Ciência & Tecnologia

Pandemia – O que é e diferenças com surto, epidemia e endemia

Conheça as diferenças entre surto, edemia e pandemia, e porque o coronavírus foi considerado como uma pandemia pela OMS.

O coronavírus vem causando muitas vítimas pelo mundo, assim se espalhando por vários continentes e gerando uma grande preocupação global. Além disso, ele foi considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pandemia.

Desta forma, de acordo com o dicionário Merriam-Webster, pandemia é um surto de uma doença que ocorre em uma escala global. Assim como atinge um alto número de pessoas. Por exemplo temos a gripe espanhola, gripe asiática, gripe suína e o HIV, que foram consideradas como doenças pandêmicas.

Contudo, para podermos entender exatamente o significado do que vem a ser uma pandemia é necessário conhecer outros conceitos. Desta forma, uma doença pode se classificar como sendo um surto, epidemia, pandemia assim como uma endemia.

Pandemia - o coronavírus pode ser considerada uma doença pandêmica?
Visiva Global

Diferenças entre surto, epidemia, pandemia e endemia

Surto

Pandemia - o coronavírus pode ser considerada uma doença pandêmica?
Máxima FM

O surto acorre quando o número de casos de uma certa doença aumenta repentinamente, assim como sendo em apenas uma região específica. Além de que os casos devem ser maiores do que o esperado pelas autoridades. A exemplo temos o surto por DTA (Doenças Transmitidas por Água e/ou Alimentos).

Continua após a publicidade

Epidemia

Pandemia - o coronavírus pode ser considerada uma doença pandêmica?
Veja

A epidemia acontece quando um surto começa a se “espalhar”, assim acontecendo em diversas regiões. Assim como podem ser a nível municipal, onde diversos bairros apresentam a doença. A nível estadual, ocorrendo assim a disseminação da doença em diversas cidades, bem como a nível nacional. A exemplo temos a dengue.

Pandemia

Pandemia - o coronavírus pode ser considerada uma doença pandêmica?
Grupo Escolar

A pandemia é o estágio acima da epidemia. Assim ela ocorre quando uma doença atinge um alto nível de gravidade, se espalhando por diversas regiões do planeta. A exemplo temos a influenza A h1n1, ou popularmente conhecida como gripe suína, que matou muitas pessoas em 2009.

Endemia

Pandemia - o coronavírus pode ser considerada uma doença pandêmica?
Uol – Revista Piauí

Diferente dos casos acima, a endemia não está ligada a quantidade, mas sim com a sua frequência. Desta forma uma doença é considerada endêmica quando ela ocorrer com maior frequência em uma determinada região. Assim sendo considerada uma “enfermidade típica” do local. A exemplo temos a febre amarela, considerada uma doença sazonal da região Norte do Brasil.

O coronavírus já se tornou uma pandemia?

Pandemia - o coronavírus pode ser considerada uma doença pandêmica?
GGN

Desde o primeiro caso registrado na China, em dezembro de 2019, o coronavírus vem ganhando grandes proporções. Desta forma ele vem fazendo várias vítimas pelo mundo, e assim possui um grande potencial pandêmico. Contudo a Organização Mundial da Saúde, a OMS ainda não a considera como uma pandemia.

Continua após a publicidade

Além de que tal disseminação não está totalmente descontrolada, assim sendo contida por várias medidas, diz OMS. Mas os fatos não mentem. O novo coronavírus já causou cerca de 2,9 mil mortes na China, país de origem do vírus, assim como 120 em outros países.

Países mais afetados

A Coreia do Sul, segue sendo o segundo país mais afetado pela doença, com cerca de 5 mil casos confirmados e 31 mortes. E assim o coronavírus segue se espalhando, apresentando casos suspeitos em todos os continentes do mundo, com exceção da antártica.

Pandemia - o coronavírus pode ser considerada uma doença pandêmica?
Metro1

Desta forma o Irã já registrou mais de 2 mil casos, assim como 77 mortes, o que inclui o embaixador do Vaticano. Os Estados Unidos também já catalogou 2.036 casos, sendo que 52 delas resultaram em morte. Além de que somente na segunda feira mais seis novos países confirmaram surtos da doença.

E até mesmo o Brasil já confirmou 2 casos do coronavírus, além de mais 433 suspeitas. Sendo que os dois infectados estavam em viagem pela Itália, país que possui mais de 2 mil casos e 52 mortes, até último balanço feito na segunda-feira, dia 02 de fevereiro.

Continua após a publicidade

Contudo, diante de tudo isso, a OMS ainda não considera o coronavírus como uma pandemia, mesmo que a doença já possua características de uma. E desta forma o Brasil critica a OMS, e cobra que ela considere a doença como uma pandemia, pois já está presente em todo o planeta.

E você, o que acha de tudo isso? O coronavírus já pode ser considerado uma pandemia ou não?

E se gostou do nosso post confira também: Coronavírus – O que é, origem, causas, sintomas e se tem cura

Fontes: BBC, G1Hospital São Lucas

Continua após a publicidade

Imagem destacada: Netflix

Próxima página »

Escolhidas para você