Curiosidades

Quem é Lilith na Bíblia: a primeira esposa de Adão

De acordo com algumas histórias míticas, Eva não teria sido a primeira esposa de Adão e sim Lilith. Mas, afinal, quem é Lilith na Bíblia?

Um dos assuntos mais controversos é sobre a existência de uma mulher antes de Eva, chamada Lilith. E que teria sido a primeira esposa de Adão. Mas, afinal, essa mulher realmente existiu? E quem É Lilith na Bíblia?

Em suma, Lilith é uma personagem mitológica, que se tornou popular durante a Idade Média. De acordo com a lenda, Lilith teria se rebelado. Portanto, expulsa do Jardim do Éden, como castigo, acabou tornando-se num demônio. No entanto, essa história não tem nenhum fundamento bíblico.

Mas, o mito surgiu entre os judeus, cujas histórias têm influência da religião da Babilônia. Que tinha uma deusa cruel com um nome parecido. Além disso, a cultura judaica foi marcada pelo exílio na Babilônia, o que justifica ter sofrido com muitas influências pagãs.

Enfim, o mito judaico acabou se popularizando entre os cristãos. No entanto, nunca foi aceito como parte da fé.

Continua após a publicidade

Quem é Lilith na Bíblia?

Quem é Lilith na Bíblia: a primeira esposa de Adão
Ufo & Mistérios

Muitos se perguntam quem é Lilith na Bíblia, e existem diversos mitos e teorias que buscam encontrar uma resposta para essas perguntas. A princípio, Lilith representa uma personagem mitológica, que se tornou popular na Idade Média, sendo a primeira mulher criada, antes mesmo de Eva. Entretanto, Lilith se revoltou e acabou sendo expulsa do Éden, se tornando um demônio.

Por outro lado, o nome Lilith tem origem na palavra acadiana lilitu, com o significado de “pertencente à noite”, ou “da noite”. Além disso, conforme a cultura suméria e babilônica, esse nome está ligado a uma categoria de demônios e espíritos malignos.

Como surgiu a história de Lilith

Pinterest

Inicialmente, a história de Lilith surgiu na Babilônia. Posteriormente, foi levada para a tradição judaica. Ademais, ao analisar o folclore judaico, Lilith é vista como uma espécie de demônio feminino. Dessa forma, a primeira menção sobre quem foi Lilith surgiu entre os sumérios a 3000 a.C., no registro denominado “o poema Lilitu”.

Em suma, Lilith era considerada uma deusa bastante cultuada pelos babilônicos. Por isso, os judeus a excluíram de sua cultura, devido ao período em que estiveram exilados.

Continua após a publicidade

Para os babilônicos, a Lilith era retratada como a prostituta do templo de Isthar, sendo um demônio feminino que provocava a queda dos homens, através de sua sedução. Ademais, ela também estava associada à lua, a morte, ao adultério e a doenças sexualmente transmissíveis. Entretanto, não existem comprovações sobre a real existência de Lilith na Bíblia. Atualmente, com a criação de desenhos, filmes, e livros de ficção sobre ela. A história de Lilith vem se se popularizando cada vez mais.

História de Lilith na Bíblia

Pinterest

Primordialmente, Lilith apareceu em um registro chamado “Alfabeto de Ben-Sira”, que consistia em uma sátira judaica, com presença de cenas de incesto e flatulência. Ademais, esse texto do período alegava que Lilith teria sido a primeira mulher do mundo, antes mesmo que Eva.

Mas, afinal, quem é Lilith na Bíblia? Em resumo, Deus cria Lilith através do pó da terra, da mesma forma que fez com Adão. Posteriormente, ao estarem em seu primeiro ato sexual, Lilith se recusa a ficar por baixo de Adão, exigindo ser tratada de forma igual a ele. Consequentemente, os dois começaram a discutir. Além disso, ela diz o nome de Deus em vão. E em seguida, foge voando do jardim do Éden.

Ademais, Adão realiza uma oração a Deus, que decide encaminhar três anjos atrás dela para resgata-la. No entanto, ela se recusa a retornar para o jardim. Consequentemente acaba sendo castigada a ter cem abortos por dia. Assim sendo, Lilith se transforma em um tipo de demônio do mar Vermelho.

Continua após a publicidade

Por outro lado, Adão começa a se sentir muito sozinho no jardim do Éden. Por isso, Deus decide criar outra mulher. Cujo nome era Eva. O que agradou bastante a Adão. Mas, esse agrado provocou ciúmes em Lilith. Dessa forma, Lilith se transforma em serpente e induz Eva a comer do fruto proibido.

Mas, por ser uma ficção medieval com influências da comédia grega, não é possível declarar que a história de Lilith é real. Além disso, existem outros textos que aponta ela como sendo a esposa de Lúcifer ou Samael.

Quem é Lilith na Bíblia: Versículo

Quem é Lilith na Bíblia: a primeira esposa de Adão
Tem Mulher na Igreja

A princípio, existe apenas um único versículo que faça referência a quem é Lilith na Bíblia. Logo, ele encontra-se em Isaías 34:14. Em síntese, a palavra hebraica traduzida como “criaturas noturnas” se assemelha a Lilith. Além disso, a criatura mencionada apresenta uma imagem de um demônio, uma criatura da noite. Que assombraria toda a terra de Edom após sua destruição.

