Vale Conhecer

Praias – 36 paraísos litorâneos no Brasil que você precisa conhecer

As praias brasileiras escondem belezas indescritíveis. E infelizmente, algumas delas ainda são desconhecidas por muitos de nós.

Atualizado em 27/08/2020

Protetor solar, guarda-sol, roupa de banho e uma câmera para registrar seus próximos passeios nas praias brasileiras. Esse é o kit básico para que você possa conhecer algumas das maiores belezas que o nosso país esconde. Aliás, muito se engana quem acredita que as praias são apenas aquelas que estão de frente para o mar.

Em nossa lista também aparecem algumas praias brasileiras de água doce. Isso mesmo, não é necessário a água salgada para que esses locais também sejam visto como lindas praias. Aqui você vai encontrar opções variadas para todos os estilos e gostos.

Então, aproveite a lista que reunimos aqui e já convide a família para escolherem juntos quais serão os próximos destinos das suas viagens de férias. Afinal, é bom perceber que não é necessário sair do nosso país para conseguir visitar locais paradisíacos. Dá uma olhada e veja qual praia você se identifica mais.

Conheça algumas praias brasileiras

Pernambuco

Praia dos Carneiros – Porto de Galinhas

Praia de Carneiros
Fonte: Go Hurb

A Praia dos Carneiros tem um visual paradisíaco. Isso acontece por causa de suas águas cristalinas e mornas, piscinas naturais e até coqueiros à beira-mar. Além disso, as barracas do local são bem estruturadas, para que seja possível passar o dia por lá.

Aliás, no local também está a Capela de São Benedito, ela fica em frente ao mar. Até chegar na capela é necessário apenas uma leve caminhada.

Cacimba do Padre – Fernando de Noronha

Praia Cacimba do Padre
Fonte: Genera

Primeiramente é necessário frisar que o local é um dos pouco que não são controladas. Ou seja, é possível realmente passar o dia na Praia Cacimba do Padre e aproveitar o dia todo. O local tem restaurantes, entretanto, a estrutura da praia é bem pequena. Aliás, é por ela que se tem acesso a Baía dos Porcos.

Além disso, o pôr do sol no local é de tirar o fôlego. Contudo, é importante lembrar que seu público muda de acordo com a época do ano. Isso porque no verão ela tem muitas ondas, então está lotada de surfistas. No restante do ano o mar fica mais calmo e cristalino, totalmente convidativo para banhos.

Praias Baía do Sancho e Baía dos Porcos – Fernando de Noronha

Praia Baía do Sancho
Praia Baía do Sancho – Bol

Segundo o ranking do Travelers Choice do TripAdvisor, a Baía do Sancho foi considerada, por muito tempo, a melhor praia do mundo. Entretanto, por estar localizado no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, o seu acesso é restrito e controlado. Isso acontece para que o local fique sempre conservado.

O local possui uma água tão cristalina que você consegue ver perfeitamente os animais marinhos, incluindo tubarões. A praia também possui um mirante natural, que para conseguir chegar até ele, é necessário enfrentar uma longa escadaria (é a mesma que dá acesso a praia).

Baía dos Porcos
Praia Baía dos Porcos – Atalaia Noronha

Na areia, indo pelo caminho oposto ao acesso da praia, é possível encontrar também uma pequena cachoeira no meio da mata. Por fim, a Baía dos Porcos fica ao lado da Baía do Sancho. Suas belezas são muito semelhantes. Aliás, pelo Mirante Dois Irmãos, você consegue ter uma vista panorâmica incrível, que também é um cartão postal da cidade.

Na Baía dos Porcos, que também é cercada por um paredão de pedras, é possível encontrar piscinais naturais durante a maré baixa. Além disso, suas lindas águas esverdeadas ainda receberem visitas das tartarugas.

Praias da Bahia

Prainha – Itacaré

Prainha de Itacaré
Fonte: Leve sem Destino

A Prainha de Itacaré é quase deserta, isso se dá ao fato da dificuldade de acesso ao local. Além disso, não conte com estruturas por lá. Nessa praia não existe nenhuma construção, restaurantes ou pousadas. Por outro lado, o mar é super convidativo, principalmente para os fãs de ondas.

Ponta do Mutá – Barra Grande

Ponta do Mutá
Fonte: Melhores Destinos

O local já é incrível, mas o que o diferencia de todos os outros é a vista do pôr-do-sol que é de tirar o fôlego. Porém, a praia ainda tem muito mais para oferecer. Além do mar delicioso, a Ponta do Mutá tem vários bares que atendem a todos os estilos.

