História

Quem foi Tiradentes e qual foi sua participação na Inconfidência Mineira

Quem foi Tiradentes, o que ele fez e qual foi a sua participação na Inconfidência Mineira? Entenda tudo sobre a história desse feriado!

Apesar do seu nome ser Joaquim José da Silva Xavier, ele ficou conhecido como Tiradentes. Ele nasceu em 12 de novembro de 1746, no Brasil Colonial, na Capitania de Minas Gerais.

Provavelmente você conhece ele pelo feriado do dia 21 de abril. O dia é uma homenagem ao maior nome da Inconfidência Mineira. Contudo, ele é maior do do que isso.

Acima de tudo, ele é um personagem de extrema importância na história do Brasil. Quer conhecer mais sobre ele? O Segredos do Mundo te conta.

Quem foi Tiradentes?

Apesar de ter várias profissões, esse personagem histórico ganhou tal apelido por ter sido dentista. Ainda assim, a profissão que mais teve sucesso foi como  alferes. Ou seja, da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa. É uma patente abaixo da de tenente.

Continua após a publicidade

Ele era um intelectual, que aos 30 anos viu a independência dos Estados Unidos. Consequentemente, ele viu nascer em si sentimentos de revolução, ou quase isso.

Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, conhecedores das ideias filosóficas do Iluminismo Francês, junto a outros, uniram-se a Tiradentes com o objetivo de retirar do poder do então Governador da Capitania de Minas Gerais, nomeado pela Coroa Portuguesa, Visconde de Barbacena.

Quem foi Tiradentes e qual foi sua participação na Inconfidência Mineira

Devido ao alto imposto colocado pela Coroa e pelo governo em cima das riquezas da região, eles começaram a planejar uma revolução. O imposto é o quinto, isto é, o equivalente a cerca de 20% do total extraído.

Continua após a publicidade

Além disso, foi criado o derrama. Isso era o valor cobrado pela Coroa em cima dos mineradores, em cima da quantia, ou seja minerais, que eram perdidos e não pagos no quinto.

Acima disso, o rombo provocado no pagamento do imposto à Coroa, resultante do declínio da mineração, acabou tendo que ser pago com outras formas de obtenção de dinheiro, como pedágios cobrados sobre o uso das estradas, escravos etc. Todos eram forçados a pagar a derrama.

Inconfidência Mineira

Quem foi Tiradentes e qual foi sua participação na Inconfidência Mineira

Finalmente, em 1788, a Inconfidência Mineira começou a ser planejada por Tiradentes e seus apoiadores. Apesar de estar em meio a muitos moderadores, Tiradentes ficou conhecido como o mais radical dos rebeldes.

Continua após a publicidade

Ainda mais grave, Tiradentes tramou a morte de Visconde de Barbacena. Apesar disso, a ideia não foi concretizado porque Barbacena, por meio da confissão de um dos inconfidentes, José Silvério dos Reis, desmantelou a trama e prendeu todos os envolvidos.

Isso levou a prisão dos inconfidentes, que não confessaram os seus crimes. Ao contrário deles, Tiradentes foi o único a confessar, e por isso, levou a pena mais pesada de todas.

A morte de Tiradentes

Em 21 de abril de 1792. Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado. A intenção era que ele servisse de exemplo para toda a população. Os seus membros foram espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro.

Tanto no período imperial quanto no período republicano, a imagem de Tiradentes passou a ser tomada como um ícone da liberdade e da independência do Brasil.

Continua após a publicidade

Consequentemente, em 1965, já na primeira fase do Regime Militar no Brasil, o presidente marechal Castelo Branco, sancionou a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro. A lei instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Confira os feriados de 2019 e saiba quais você vai poder emendar

Fonte: História do Mundo

Imagens: Conhecimento Científico  Super Hora do Povo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você