Mundo Animal

Papa-léguas existe de verdade? Qual bicho ele é na vida real?

O papa-léguas da vida real mede cerca de 50 centímetros e tem pernas longas, que o ajudam a correr até 30 km/h, bem veloz para uma ave.

Por Gabriella Oliveira

-

Quem não se lembra do famoso desenho animado que retrata, incansavelmente, a perseguição de um coiote atrás de um papa-léguas? Com o nome de Papa Léguas, a animação de Chuck Jones foi um grande sucesso durante o século passado.

Em suma, a história do desenho fala de um coiote chamado Willie E. Coyote que é fã número 1 dos produtos ACME. A ACME é uma fábrica que vende de patins a foguetes. Mas porquê um coiote é fascinado por esses produtos? Porque o objetivo da vida dele é conseguir pegar o papa-léguas.

O papa-léguas é o bicho mais rápido do deserto americano. Por isso, o coiote tem tanta dificuldade em capturá-lo e acaba recorrendo a objetos que o ajudem a ser tão veloz quanto a ave.

Papa-léguas - o bichinho simpático do desenho animado
Fonte: Top 4 Themes

A trama se desenvolveu ao longo de 47 episódios durante os anos de 1949 até 2003. Sobretudo, esta foi uma das poucas histórias em que o telespectador torce para o vilão, no final das contas. A persistência e a ingenuidade do coiote faz você torcer por ele e ter a esperança que um dia ele vai conseguir.

O desenho não contem diálogos, apenas barulhos relacionado aos movimentos que os personagens fazem.

Mas e como é o papa-léguas da vida real?

O papa-léguas da vida real também é bem parecido com o do desenho. Ele mede cerca de 50 centímetros e tem pernas longas que o ajudam a correr até 30 km/h. Apesar de ser uma ave seu desempenho voando não é muito bom, por isso ele possui pernas ágeis para fugir de seus predadores.

Vivendo no deserto californiano o, Geococcyx californianus como é conhecido pelos cientistas, se alimenta de insetos e serpentes. Aliás, um de seus principais predadores é o coiote, um lobo encontrado tanto no Alasca quanto na América Central.

Nos Estados Unidos, ele é conhecido como “roadrunner” , algo como “corredor das estradas”.

Papa-léguas - o bichinho simpático do desenho animado
O papa-léguas da vida real – Fonte Wikipedia

Se você gostou de relembrar a história do Papa-Léguas também vai gostar de ler Desenhos legais que marcaram sua infância – Top 20.

Fonte: SuperInteressante Veja

Imagem de destaque: Traumatic parenting workshop

Próxima página »

Escolhidas para você