Praia de Taipu de Fora – Barra Grande

Fonte: Esse Mundo É Nosso

O local é parada obrigatória para quem é apaixonado por piscinas naturais. Entretanto, é bom lembrar, as piscinas só se formar durante a maré baixa. É nesse momento então que os arrecifes e corais foram uma grande piscina dentro do mar. Nessa praia a água tem lindos tons de azul e vários peixinhos nadando entre as pessoas.

Quarta Praia – Morro de São Paulo

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: TripAdvisor

Para chegar à ilha Morro de São Paulo é necessário ir de barco. Ou seja, o local está livre de carros e você só consegue transitar por ele a pé. Enfim, a Quarta Praia é considerada a mais bonita da ilha. Isso se deve ao seu mar ter uma tonalidade azul turquesa.

Além disso, o local possui lindas piscinas naturais e os seus restaurantes tem uma estrutura incrível feita à beira-mar.

Ponta do Corumbau – Corumbau

Fonte: Jornal Cidade 1

A praia tem um difícil acesso, mas por esse motivo, ela aparenta ter parado no tempo. O local não é recheado de turistas e ainda possui vilas de pescadores. Além disso, a praia é super tranquila fazendo com que a areia adentre o mar (durante a maré baixa) por uma trilha.

Praia do Espelho – Porto Seguro

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: Flickr

Esse local é muito mais tranquilo do que suas vizinhas, Trancoso e Arraial d’Ajuda. Isso porque o acesso à Praia do Espelho é por uma estrada de terra. Além disso, os preços no local são mais altos que no da maioria. Entretanto, a Praia do Espelho vale todo o esforço.

O local é recheado de piscinas naturais e falésias (aquelas encostas íngremes ou até mesmo verticais). Aliás, quando o vento e o mar estão em bons dias, a água do mar se tornam lindos espelhos d’água. E é por isso que a praia recebeu esse nome.

Por fim, algumas pessoas não sabem, mas o local não é só uma estrutura para ir e voltar no mesmo dia. A praia também possui hotéis. Entretanto, é sempre bom lembrar que, assim como as barracas cobram mais caro, as pousadas também possuem um valor maior.

Praia do Forte – Mata de São João

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: Wikipedia

A Praia do Forte fica próxima a Salvador. A cidade é super turística, com várias lojinhas e bons restaurantes. A praia é muito conhecida por abrigar o Projeto Tamar. O local preserva a vida marinha e também te mostra diversas tartarugas, arraias, tubarões, entre outros.

A praia em si possui algumas piscinas naturais e é bem calma. Entretanto, durante o verão, o local está sempre cheio de visitantes. Mas com certeza o local vale o passeio.

Praia da Barra – Caraíva

Fonte: Caratinga Ecoturismo

A dica aqui é conhecer o Rio Caraíva caso você visite a cidade. Isso porque, o local possui uma ponta de areia que faz o encontro entre o rio e o mar. Esse encontro acontece bem na Praia da Barra. Aliás, o local é a principal praia da cidade, então, é a que mais recebe visitas.

A praia tem pescadores trabalhando. São eles que oferecem comidas, bebidas e conforto para que os visitantes possam passar o dia aproveitando o local. Por fim, ainda dá pra escolher entre ficar na água salgada ou na doce. O pôr-do-sol do local chega para fechar sua beleza com chave de ouro.

Praia de Taípe – Arraial d’Ajuda

Fonte: CVC

Taípe é cercada por um paredão de pedras de quase 50 metros de altura. Além disso, seus tons se misturam entre rosa, vermelho e ocre, que deixam a vista ainda mais bonita. Com um clima de praia deserta, o local tem uma longa faixa de areia e é cercada por coqueiros. Seu mar se mistura em tons de azul e verde.

A praia conta com poucas barracas, mas se você é do time que curte o silêncio é só andar um pouquinho que terá a sensação de estar sozinho no local. Entretanto, também dá pra aproveitar os quiosques e relaxar em alguma rede.

Praia de Moreré – Ilha de Boipeba

Fonte: Na Bahia

A chegada até a Praia de Moreré não é fácil. Ou se transpõe a pé um rio que fica no final da Praia de Cueira e depois segue uma caminhada por uma fazenda, ou pega um trator ou quadritáxi que ficam na vila de Velha Boipeba exatamente para transportar turistas.

