Pupilas dilatadas: 7 principais causas e quando são um risco para a saúde

Os olhos podem revelar muito sobre uma pessoa, inclusive quando se trata sobre as pupilas dilatadas. O que isso pode nos mostrar?

7 possíveis causas e significados para uma pupila dilatada

Você já ouviu falar sobre midríase? Esse é o nome técnico para algo que conhecemos bem: a pupilas dilatadas. Ela é basicamente a resposta de algum efeito que o corpo está sofrendo.

Quer um exemplo? Quando existe muita luz em um ambiente, é normal que as pupilas fiquem contraídas. Em um efeito contrário, quando a luz é pouca, elas se dilatam. Esse é um dos motivos mais comuns para a dilatação, porém, não é o único.

Sabe aquela famosa frase que diz que “os olhos são a janela para a alma”? É uma verdade, pois os olhos revelam muito do que se passa com a mente de uma pessoa, seja em relação a sua saúde ou as suas emoções.

As pupilas são peças importantes do funcionamento apropriado do corpo humano, sendo responsáveis pelo controle da entrada de luminosidade e da nitidez da visão.

Diante tudo isso, quais são as principais causas para as pupilas dilatadas? O Segredos do Mundo mostra para você agora mesmo.

Confira os possíveis significados de pupilas dilatadas

1 – Concentração

7 possíveis causas e significados para uma pupila dilatada

Quando alguém precisa pensar bastante, seja para realizar algum cálculo matemático ou inventar uma história complexa, as pupilas se dilatam. É uma reação ao esforço que o cérebro faz.

Por isso, para tentar pegar alguém que está mentindo, observe as suas pupilas. Se elas dilatarem, a chance de mentira é grande.

2 – Falta de oxigênio no cérebro

7 possíveis causas e significados para uma pupila dilatada

Quando uma pessoa não recebe o nível de oxigênio suficiente no cérebro, suas pupilas aumentam na hora. A dilatação, aliás, será completa nesse caso.

Ataque cardíaco ou envenenamento por dióxido de carbono, por exemplo, podem levar a esse déficit de oxigênio. Grandes altitudes ou a prática de mergulho sem o equipamento bem preparado também podem levar a este mesmo resultado.

3 – Exame oftalmológico

7 possíveis causas e significados para uma pupila dilatada

O uso de colírios midriáticos, para exames oftalmológicos, certamente, levam à pupila dilatada. Em resumo, estes colírios são utilizados para causar uma “paralisia” temporária nos músculos ciliares, com a intenção de manter o olho dilatado. O efeito dos colírios, desse modo, costuma durar algumas horas.

4 – Foco

7 possíveis causas e significados para uma pupila dilatada

Em síntese, as pupilas ficam dilatadas quando algo realmente prende a sua atenção. Consequentemente, se você perder o interesse, elas voltam ao normal imediatamente.

Isso, inclusive, vale para qualquer coisa. Desde sentir o cheiro da sua comida favorita, a escutar alguém falar sobre algum assunto que você gosta ou admirar seu amor contar sobre seu dia, por exemplo.

5 – Excitação

7 possíveis causas e significados para uma pupila dilatada

Sentir-se sexualmente atraído e desperto, aliás, também leva à dilatação da pupila. A excitação, afinal, também causa esse efeito no corpo. Porém, o tamanho da dilatação não tem nada haver com o tamanho do interesse.

6 – Choque

7 possíveis causas e significados para uma pupila dilatada

Ao assistir uma situação chocante, em suma, as suas pupilas aumentam de tamanho imediatamente. Isso pode ser consequência de algo assustador, repulsivo ou mesmo estranho. Ou seja, se você tiver uma reação de choque, as pupilas dilatam.

7 – Dor

7 possíveis causas e significados para uma pupila dilatada

A dor, sobretudo, também é uma causa da dilatação dos seus olhos. Quanto maior a dor sentida, maior será a dilatação. A dilatação, contudo, pode durar muito ou pouco tempo, variando do tempo exposto ao sofrimento.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 alimentos que mudam a cor dos olhos naturalmente

Fonte: Hiper Cultura

Imagem: Tatiana Gebrael Wikipédia The Recovery Village Reference Rebel Circus Verywell HW

Outras postagens

Um comentário em “Pupilas dilatadas: 7 principais causas e quando são um risco para a saúde