Curiosidades

Perfil diplomata: tipos de personalidade do teste MBTI

Com o teste MBTI, é possível encontrar 16 tipos de personalidade. Sendo que um deles é o perfil diplomata. Que são pessoas extremamente idealistas.

De acordo com o teste de personalidade MBTI, a personalidade humana pode ser dividida entre quatro tipos de perfis. São elas: perfil analista, perfil explorador, perfil sentinela e perfil diplomata. Sendo que, cada uma dessas categorias, se subdivide em outras quatro subcategorias. Ou seja, ao todo, são 16 tipos de personalidade.

Mas, afinal, o que é MBTI? Em suma, se trata de um teste de personalidade. Que foi criado por duas professoras americanas. Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs. Isso, durante a Segunda Guerra Mundial. Enfim, o teste de personalidade MBTI foi desenvolvido com o objetivo de ser um instrumento psicológico. Cujo princípio, foi baseado em uma teoria de Carl Jung. Descrita no livro “Tipos Psicológicos” (1921).

Além disso, o objetivo do teste era auxiliar as mulheres que trabalhavam nas indústrias militares. Pois, com o resultado do teste, elas eram encaminhadas para funções que poderiam ser mais eficientes. Dessa forma, surgiu o teste de personalidade MBTI. Que do inglês significa, Myers-Briggs Type Indicator. Ou Indicador do Tipo Myers Briggs.

No entanto, apesar de se tratar de 16 tipos de personalidades. Nessa matéria, iremos saber mais sobre o perfil diplomata. Sobre suas principais características e qualidades. Além dos pontos negativos.

Continua após a publicidade

Perfil diplomata: como funciona o teste MBTI

Perfil diplomata: tipos de personalidade do teste MBTI
JobConvo

Antes de entendermos do que se trata o perfil diplomata. Vamos entender como funciona o teste MBTI. Basicamente, o teste de personalidade é feito por meio da análise de respostas de um questionário. Onde cada pergunta do questionário deve ser respondida da seguinte forma:

  • Concordo totalmente
  • Concordo em parte
  • Indiferente
  • Discordo em parte
  • Discordo totalmente

Dessa forma, o resultado do teste consiste na combinação de 4 letras. Dentre as 8 possíveis. Que definem uma classificação lógica para cada tipo de personalidade. Em suma, o teste possui 4 dimensões dicotômicas, com 2 possíveis classificações de cada uma. São elas:

1- Fonte de energia:

  • Extrovertidos (E): pessoas com maior facilidade de interação com outras pessoas. Normalmente, agem antes de pensar.
  • Introvertidos (I): são pessoas que preferem atividades solitárias. Normalmente, refletem muito antes de agir.

2- Forma como percebe o mundo

Continua após a publicidade
  • Sensoriais (S): possui a consciência voltada para o concreto, ao real.
  • Intuitivo (N): possui a consciência voltada ao abstrato, ao lado simbólico, ao intangível.

3- Método de avaliação, julgamento, organização e decisão

  • Racionalistas (T): são pessoas que atuam de maneira lógica, organizada e objetiva. Enfim, sempre buscam por argumentos racionais.
  • Sentimentais (F): pessoas que se baseiam  em critérios subjetivos, como valores e preferências.

4- Estilo de vida

  • Julgadores (J): decisivos, seguem regras e vivem de forma planejada, estruturada, facilidade de tomada de decisão.
  • Perceptivos (P): valorizam a liberdade e a flexibilidade. Também são adaptáveis e sentem tranquilidade quando apresentam opções em aberto.

Por fim, de acordo com as respostas do teste, cada pessoa receberá a letra referente a uma característica. Ao final, receberá um conjunto de 4 letras. Que indicará qual, entre os 16 tipos de personalidades é a sua.

Perfil diplomata: o que é

Introvertidamente

Um dos tipos de personalidade do teste MBTI, é o perfil diplomata. Em suma, pessoas que pertencem ao perfil diplomata também são conhecidas como idealistas.

Continua após a publicidade

Ademais, dentro do perfil diplomata, encontramos os perfis: Advogado (INFJ), Mediador (INFP), Protagonista (ENFJ) e Ativista (ENFP).

Além disso, o que as pessoas do perfil diplomata têm em comum é serem empáticas e cooperativas. Todavia, possuem dificuldades em se manter práticos. Pois, para esse perfil, as pessoas e os ideais são mais importantes.

Também apreciam a reflexão. E, se opõem a tudo que consideram como errado ou mal. Dessa forma, os diplomatas costumam se interessar por assuntos sociais e humanitários.

Por fim, para esse tipo de personalidade, o mais interessante é seguir carreira na área da política, relações sociais, direito, escritor ou algo relacionado ao ativismo social.

Continua após a publicidade

Perfil diplomata: tipos de personalidades

Advogado (INFJ)

Dentro do grupo do perfil diplomata, temos o Advogado. Que é representado pelas letras INFJ. Ou seja, introvertido, intuitivo, sentimental e julgador. São idealistas e místicos. Mas, tomam medidas concretas para alcançar seus objetivos.

Entretanto, a personalidade de Advogado é muito rara. Sendo representada por menos de 1% da população. Em suma, o advogado possui sentido inato de idealismo e moralidade. Além de determinação e firmeza.

