

Continua após a publicidade

Assim como sua carreira de modelo, a de atriz também começou a se alavancar. Portanto, em 1970, estreou no cinema, onde fazia uma das modelos do filme de Beto Rockffeler.

No entanto, o filme era inspirado em uma novela homônima famosa da época que foi exibida pela TV Tupi, no ano de1968. Ainda fez trabalhos para revistas e desfilou para o estilista Clodovil, falecido em 2009.

Palitos Gina: veja a história da marca e da moça que aparece nas caixas
Imagem: Memórias cinematográficas

Entretanto, em 1975 Zofia foi contratada para uma sessão de fotos.  Na época ela não sabia onde as fotos seriam usadas, pensou que seria para algum cartaz para supermercado.

Zofia não fazia ideia que seu rosto seria estampado na caixinha de palitos de dente Gina, da empresa Rela Gina.  Cujo nome era uma homenagem à mãe do fundador da empresa, cujo apelido era Gina.

Continua após a publicidade

Não demorou muito para que seu rosto estivesse circulando por todo o país, estampados nas caixinhas de palito de dentes, se tornando famoso em todo o Brasil.

Porém, devido ao sucesso, sua imagem ficou diretamente ligada aos palitos Gina, o que prejudicou sua carreira artística. Por isso, se tornou mais difícil conseguir novos trabalhos como modelo. Então, aos 32 anos Zofia resolveu largar a carreira de modelo.

Repercussão

Imagem: Mata curiosidade

Alguns podem até pensar que os palitos Gina enriqueceram Zofia Burk, porém, foi justamente o oposto. Pois, na época da sessão de fotos, Zofia recebeu apenas um cache pelas fotos tiradas dela.

Por isso, com o fim da carreira como modelo, Zofia pensou em processar a marca Gina e pedir participação nos lucros da publicidade. Mas logo desistiu, pois como havia assinado um termo autorizando o uso de sua imagem, não havia nada que ela pudesse fazer a respeito.

Continua após a publicidade

Então, Zofia trabalhou por 17 anos como consultora de marketing em uma empresa de cartões de crédito, formou-se em psicologia, porém, nunca exerceu a profissão. E é fluente em sete idiomas.

Palitos Gina: veja a história da marca e da moça que aparece nas caixas
Imagem: Memórias cinematográficas

Atualmente está aposentada, mas tem uma empresa de turismo que abriu juntamente com seu filho, chamada SPTours.

Vive no bairro de Sumaré, em São Paulo e é voluntária em ações sociais com moradores de rua da sua região. E em seu tempo livre, gosta de assistir a jogos do Corinthians com sua paixão, um cachorro chow-chow chamado Tobias. No entanto, quando perguntada em uma entrevista se ela usava os palitos Gina, Zofia Burk disse que não, pois prefere usar fio dental.

Então, se você gostou dessa matéria, veja também, está incrível história: Pirulito- História, lenda russa e o doce no palito atualmente. 

Continua após a publicidade

Fontes: UOL, Istoé, Mídia Max, Memórias cinematográficas

Imagens: Mundo interessante, Veja, Mata curiosidade, No Amazonas é Assim

Próxima página »

Escolhidas para você