Curiosidades

Qual é o país mais novo do mundo?

O país mais novo do mundo, apesar de ser rico em petróleo é um dos países mais pobres do mundo com o pior sistema de saúde e mais de 80% analfabetos.

Por Júlia Marreto

-

O país mais novo do mundo é a República Sudão do Sul, que fica no continente africano. Ele fazia parte do Sudão Anglo-Egípcio e, depois, se tornou parte da República do Sudão em 1956.

Depois da Primeira Guerra Civil Sudanesa, o Sudão se tornou uma região autônoma em 1972.

A Segunda Guerra Civil Sudanesa (1983-2005) resultou em uma nova autonomia da região, desta vez com o Tratado de Naivasha, assinado no dia 9 de janeiro de 2005, no Quênia. O Sudão do Sul só se tornou independente em 2011, sendo o país mais novo do mundo.

Você já sabe Qual é o país mais velho do mundo?

O país mais novo do mundo, onde fica

Qual é o país mais novo do mundo?

Ele faz fronteira com o Sudão ao norte, a Etiópia ao leste, além de Quênia, Uganda e a República Democrática do Congo ao sul e a República Centro-Africana a oeste.

Também conhecido como Novo Sudão, possui todos seus órgãos administrativos na capital, Juba. Também a maior cidade, considerando a população estimada.

Atualmente, a área total do país é de 644.329Km². E pouco mais de 11.090.104 de habitantes.

Novos Estados

Qual é o país mais novo do mundo?

Atualmente o país mais novo do mundo possui 28 estados. Em outubro de 2015, Salva Kiir, o presidente do país emitiu um decreto estabelecendo as novas divisões no lugar dos 10 estados constitucionalmente estabelecidos.

O decreto estabeleceu os novos estados pensando, principalmente, nas linhas étnicas. Apesar de uma série de partidos da oposição e da sociedade civil terem ido contra o decreto, Kiir a levou ao parlamento para aprovação, como uma emenda constitucional.

Em novembro de 2015 o parlamento sul-sudanês autorizou o presidente a criar os novos estados. Sendo eles: Aweil; Aweil Orienta; Eastern Lake; Gogrial; Gok; Lol; Tonj; Twic; Wau; Lagos Ocidentais; Amandi; Gbudwe; Imatong; Jubek; Maridi; Namorunyang; Terekeka; Rio Yei; Boma; Bieh Oriental; Nilo Oriental; Juncáli; Latjoor; Liech do Norte; Ruweng; Liech do Sul; Bieh Ocidental; e Nilo Ocidental.

A língua oficial do país é o Inglês. E tem como língua não oficial o árabe, o dinka (2 a 3 milhões de falantes), nuer, zande, bari e shilluk são as principais de mais outras 60.

10 coisas proibidas na Índia que são normais em outros países

Pobreza

Qual é o país mais novo do mundo?

É um dos países mais pobres do mundo, com altíssimas taxas de mortalidade infantil. Seu sistema de saúde é considerado um dos piores do mundo.

Sobre educação, apenas 27% da população acima de 15 anos sabe ler e escrever, o índice de analfabertismo chega a 84% entre as mulheres e a maioria das crianças não frequentam a escola.

No Sudão do Sul encontram-se 75% das reservas de petróleo do antigo Sudão localizadas sobretudo na região de Abyei, que correspondem a 98% da receita do novo país. No norte também encontram-se os oleodutos[18] responsáveis pelo transporte do petróleo até o Mar Vermelho.

Fonte: Brasil Escola

Próxima página »

Escolhidas para você