Curiosidades

Quem foi Milton Santos, homenageado pelo Doodle do Google?

Milton Santos foi o primeiro estudioso brasileiro a ganhar o prêmio "Nobel" de Geografia por transformar a abrangência da disciplina.

Por Thamyris Fernandes

Baiano de Brotas de Macaúbas, Milton Santos foi geógrafo e estudioso brasileiro, que converteu a Geografia em uma disciplina acadêmica polêmica. Durante seus mais de meio século de carreira, ele defendeu o que apelidou de “Nova Geografia”, conceito que fazia a disciplina ir muito além das características natural dos territórios, mas a englobar também a organização social dessas ambientes, bem como a distribuição do espaço e dos recursos.

Resumindo, Milton Santos foi o grande responsável pelo que chamamos hoje de Geopolítica. Essa nova escola de pensamento defendida por ele fez com que, em 1994, o estudioso ganhasse o prêmio Vautrin Lud, no Festival Internacional de Geografia. Aliás, para quem não sabe, esse prêmio é considerado o Nobel da área e Milton Santos foi o primeiro brasileiro a levá-lo para casa.

Quem foi Milton Santos, homenageado pelo Doodle do Google?

Prêmio Nobel

Nascido em 1926, Milton Santos era filho de dois educadores do ensino fundamental e acabou sendo alfabetizado em casa. Para conseguir cursar o ensino superior, ele lecionava geografia do Ensino Médio e assim conseguia pagar suas mensalidades.

As limitações nunca desestimularam Milton Santos a parar de estudar e, em 1958, ele terminou o doutorado em Geografia. Nessa época, Milton Santos estudou na Universidade de Estrasburgo, na França. De volta ao Brasil, ele passou a lecionar na Universidade Católica de Salvador e Universidade Federal da Bahia.

Quem foi Milton Santos, homenageado pelo Doodle do Google?

Outros destaques da carreira de Milton Santos

E, se você pensa que o Nobel de Geografia foi ao auge da carreira de Milton Santos, fique sabendo que houveram muitas outras condecorações: em 1997, ele levou o Prêmio Jabuti do Brasil por seu livro The Nature of Space. Ainda nesse mesmo ano, Milton ainda recebeu o título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e assim por diante.

Já na velhice, nem mesmo a doença deteve o pensamento avançado de Milton Santos.  Em julho de 2000, quase um ano antes de seu falecimento (que aconteceu em junho de 2001), o estudioso propôs um debate acalourado sobre os efeitos sociais de uma dada geografia, durante uma reunião nacional de geógrafos brasileiros. Isso foi possível com a ajuda de seus alunos da Universidade de São Paulo, que o ajudaram a publicar um panfleto intitulado “O papel ativo da geografia: um manifesto”.

Quem foi Milton Santos, homenageado pelo Doodle do Google?

O legado do geógrafo

Embora Milton Santos tenha sido fundamental para sua área de atuação, a verdade é que seus trabalhos ainda não foram amplamente traduzidos e distribuídos como ele sonhava. Ainda assim, o estudioso baiano se destaca no mundo acadêmico como alguém que se importava profundamente com o pensamento crítico e com as formas de criar um mundo melhor para todos.

E, se você quiser conhecer a história de outras personalidade brilhantes que ganharam a atenção do Google, não deixe de conferir ainda: Quem é Maya Angelou e porque o Google fez um doodle sobre ela? e Quem foi Georges Méliès, o 1º a ganhar um doodle do Google em 360º?.

Fontes: Isto É, El País

Próxima página »

Escolhidas para você