História

Quem foi Zumbi dos Palmares? [E sua ligação com a Consciência Negra?]

O dia 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra. O feriado também lembra a data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares.

O dia 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra. O feriado lembra a data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695) considerado um herói da resistência antiescravagista no período colonial.

A data tem o intuito de fazer com que as pessoas reflitam sobre a inserção dos negros em nossa sociedade.

Desde 2003, que esse dia é comemorado no Calendário Escolar de todo o Brasil. Uma lei que tornou obrigatória o ensino de diferentes áreas da história e da cultura afro-brasileira, muito importante para conhecermos as nossas raízes.

Alguns temas também são abordados nesse dia como a luta dos negros no Brasil e a cultura negra brasileira.

Continua após a publicidade

A data do feriado foi instituída em 2011, pela Presidente Dilma Rousseff. Mas é importante deixar claro que nem todas as cidades do Brasil instituíram feriado já que a lei sancionou a data como comemoração e não obriga que seja feriado. O feriado da Consciência Negra é comemorado em mais de 800 cidades do Brasil.

Por que no dia 20 de novembro?

O que é o Dia da Consciência Negra e quem foi Zumbi dos Palmares

A data é uma referência à morte de Zumbi, líder do quilombo de Palmares, que ficava entre dois estados, Alagoas e Pernambuco. Zumbi foi morto no ano de 1695, exatamente no dia 20 de novembro, por bandeirantes, liderados por Domingos Jorge Velho.

O dia foi descoberto por historiadores no início da década de 1970, o que acabou motivando os membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso, elegeram Zumbi como um símbolo da luta do direito dos negros.

Continua após a publicidade

A comemoração do Dia da Consciência Negra ser no dia da morte de Zumbi é a representação de um símbolo para os Movimentos Sociais, mas ainda existe muita polêmica, principalmente no mundo acadêmico, devido à questão da imagem de Zumbi e da história do Quilombo dos Palmares.

Polêmicas sobre o Dia da Consciência Negra

O que é o Dia da Consciência Negra e quem foi Zumbi dos Palmares

Muitas polêmicas rodeiam o assunto, mas o problema sobre como o assunto é abordado nas escolas é o principal, já que na lei instituída em 2011 se coloca os temas a serem abordados em aula.

Cada professor e cada aluno tem uma visão do tema abordado. A pergunta que fica para reflexão é: Como falar da Consciência Negra no Brasil?

Continua após a publicidade

Leia tambémDia da Consciência Negra: entenda a história por trás do 20 de novembro

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: GreenMe

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você