Notícias

Prouni disponibiliza vagas para consulta da edição 2022.1

O Prouni disponibilizou vagas para consulta dos participantes da edição 2022.1 que desejam entrar para uma instituição com bolsa.

Estudantes já podem conferir as vagas ofertadas para o primeiro semestre do Prouni (Programa Universidade para Todos) no site do programa. Nesse sentido, neste ano, o processo seletivo possui um recorde de oportunidades. Serão 273.001 vagas para candidatos. Dentre elas, 181.036 são para bolsas integrais, e 91.965 para parciais, ou seja, que cobrem metade da mensalidade do curso. Da mesma forma, o Prouni disponibiliza vagas para consulta de 19.584 cursos de graduação, em 1.085 instituições.

Vale lembrar que as inscrições para o Prouni 2022.1 ocorrem entre os dias 22 a 25 de fevereiro, de acordo com o edital. É possível consultar as vagas filtrando as bolsas (integrais e parciais), modalidade (presencial ou a distância), curso, turno, instituição e local. Contudo, para concorrer, o participante precisa comprovar ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Por outro lado, no caso das bolsas parciais, a renda não pode passar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Junto do critério de renda, o estudante precisa ter feito o Enem mais atual. Sua média precisa ter sido igual ou superior a 450 pontos nas objetivas e ele não pode ter zerado a redação. Caso interessado nas vagas do Prouni, ele também deve ter cursado o ensino médio completo em uma escola de rede pública, ou de rede privada na condição de bolsista integral. Contudo, em dezembro de 2021, saiu a condição de que alunos que cursaram ensino médio em rede privada sem bolsa podem participar, desde que a renda per capita não passe de 3 salários.

Prouni disponibiliza vagas para consulta de participantes

Seja como for, a questão da nova condição de dezembro de 2021 só será válida a partir da seleção do Prouni 2022.2. Também é essencial ficar de olho no cronograma. As inscrições são de 22 a 25 de fevereiro, e o resultado dos pré-selecionados de 1ª, 2ª e 3ª chamada no dia 21 de março. A comprovação das informações da inscrição de 1ª chamada ocorre de 3 a 14 de março. Já a da 2ª chamada ocorre de 21 a 29 de março.

Por fim, a lista de espera funciona de 4 a 5 de abril, e o estudante deve manifestar interesse para entrar. No dia 7 de abril sai a divulgação dos pré-selecionados para a lista de espera, e de 8 a 13 de abril funciona a comprovação das informações de inscrição de quem está na lista de espera.

Continua após a publicidade

Divulgação dos resultados do Enem antecipada

Prouni disponibiliza vagas para consulta

Assim como o Prouni disponibiliza vagas para consulta, a divulgação dos resultados do último Enem também foi antecipada. Prevista para 11 de fevereiro, o desempenho final saiu na última quarta-feira (9). Para visualizar as notas, o participante deve utilizar seu login único na plataforma gov.br. Caso ele não lembre da senha, é possível recuperá-la digitando o CPF e selecionando a opção “Esqueci Minha Senha”. Em seguida, é só selecionar uma das formas de recuperação.

Próxima página »

Escolhidas para você