Curiosidades

Perfume – Origem, história, como é feito e curiosidades

O perfume foi criado há milhares de anos atrás sendo usado em enterros e ritos religiosos. Atualmente, ele é usado por todos o tempo todo.

Atualizado em 28/09/2020

A história do perfume nas vidas dos seres humanos começou há muitos anos atrás. A princípio, ele era utilizado em rituais religiosos. Além disso, vegetais com fragâncias e essências diferentes eram acrescentados a eles.

Foram os egípcios que começaram a utilizá-lo no dia-a-dia. Segundo escrituras, eram os membros mais destacados da sociedade que faziam uso de perfume no cotidiano.

Por outro lado, essas fragâncias também eram utilizadas para embalsamar múmias. Todo o processo exigia uma quantidade grande de óleos aromáticos.

Aliás, o termo perfume veio do latim, de per fumum que significa por meio da fumaça. Ou seja, novamente aparece o a associação aos rituais que queimavam as ervas e vegetais para soltar aromas.

Origem do perfume

Perfume - Origem, história, como é feito e curiosidades
Fonte: Sagegoddness

Mesmo sendo utilizado anteriormente, foram os antigos gregos que despenderam muito tempo no estudo teórico e prático dos perfumes. Aliás, Teofastro, em 323 a.C, foi um dos primeiros a escrever sobre a perfumaria e toda a sua arte. Todo o seu interesse pelo assunto veio de seu conhecimento em botânica.

Inclusive, botânica e perfumaria são dois assuntos que andam lado a lado. Isso porque é necessário certo conhecimento no primeiro assunto para que seja possível aprender as técnicas para extrair os odores. E essas técnicas não vieram apenas dos gregos. Indianos, persas, romanos e árabes também as desenvolveram.

Mesmo com essa história, alguns acreditam que foi Cleópatra a primeira pessoa que fortaleceu a arte da perfumaria. Isso porque ao utilizar um perfum base de óleos extraídos de flores de zimbro, menta, açafrão e henna, ela conseguiu seduzir Julio César e Marco Antônio.

A história do perfume

A princípio a base dos perfumes era cera, óleos vegetais, gorduras e sabões de ervas misturados. Posteriormente, no século I o vidro foi descoberto, dando ao perfume uma fase e uma face nova. Isso porque ele passou a ganhar diferentes cores e formas e diminuiu a sua inconstância.

Perfume - Origem, história, como é feito e curiosidades
Fonte: Onstentastore

Em seguida, em torno do século X, um famoso médico árabe, Avicena, aprendeu como destilar óleos essenciais das rosas. Foi assim que surgiu a Água de Rosas. E para a rainha da Hungria foi criado a Água de Toilette. Por outro lado, na Europa o interesse na perfumaria cresceu após o convívio com outras culturais e locais.

Isso ocorreu porque deles vieram novas fragâncias trazidas de diferentes especiarias e espécimes vegetais. No XVII, com o crescimento da população europeia, o uso do perfume também aumentou. Portanto, os processos de fabricação também se tornaram mais sensíveis.

Ou seja, começaram a surgir locais especializados na fabricação de perfumes. Posteriormente, algumas dessas casas começaram a ganhar maior notoriedade do que as outras por criar fragâncias mais duradouras do que era o normal. Enfim, apenas no século XIX o perfume passou a ganhar novos usos. Como por exemplo, o uso terapêutico.

Como é feito um perfume

Para produzir ou criar um perfume, é necessário misturar água, álcool e a fragância (ou fragâncias) escolhida. Aliás, em alguns casos também pode ter um pouquinho de corante para mudar a cor do líquido. Em todo o processo de produção, obter a fragância é o mais complicado.

Fragâncias

Perfume - Origem, história, como é feito e curiosidades
Fonte: Greenme

Na composição da fragância estão os óleos essenciais. São eles que dão a cada perfume a sua característica singular. Enfim, esses óleos podem ser tanto naturais, quanto sintéticos. No primeiro caso eles são extraídos de flores, frutos, sementes, folhas e raízes. No segundo caso, são reproduzidos em um laboratório.

Cheiros ambientes e substâncias naturais também podem ser recriadas dentro do laboratório. A técnica headspace, por exemplo, usa um aparelho para captar um cheiro e transformá-lo em uma fórmula. Assim, ele passa a ser reproduzível em laboratório.

Extração de óleos essenciais

Perfume - Origem, história, como é feito e curiosidades
Fonte: Confrariadosagradofeminino

Existem quatro diferentes métodos para se obter o óleo essencial de uma planta ou flor.

  • Expressão ou prensagem – consiste em apertar a matéria prima para conseguir retirar o óleo. Esse método é bastante utilizado com cascas de frutos cítricos.
  • Destilação – consiste em utilizar o vapor da água para extrair o óleo.
  • Solventes voláteis – colocam as plantas em um processo químico para conseguir tirar o óleo.
  • Enfleurage – expõe flores sensíveis ao calor em uma gordura capaz de captar o cheiro.

Curiosidades sobre o perfume

Deus do perfume

Perfume - Origem, história, como é feito e curiosidades
Deus do perfume – Wikipedia

Para os egípcios, Nefertum era o deus do perfume. Segundo eles, esse deus usava um acessório no cabelo que continha lírios aquáticos. E esta flor é uma das mais comuns para essências atualmente. Aliás, os egípcios também acreditavam que a fragância que eles utilizavam há 4000 anos vinha do suor de Ra, o deus do sol.

