Quantos litros de sangue uma mulher menstrua durante toda a vida?

O assunto, claro, não está listados dentre os mais agradáveis do mundo, especialmente para as mulheres. Isso porque a menstruação e sua fase anterior, chamada carinhosamente de TPM (Tensão Pré-Menstrual), podem significar grandes “alterações” mensais na vida e no humor dos casais pelo mundo.

Mas, como o “problema” existe e faz parte do ciclo da vida, é bom entendê-lo bem e conhecer seus mais escondidos segredos. Um bom tema, aliás, para discutir sobre isso é saber: quantos litros de sangue uma mulher pode perder em menstruação ao longo da vida?

Para quem ficou curioso, fique sabendo que a resposta para isso é relativamente simples e se trata mais de uma conta matemática de que uma frase pronta. De acordo com ginecologistas, médicos especializados em tratamentos e doenças ligadas aos órgãos femininos, a vida produtiva das mulheres dura, em média, 37 anos.

1

Assim, a primeira menstruação, chamada menarca, acontece entre os 11 e os 16 anos. A última, a conhecida menopausa, acontece entre os 46 e os 52 anos.

Tendo esses anos como referência, inclui-se na conta que, a menstruação dura entre 2 e 7 dias e que, por vez, a mulher tende a perder de 30 ml a 80 ml de sangue. Sendo assim, é possível que uma mulher menstrue, durante a vida inteira, cerca de 22, 2 litros de sangue!

Muito, não? Deu até para ficar mole aqui!