Ciência & Tecnologia

Veja como é o pôr do sol em Marte, capturado por sonda da Nasa

A sonda Perseverance, da Nasa, capturou o impressionante pôr do sol marciano e fez valiosas imagens científicas do planeta vermelho.

O primeiro pôr do sol em Marte foi capturado pela sonda Perseverance, da Nasa, direto da cratera Jezero no dia 257 da missão. Aliás, as imagens foram feitas com o auxílio do sistema fotográfico Mastcam-Z.

O pôr do sol marciano normalmente se destaca por sua cor azul distinta. A poeira fina na atmosfera permite que a luz azul penetre na atmosfera com mais eficiência do que as cores com comprimentos de onda mais longos.

Contudo, este pôr do sol parece diferente: menos poeira na atmosfera resultou em uma cor mais suave do que a média. A cor foi calibrada e balanceada em branco para remover artefatos da câmera.

Continua após a publicidade

Missão da sonda Perseverance

A sonda Perseverance da Nasa está equipada com um grande conjunto de câmeras – 23 para ser exato; que permitem coletivamente uma ampla gama de investigações científicas e atividades de engenharia.

Desde o pouso da sonda na cratera Jezero, essas câmeras serviram como nossos olhos no solo. Com efeito, em menos de um ano, ela já retornou milhares de imagens impressionantes de características locais da superfície; que forneceram nossa primeira visão in loco das rochas no fundo da cratera e dentro do delta bem preservado do ambiente.

Continua após a publicidade

Portanto, as imagens provenientes das câmeras da sonda são críticas para interpretar a história geológica da cratera, bem como identificar potenciais bioassinaturas no registro rochoso da cratera Jezero, um dos principais focos da missão.

Coleta de amostras

A Perseverance também começou a coletar rochas para uma futura missão de coletar e transportar de volta à Terra. Até agora, a Nasa orientou a sonda para armazenar três amostras de rochas em tubos de titânio.

Continua após a publicidade

Um dia, essas rochas extraterrestres podem dar aos cientistas planetários uma boa ideia de se alguma vida já habitou em poças de água marciana, brilhando sob o misterioso pôr do sol em Marte.

Por fim, a sonda carrega instrumentos e tecnologia que abrirão o caminho para missões humanas à Lua e a Marte. O sistema Terrain-Relative Navigation, que ajuda a sonda de forma autônoma a evitar perigos durante o pouso, e o conjunto de sensores MEDLI2, que reúne dados cruciais durante a jornada pela atmosfera marciana, ajudarão a futuras missões humanas pousam com mais segurança e com cargas maiores em outros mundos.

Então, gostou de saber mais sobre a missão Perseverance? Pois, leia também: NASA registra foto do sol mais próxima já feita na história

Fontes: Uol, Exame

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você