Mundo Animal

Peixe marlim, o que é? Principais características da espécie popular

O peixe marlim é conhecido por vários nomes e encontrado principalmente nas variações azul e branco, no Atlântico. O animal é muito popular.

Por P.H Mota

O nome marlim é dado aos peixes teleósteos perciformes, da família Istiophoridae, mais conhecidos por suas mandíbulas superiores em forma de bico, nas variações marlim azul e marlim branco.

O “bico” do peixe marlim, semelhante a um espeto, é sua principal característica física. Entretanto, há outros sinais marcantes, como a presença de uma barbatana dorsal que compreende praticamente todo o seu corpo. Esse peixe pode medir até 4 metros e nadar a 120 km/h.

Esses peixes são encontrados nas costas dos Estados Unidos até o Brasil, em regiões do Espírito Santo e do Rio Janeiro. Além de peixe marlim, também recebem os nomes de espadim, agulhão e agulhão-de-vela.

Marlim azul

Peixe marlim - o que é e principais características as espécies populares
Top Biologia

Esse é um dos peixes mais populares entre pescadores esportivos que atuam no oceano. Isso porque o marlim azul traz uma série de desafios de habilidade para a pesca: são velozes e muito briguentos.

Continua após a publicidade

Um marlim azul costuma nadar sozinha, em regiões de águas subtropicais com profundidade de mais de 200 metros. Eles podem ser encontrados do norte ao sul do Brasil, desde a costa do Amapá até o Rio Grande do Sul.

O peixe tem um corpo alto, robusto e roliço com a habilidade de mudar de cor. Quanto está mais excitado, o peixe ativa melanóforos que são expostos e refletem a luz do ambiente, dando o tom de azul para sua pele.

Alimentação

Peixe marlim - o que é e principais características as espécies populares
Ondas de Leitura

O marlim azul pode se alimentar de formas variadas, uma vez que depende do alimento disponível no ambiente. Na maioria das vezes, no entanto, preferem consumir atum, sororocas, cavalinhas, dourados, lulas e polvos.

Geralmente, o marlim aproveita o momento de subida das marés para comer. Sendo assim, é comum que alimentem-se na manhã ou na tarde.

Continua após a publicidade

Além disso, o marlim pode consumir o próprio vômito em situações de estresse. Quando é fisgado por um pescador, por exemplo, regurgita o que está no estômago como forma de defesa, para engolir o conteúdo novamente.

Marlim branco

Peixe marlim - o que é e principais características as espécies populares
BioDiversity4All

O corpo do marlim branco tem o formato fusiforme, ou seja, ele vai afilando gradualmente até a cauda. Ao longo do corpo de cerca de 2,8 m e 30 kg, o peixe também possui uma série de poros que funcionam como escamas.

Assim como a variação azul, o marlim branco vive em águas profundas a centenas de quilômetros da costa, também podendo ser encontrado no Brasil. Possuem hábitos solitários, com exceção da época de reprodução, quando vivem em pares.

Para se alimentar, preferem deixar a profundidade e visitam a superfície, onde procuram peixes menores e lulas.

Continua após a publicidade

Diferenças entre os tipos de marlim

Peixe marlim - o que é e principais características as espécies populares
BioDiversity4All

Enfim, uma das principais diferenças do marlim branco para o azul está no seu pendúculo caudal. Ele é mais estreito, com duas quilhas de cada lado, próximas à base da nadadeira da cauda. Em contraste, a nadadeira dorsal é longa, com os primeiros raios mais altos que os restantes.

Além disso, as nadadeiras do abdômen também são diferenciadas. Isso porque possuem um formato mais alongado e delgado, o que permite o encaixe numa depressão presente nesta área do corpo.

Fontes: Onda Gringa, Info Escola, Info Escola

Imagens: Ocean Inspiration, BioDiversity4All, Ondas de Leitura, Top Biologia

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você