Mas o local vale totalmente a pena. O mar é calmo, a praia é cercada de coqueiros e, quando a maré está baixa, dá para aproveitar várias piscinas naturais. Além disso, também é possível pegar um barco para visitar algumas piscinas naturais que ficam mais afastadas.

Praias do Ceará

Praia da Lagoa do Paraíso – Jericoacoara

Fonte: Gestour

Beleza já começa pela água do lugar que possui vários tons de azul. Além disso, o local possui várias redes dentro da água para o pessoal aproveitar, descansar e tirar lindas fotos. Aliás, alguns restaurantes aproveitam a ideia e colocam suas mesas e cadeiras dentro da água.

A água da lagoa é bem calma e com poucas ondas, oferecendo muita tranquilidade aos visitantes. Entretanto, o local também possui um clube de praia que é ideia para os que curtem uma badalação.

Praia de Icaraí de Amontoada – Amontoada

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: Carpe Mundi

Essa praia fica entre Jericoacoara e Fortaleza. Também conhecida como Icaraizinho, o local também possui um lindo pôr-do-sol. Por lá é fácil de se encontrar vários coqueiros com um lindo mar. Aliás, em um determinado período, principalmente entre agosto e novembro, a praia é casa de surfistas e kitesurfistas.

O local fica em uma vila de pescadores que ainda não foi transformada pelo turismo. Porém, ela oferece aos visitantes ótimas pousadas que ficam em frente ao mar.

Praia da Lagoinha – Paraipaba

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: Melhores destinos

Lagoinha está entre as praias mais bonitas do Ceará. O local está cercado por coqueiros e possui uma areia fina e colorida. Na maioria das vezes, o local é tranquilo, perfeito para quem busca um local sem muito movimento. Entretanto, a quantidade de visitas aumenta durantes os finais de semanas e feriados.

A praia tem estrutura, com barraca e restaurantes para os que gostam de aproveitar o dia no mar. Além disso, no local também tem pessoas que oferecem passeios de quadriciclo que vão de Lagoinha até a Lagoa das Almécegas. O passeio inclui visitas a dunas, falésias e lindas paisagens por todo o caminho.

Praias do Rio de Janeiro

Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande

Fonte: Angra dos Reis Turismo

A praia não tem nenhuma infraestrutura para que os visitantes possam passar o dia tranquilo. Então a dica é, para quem quiser ficar o dia inteiro lá, tem que ir preparado. Leve bebidas, comidas, cadeiras e guarda-sol. Mas, por outro lado, o mar te presenteia com uma água cristalina.

A água do mar, entretanto, é agitada e fria. Aliás suas ondas acabam atraindo surfistas. Mas a praia é rasa, o que faz com que o banho no local seja super tranquilo. Outro pequeno problema é que em Ilha Grande costuma chover muito, então pode ser que seu passeio não seja bem sucedido.

Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Fonte: Invexo

Ipanema é uma das praias mais conhecidas do Brasil. A indicação é para quem gosta de badalação, isso porque o local sempre está sendo procurado por turistas. E dá para aproveitá-la de várias formas. Seja para passar o dia, tomar um mergulho rápido, jogar um futebol de areia ou passear de bicicleta pela orla.

Por fim, nesse mesmo local também se encontra a famosa Pedra do Arpoador. Um ponto turístico que muitos visitam para poder curtir o fim de tarde.

Prainha – Rio de Janeiro

Fonte: Free walker tours

Isso mesmo, no Rio também tem uma prainha. Ela ainda é um pouco desconhecida pelos turistas que passam pela cidade. Além disso, seu acesso também é limitado. Por ser uma área de reserva ambiental, a praia tem limite de carros que podem passar por lá diariamente. Ou seja, quem quer visitá-la precisa sair de casa cedo.

Mas sua beleza vale todo o esforço, isso porque ela fica no meio da Mata Atlântica. O mar é cheio de ondas, então pode ter certeza que você vai encontrar com alguns surfistas por lá.

Praia do Aventureiro – Ilha Grande

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: Viagens e outras histórias

A Aventureiro é cercada de montanhas, possui uma linda areia branca e sua água que intercala entre o verde e o azul chega a ser transparente. Além de suas belezas, a Praia do Aventureiro é a casa do coqueiro que forma 90º. Ele é uma das imagens mais famosas da cidade.

Além do coqueiro, outro ponto de parada obrigatório na praia é o mirante. Ele fica do lado direito quando se está de frente ao mar. A vista é linda.