Ademais, esse tipo de personalidade é capaz de tomar medidas concretas para realizar seus objetivos. Buscando causar um impacto positivo e duradouro na sociedade. Dessa forma, seu maior objetivo é ajudar os outros.

Continua após a publicidade

Por fim, uma pessoa com personalidade do advogado, possui opiniões fortes. Por isso, irá lutar pelo que acredita. Com criatividade, imaginação, convicção e sensibilidade. Mas, de forma igualitária.

No entanto, muitas vezes essa paixão e convicção podem levar o advogado ao seu ponto de ruptura. Dessa forma, resultando na exaustão, estresse e sentimento de estar lutando de forma irracional e inútil.

Mediador (INFP)

A personalidade do mediador (INFP) também faz parte do perfil diplomata. Em suma, são tímidos, altruístas e idealistas. E, buscam enxergar o melhor lado de cada situação. Ademais, são pessoas calmas e reservadas. Que tomam suas decisões com base em seus princípios. No entanto, a personalidade do mediador faz parte de apenas 4% do total de pessoas no mundo.

Continua após a publicidade

Dessa forma, uma pessoa com a personalidade do mediador é idealista. Que procura pelo que a de melhor nas piores situações ou pessoas. Está sempre procurando melhorar as coisas. Mesmo se sentindo incompreendido na maioria das vezes. Todavia, quando encontra pessoas que compartilham de sua opinião, o mediador os usa como fonte de harmonia, alegria e inspiração.

Ao invés da razão, excitação ou praticidade, o mediador é guiado pelos seus princípios. Ou seja, pela honra, beleza, moralidade e virtude. No entanto, o mediador pode acabar se perdendo em sua busca pelo bem, negligenciando sua própria vida. Geralmente, o mediador contempla o pensamento profundo, contemplando o hipotético e o filosófico.

Dessa forma, a ausência de controle pode fazer com que a pessoa desse tipo de personalidade acabe se isolando. Nesses casos, é necessário que amigos ou familiares, tragam o mediador de volta para o mundo real.

Protagonista (ENFJ)

Continua após a publicidade

Outra personalidade que faz parte do perfil diplomata é a protagonista (ENFJ). Em suma, pessoas com a personalidade diplomata são líderes carismáticos e inspiradores. Além de altruístas e bons comunicadores. No entanto, tendem a confiar muito nas pessoas. Ademais, representam apenas 2% da população.

O protagonista possui confiança natural. Que gera influência nos outros. Qualidade esta que usam para guiar outras pessoas a trabalharem juntos. E, também, para melhorar a si mesmo e a sociedade.

Ademais, o protagonista possui habilidade natural para se comunicar. Seja através de fatos e lógica. Ou através da emoção crua. Pois, esse tipo de personalidade tem a facilidade de ver as motivações das pessoas. Mesmo em eventos desconexos. E usá-las com eloquência para reunir essas ideias para alcançar seus objetivos. Que são sempre genuínos.

Entretanto, o protagonista pode acabar se envolvendo demais nos problemas dos outros. Apesar da grande capacidade de refletir e analisar seus próprios sentimentos. Quando se envolve demais com os problemas dos outros, o protagonista tende a ver os problemas dos outros em si mesmo. Resultando na tentativa de consertar algo em si mesmo. Que não precisa ser consertado.

Continua após a publicidade

Ativista (ENFP)

Perfil diplomata: tipos de personalidade do teste MBTI

Por fim, o último tipo de personalidade pertencente ao perfil diplomata, é o ativista (ENFP). Em suma, pessoas com a personalidade do ativista são: criativos, entusiasmados e sociáveis. Sendo que, são conhecidos pela independência e espírito livre. Sendo que, são representados por 7% da população.

Em suma, o ativista é a alegria da festa. E, está interessado em desfrutar das conexões sociais e emocionais que faz com as outras pessoas.

Além disso, possui natureza visionária. O que faz com que veja a vida como um enigma complexo. Onde tudo está conectado. Entretanto, ao contrário dos outros tipos de personalidade. O ativista vê esse enigma através de um prisma de emoção, compaixão e misticismo. Dessa forma, busca encontrar soluções originais. Mas, para isso precisa ter liberdade para ser inovador.

Continua após a publicidade

Ademais, um fator negativo é que o ativista tende a perder a paciência rapidamente. Ou, em algumas situações, se sente desanimado e preso a um papel entediante.

No entanto, a personalidade do ativista sabe como relaxar. Ou seja, é capaz de mudar de um apaixonado, idealista e espírito livre. Para uma súbita tristeza, surpreendendo a todos ao seu redor.

Enfim, esses quatro tipos de personalidades fazem parte do perfil diplomata. Que são pessoas empáticas e cooperativas. Também preocupadas em fazer o melhor para os outros.

De acordo com o teste de personalidade MBTI, todo mundo se encaixa em uma das 16 personalidades. Todavia, vale lembrar que é possível exibir traços de mais de uma personalidade. No entanto, uma sempre será dominante.

Continua após a publicidade

Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Teste MBTI, o que é? Como funciona e para que serve.

Fontes: 16 Personalities; Trello; Universia;

Imagens: Introvertidamente; JobConvo;

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você