A primeira criação

Perfume - Origem, história, como é feito e curiosidades
Rainha Elisabeth – Wikipedia

Como já foi dito, o perfume existe há milhares de anos, entretanto, o perfume moderno, que nós conhecemos hoje, surgiu com os húngaros. Ou seja, foram eles que produziram perfumes com óleos essenciais e uma solução com álcool.

Aliás, o primeiro de todos, foi feito para a Rainha Elizabeth da Hungria. Ele ficou conhecido como Água Húngara em toda a Europa. Em sua composição havia ingredientes naturais, como por exemplo tomilho e alecrim.

Os ingredientes mais caros

Jasmin é uma das essências mais caras – Pinterest

Surpreendentemente, os ingredientes mais caros dos perfumes são os naturais. Isso porque eles são mais raros e portanto mais difíceis de se obter. Enfim, o mais caro é o Âmbar-cinzento natural. Isso porque esse ingrediente de perfume é produzido dentro do sistema digestivo dos cachalotes. Outros caros estão:

  • Jasmim
  • Oud
  • Rosa Búlgura
  • Lírio
  • Almíscar

Influência no estado de espírito

Fonte: Vix

Você sabia que o perfume é capaz de influenciar até no estado de espírito das pessoas? Isso porque quando a gente inspira ele, o aroma entra em contato com o sishistoria-do-perfume límbico. Ou seja, o responsável por nossos sentimentos, memórias e emoções.

Enfim, quando o sishistoria-do-perfume límbico é invadido por uma mensagem aromática ele começa a nos fornecer sensações como relaxamento, euforia, estimulações neuroquímicas e até sedação. Por exemplo, a lavanda é ótima para auxiliar na hora de dormir. Enquanto isso a bergamota ajuda a melhorar sentimentos tristes.

As três fases do perfume

Quando se passa um perfume é possível sentir três notas, ou seja, três fases diferentes nele.

1 – Nota de saída ou de cabeça

Fonte: Catracalivre

É a primeira sensação que se sente ao passar o perfume. Entretanto, ela é passageira e quase sempre bem leve. Essas essências sentidas inicialmente são a base de lavanda, limão, pinho, laranja bergamota, folha de chá, eucalipto, entre outros. Aliás, quando um perfume é bastante fresco, é provavel que seu aroma dure menos tempo, por ser volátil.

2 – Nota de coração ou de corpo

Fonte: Reviewbox

Nesse caso temos a personalidade e a alma do perfume. Enfim, essa nota costuma ser forte, portanto, fixa por mais tempo que a anterior. Por isso, essências mais pesadas e menos voláteis são utilizadas. Por exemplo: o cravo, pimenta, cominho, tomilho, aldeídos e diferentes especiarias.

3 – Nota de fixação ou de fundo

Fonte: Revistamarieclaire

Por fim, temos o fixador gorduroso, é ele que adere e fixa o cheiro na pele. Contudo, os melhores fixadores são os mais caros. Alguns exemplos deles são resinas, extratos de origem animal, como Almíscar, Civette, Musk, e extratos amadeirados.

Famílias olfativas

Fonte: Mdemulher

As famílias olfativas são um conjunto de essências e fragâncias que se assemelham e trazem algumas notas semelhantes. São elas:

  • Adocicadas – Estas costumam possuir essências fortes, como por exemplo a baunilha. Elas são compostas por notas orientais.
  • Florais – Como o próprio nome já diz, essas essências são retiradas de flores.
  • Frutais – Assim como as florais, essas essências são extraídas de frutas.
  • Amadeirados – Essa fragância costuma ser mais usada em perfumes masculinos, mas também pode ser encontrado em femininos, junto com flores. Enfim, assim como o nome, as essências amadeiradas são retiradas de madeiras.
  • Cítricos – Essas são fragâncias leves e refrescantes. Ou seja, suas essências são próximas de itens ácidos. Como por exemplo, o limão.
  • Chipres – Aqui há uma junção de essências. Os perfumes dessa família reúne o cítrico e o amadeirado ou o musgo.
  • Herbais – Assim como os cítricos, os herbais também são fragâncias refrescantes. Contudo, essas essências são mais leves, como ervas, chás, menta e outros.

Classificação através da concentração

Exemplo de Eau de parfum – Sephora

Essa classificação é feita de acordo com a porcentagem de óleo aromático que está dissolvido na mistura do perfume. Quanto menor a quantidade, menor a duração da fragância no corpo.

  • Eau de cologne – Deo colônia: apenas de 3 a 5% de concentração. É o nível mais baixo, portanto, sua fixação costuma durar entre 2 e 4 horas.
  • Eau de toilette: possui de 8 a 10% de concentração de essências. Logo, fixa no corpo até 5 horas.
  • Eau de parfum – Deo perfume: sua concentração de essências costuma variar entre 12 e 18%. Por ter uma concentração maior, sua fixação dura até 8 horas.
  • Parfum – Extrato de perfume: por fim, essa é a forma mais concentrada. Ou seja, possui entre 20 e 35% de essências. Portanto, sua fixação chega a durar 12 horas.

O perfume mais caro do mundo

Fonte: Clivechristian

Imperial Majesty de Clive Christian é o perfume mais caro do mundo. Para usar essa essência você precisa desembolsar pequenos 33 mil reais.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: O que é yuzu? Origem e história dessa peculiaridade chinesa

Imagens: Youtube, Ostentastore, Sagegoddess, Greenme, Confrariadosagradofeminino, Wikipedia, Wikipedia, Pinterest, Catracalivre, Revistamarieclaire, Vix, Reviewbox, Mdemulher, Sephora e Clivechristian

Fontes: Brasilescola, Tribunapr, Oriflame, Privalia e Portalsaofrancisco