Praia do Sono – Paraty

Fonte: Mala de Aventuras

Apesar de ser bastante visitada, a Praia do Sono só recebe aqueles que estão bem dispostos a caminhar. Isso porque para chegar até ela, é necessário andar 4 km por dentro da Mata Atlântica. Também dá para chegar até lá de barco, mas não vai ter tanta graça, né?!

O local é paradisíaco, possui uma longa faixa de areia e a sua vegetação é bem preservada. Além disso, no final da praia é possível encontrar o Rio Sono. Por lá está a trilha que leva a outras duas praias, Antigos e Antiguinhos.

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Fonte: Viagem Memorável

O acesso à Praia do Farol é super limitado. Isso porque, para chegar até ela, é necessário usar barcos autorizados pela Marinha. Além disso, cada visita só pode durar 45 minutos. Entretanto, toda a dificuldade vale a pena, mesmo que seja por pouco tempo.

O mar calmo e transparente já faz os olhos brilharem. O local ainda tem uma linda areia branca e vegetação nativa. Nos melhores dias da praia, é possível acreditar que ela é uma praia do Caribe. Talvez ainda seja possível ver arraias, golfinhos, tartarugas e até mesmo orcas passando por lá.

Praia Brava – Búzios

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: Expedia

A Praia Brava já começa com um mirante na estrada que te oferece uma vista de tirar o fôlego. Além disso, o ambiente do local final é muito tranquilo, isso porque suas areias quase sempre estão vazias. Aliás, a praia ainda possui um bares incríveis, com colchões e guarda-sol para você aproveitar o dia.

E para os que buscam ainda mais calmaria, uma caminhadinha para o lado direito da praia vai te levar a um local sem bares e quiosques. Só o mar para aproveitar.

Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: G1

O mar do local é um azul intenso e sua areia é bem branca e fina. Mesmo sendo bem movimentadas, as Prainhas tem espaço para todos os gostos. É possível acessá-la de barco, mas também dá para chegar até lá de carro. Na segunda opção você vai chegar a uma escadaria muito famosa para conseguir ter acesso as praias.

Santa Catarina

Praia da Ilha do Campeche – Florianópolis

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: Naturezas de Floripa

Um dos fatos que torna a praia ainda mais especial são as inscrições rupestres que ela possui. Por esse motivo, o local foi considerado patrimônio arqueológico. Entretanto, chegar lá é um pouco complicado. Em primeiro lugar é preciso ir até a Praia da Armação ou para Praia do Campeche (que é outra praia) e de lá pegar uma embarcação que atravessa até a ilha.

Só o passeio de barco já vale muito a pena. Contudo, a da praia ainda tem mais para oferecer. Principalmente quando você chega e aproveita suas águas cristalinas. Além disso, a Ilha também oferece caminhadas ecológicas onde você pode ver pessoalmente as inscrições rupestres. Mas lembre-se: o número de visitantes diários é limitado.

Praia Lagoinha do Leste – Florianópolis

Fonte: Bela Turismo

Essa praia aparece na lista das mais bonitas do Brasil. Entretanto, seu acesso não é muito fácil. Para chegar até lá é necessário pegar um barco ou enfrentar uma trilha pelos costões rochosos. Porém, o destino final compensa. O local fica dentro do Parque Municipal Lagoinha do Leste e é muito bem preservado.

A praia é praticamente isolada da civilização e fica em meio à natureza. Além disso, é cercada por montanhas e dunas e também possui uma areia bem clarinha. Como o mar é bem batido, o local acaba atraindo alguns surfistas.

Alagoas

Praia do Francês – Marechal Deodoro

Fonte: Casal Nomade

A Praia do Francês aparece entre as melhores praias do Brasil. E não é por menos que ela é super procurada por quem conhece Maceió. Entretanto, ela fica em Marechal Deodoro, a 25 km da capital. Quando a maré está baixa, a praia se torna uma grande piscina. Isso acontece por causa da barreira de corais.

O local é ideal para quem está com criança, porque suas águas são super tranquilas. Além disso, a praia tem uma boa estrutura, com várias barracas para passar o dia todo sem preocupações. Porém, é bom lembrar quem em alta temporada e nos finais de semana, ela fica lotada.

Praia do Toque – São Miguel dos Milagres

Fonte: Pinterest

O mar do lugar simplesmente parece uma imensa piscina. Na Praia do Toque ainda é possível encontrar uma igrejinha na ponta direita. Mas além dela, a Praia do Patacho também merece uma visita. Principalmente por aqueles que gostam de mergulhar junto com os peixes.