Ademais, as criaturas presentes nessa passagem são símbolos da destruição de Edom, que seria castigado pelos seus pecados. No entanto, por se tratar de um texto simbólico, não há como afirmar se a criatura realmente existiu ou se é uma metáfora.

Continua após a publicidade

Todavia, essa referência em Isaías foi escrita antes de surgirem às teorias e mitos sobre uma mulher que veio antes de Eva. Logo, não há nenhuma ligação entre as histórias, o que impõe que a história de Lilith não seja de fato verdadeira.

Por outro lado, há a confirmação sobre a criação de um homem e uma mulher, nomeados de Adão e Eva. Ademais, alega-se que eles foram criados iguais um ao outro, para se ajudarem, sem competirem entre si. Por isso, não existe relatos oficiais sobre quem é Lilith na Bíblia e se ela realmente existiu.

Já na mitologia grega Lilith é associada à deusa Hécate (a mulher escarlate). Ademais, Hécate é uma deusa que guarda os portões do inferno em Hades, montada em Cérbero (um cão gigante de três cabeças). Enfim, Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.

Quem é Lilith na Bíblia: Curiosidades

1 – Possibilidades sobre quem é Lilith

Amino APP

Existe uma grande variedade de possíveis respostas para quem é Lilith na Bíblia. Dentre elas:

Continua após a publicidade
  • Ela teria sido a primeira mulher de Adão
  • Ou teria sido a esposa do diabo (Lúcifer)
  • Um espírito vingativo
  • Uma mulher sedutora de cabelos longos
  • Uma coruja que se escondia no oco de árvores durante a noite
  • Um demônio noturno que sequestrava crianças
  • Espírito maléfico que seduzia homens durante a madrugada
  • A serpente que incitou Eva a comer o fruto proibido.

2 – A Igreja Católica a exclui

Amino APP

A dúvida sobre quem é Lilith na Bíblia foi definitivamente deletada na metade do século 16. Durante o Concílio de Trento. Logo, durante o Concílio, a Igreja Católica decidiu oficializar a Bíblia Vulgata. Onde havia a tradução para latim do século 4.

Assim sendo, a palavra “Lilith”, em Isaías 34, foi trocada por “Ibis”. Consequentemente, essa versão que anulou o nome da Lilith, possibilitou que ela fosse, aos poucos, desaparecendo da tradição católica.

3 – Por que Lilith foi tirada de Gênesis?

Quem é Lilith na Bíblia: a primeira esposa de Adão
Pinterest

Um dos motivos para que a Lilith fosse retirada do livro de Gênesis foram fatos históricos. Pois, durante os séculos 7 e 6 a.C. os hebreus, patriarcas da tradição judaico-cristã, ficaram exilados na Babilônia.

Ademais, nesse período, os Babilônios começaram a adorar Lilith, como se ela representasse a deusa da fertilidade. Assim sendo, por ela ser adorada pelos captores babilônicos, os hebreus retiraram Lilith da história da criação humana.

Continua após a publicidade

Desmistificando Lilith através da Bíblia

Quem é Lilith na Bíblia: a primeira esposa de Adão
Pinterest

A princípio, Deus criou o homem e a mulher semelhantes um ao outro, para cooperarem entre si, sem competições. Desse modo, existem algumas referências que desmistificam quem é Lilith na Bíblia. Por exemplo:

  • A Bíblia não cita Lilith em Gênesis, nem a existência de uma mulher anterior a Eva.
  • Em Gênesis 1:27 fala sobre a criação do homem e da mulher. Ademais, em Gênesis 2 descreve a forma como Adão e a sua mulher foram criados.
  • A Bíblia afirma que a serpente que enganou Eva foi o Diabo, não Lilith (Apocalipse 12:9).
  • A mulher não possuía nome. Porém, ao comer do fruto proibido, Adão a nomeou de Eva (Gênesis 3:20).
  • Isaías 34 cita a figura de animais selvagens, não de demônios ou pessoas.

Portanto, não há citações sobre Lilith na Bíblia relacionado a uma mulher. Principalmente, sendo a primeira mulher de Adão.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Adão e Eva: história e curiosidades sobre a origem do casal.

Fontes: Super Abril; Bíblia On; Respostas; Aventuras na História; Estudo de Deus;

Continua após a publicidade

Imagens: Pinterest; Ufo & Mistérios; Tem Mulher na Igreja; Amino APP;

Bibliografia: Livros: Jardim do Éden Revisitado, de Roque de Barros Laraia.

Lilith e o Arquétipo do Feminino Contemporâneo, de Cátia Cilene Lima Rodrigues.

Como Ler o Gênesis, de Tremper Longman.

Continua após a publicidade

The Epic of Gilgamesh: The Babylonian Epic Poem and Other Texts in Akkadian, de Andrew George, Tanach, Talmud.

Épica de Gilgamesh.

Sites: Bible Getawaw, Sacred Tests, Biblioteca Pleyades e dss.collections.imj.org.il.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você