Praias de São Paulo

Praia da Ilha do Prumirim – Ubatuba

Fontes: Naturam

A praia tem fácil acesso e oferece aos seus visitantes uma areia super branca e um mar transparente. Como o mar é calminho e raso, é possível observar a vida marítima que passa por lá. Enfim, o local também conta com uma estrutura boa, restaurantes e até espreguiçadeiras.

Praia de Juquehy – São Sebastião

Fonte: Viagem e Turismo

Para quem gosta de animação e balada, a Praia de Juquehy é o lugar certo. O local é cercado de boas pousadas e também possui vários restaurantes e barracas. Diferentemente da praia, o mar é calmo e ideal para banhos. Por outro lado, se você procura por ondas, é só dar uma caminhada para o lado direito.

Entretanto, a praia de Juquehy ainda tem mais para oferecer. Ao caminhar para o seu lado esquerdo, é possível ver o encontro do mar com o rio. O lugar faz como que as águas se assemelhem a uma piscina.

Praias do Cedro do Sul e Deserto – Ubatuba

Fonte: Curiosidades de Ubatuba

Essas duas praias ficam lado a lado e a única divisão entre elas são algumas rochas que aparecem na maré alta. Suas águas são e um tom azul e o mar é bastante tranquilo. Entretanto, é importante lembrar que elas são ainda mais bonitas durante a maré baixa.

As duas também fazem parte da Trilha das Sete Praias, ou seja, antes do descanso no mar, você também aproveita uma caminhada. Falando nisso, na ponta esquerda o mar pode ser visto do alto das pedras. Toda a imagem é de tirar o fôlego.

Maranhão

Lençóis Maranhenses – Barreirinhas

Fonte: Minas Ecoturismo

Os Lençóis Maranhenses foram diversas praias em suas lagoas. Elas estão sempre uma seguida da outra, o que facilita a escolha por uma visita inédita. Além disso, para quem não é fã de frio, as águas nesses locais são quase mornas.

Apesar das praias do local não serem no mar, os Lençóis Maranhenses não deixam a desejar. Além de Barreirinhas. também é possível visitar Atins e Santo Amaro. Por fim, o local ainda oferece passeios que sobrevoam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Paraíba

Praia da Barra de Camaratuba – Camaratuba

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: Pinterest

O local que fica a 100 km de João Pessoa, ainda é pouco conhecido. Entretanto, sua beleza é encantadora. A praia em questão é cercada por coqueiros e a sua água é cristalina. Por outro lado, o mar é um pouco agitado, mas é muito convidativo aos surfistas.

Rio Grande do Norte

Baía dos Golfinhos – Pipa

Fonte: Vive Pipa

A Baía dos Golfinhos é um local ideal para quem quer fugir de aglomeração. O local é cercado por falésias, então só é acessado a pé ou de barco. Por fim, fazendo jus ao nome do local, é possível ver golfinhos no local. Entretanto, é necessário ir um pouco mais para o fundo. Então cuidado.

Pará

Praia do Rio Arapiuns – Alter do Chão

Praias - Conheça algumas dessas belezas do nosso país
Fonte: Melhores Destinos

Como o próprio nome já diz, essa praia é de rio, ou seja, água doce. Mas não perde em nada para as famosas praias do nordeste brasileiro. Em Alter do Chão, são mais de 100 km de praias de água doce e areia clara para aproveitar. O Rio Arapiuns também passa pelas praias da Ponta Grande, da Ponto do Toronó e da Ponta do Icuxi.

Enfim, gostou da matéria? Qual dessas você vai visitar? Em seguida leia: Seleção Brasileira – História, uniforme, títulos mundiais e craques

Imagens: Genera, Gohurb, Atalaianoronha, Bol, Melhoresdestinos, Levesemdestino, CVC, Nabahia, Caratingaecoturismo, Wikipedia, Flickr, Essemundoenosso, Tripadvisor, Jornalcidade1, Melhoresdestinos, Gestour, Carpemundi, Angradosreisturismo, Invexo, Freewalkertours, Maladeaventuras, Viagenseoutrashistorias, Viagemmemoravel, G1, Expedia, Naturezasdefloripa, Pinterest, Casalnomade, Belaturismo, Pinterest, Vivepipa, Melhoresdestinos, Minasecoturismo, Curiosidadesdeubatuba, Naturam, Viagemeturismo, Terramundi

Fontes: Viagenscinematograficas, Melhoresdestinos