Curiosidades

As 18 raças de cachorros peludos mais fofas para criar

As raças de cachorros peludos são muito populares entre as pessoas que procuram por um animal de estimação. Afinal, além de bons companheiros são fofos.

Entre todas as raças de cachorros que existem, certamente as raças de cachorros peludos são uma das que mais chamam a atenção. Tanto de crianças, quanto de adultos. Pois, além das inúmeras características que faz com que nos apaixonemos por esse tipo de pet, quando se trata dos peludos, temos um elemento a mais, que é a fofura.  Isso, porque eles se parecem com verdadeiros bichinhos de pelúcia. Dessa forma, as raças de cachorros peludos são as preferidas das crianças.

No entanto, uma das maiores preocupações das pessoas que estão na dúvida em qual raça de cachorro escolher, é quanto ao trabalho que os peludos podem dar. Mas, na verdade, muitas vezes cães de pelos curtos podem ser mais trabalhosos do que os de pelos longos. É certo que cachorros de raças peludas precisam ser escovados regularmente para evitar o aparecimento de nó nos pelos. Mas, em muitos casos, as raças de pelos curtos podem soltar muito mais pelos pelo ambiente do que os de pelagem comprida.

Por isso, na hora de escolher a raça do seu pet, você deve levar em consideração seu estilo de vida, qual raça você tem mais afinidade, o espaço disponível, o tempo que ele ficará sozinho, entre outras. Pois, sejam de porte grande ou pequeno, peludo ou não, os cachorros são animais encantadores, amorosos e leais. Portanto, merecem todo o amor, carinho e cuidados do seu tutor.

Por fim, leve em consideração os cuidados que são necessários com cada raça de cachorro. Por exemplo, sua alimentação, tosa, banho, brinquedos, vacinas, passeios, etc. Afinal, a decisão de adquirir um novo membro para sua família é muito importante. Então, pensando nisso, preparamos uma lista com as raças de cachorros peludos mais populares.

Continua após a publicidade

Raças de cachorros peludos

1 – Lulu da Pomerânia

Gettyimages

Pequeno e peludo, o Lulu da Pomerânia, também conhecido como Spitz alemão, é originário da Polônia. Dessa forma, pode medir até 22 cm e pesar até 4 kg. Ademais, nos últimos anos, é uma das raças de cachorros peludos que mais fazem sucesso no Brasil. Em suma, é um cachorro de origem real, por isso, que gosta de exclusividade, carinho, amor e conforto, também é curioso e muito ativo. Além disso, possui um latido alto, que serve como um alarme.

Portanto, não é um pet que serve apenas de enfeite. Por fim, essa raça precisa ser escovada pelo menos duas vezes por semanas, para manter os pelos desembaraçados e distribuir seus óleos naturais ao longo do pelo. Também é preciso ter um maior cuidado com sua dentição, já que é propenso a ter problemas dentários.

2 – Shih tzu

Gettyimages

O Shih tzu é uma das melhores companhias, pois é pequeno, amigável, carinhoso e muito fofo. Em suma, é uma das raças de cachorros peludos mais cativantes e inteligentes, que crescem até 25 cm e pode pesar até 4 kg, sua origem é do Tibete. Por fim, o ideal é escovar seus pelos diariamente para evitar que fiquem embaraçados.

3 – Raças de cachorros peludos: Poodle

Gettyimages

Uma das raças de cachorros peludos mais amáveis e dóceis, o Poodle é muito comum no Brasil, possuindo várias cores e tamanhos. Por exemplo, os minipoodle, que são muito fofos. Ademais, é uma raça ideal para se criar dentro de casa, pois não fazem bagunça. Além disso, são cachorros muito amorosos com crianças, pessoas estranhas e com outros animas. Por fim, é importante fazer a tosa, além de manter a higiene de seu pelo e escovação regulares. Também é importante leva-lo para praticar atividade física, pois possui muita energia, então ele ficará muito feliz com as brincadeiras.

Continua após a publicidade

4 – Raças de cachorros peludos: Chow Chow

Gettyimages

Uma raça de cachorro peludo que virou febre no Brasil é a do chow chow, cuja origem é da China. É uma raça muito charmosa, graças ao seu visual semelhante a um leão e sua língua azul. É uma raça que mede aproximadamente 56 cm e pode pesar até 25 kg, cuja pelagem pode ser encontrada nos tons castanhos, branco, preto e marrom. Em suma, é um cachorro muito ativo que adora brincadeiras, por isso, é importante fazer a escovação do pelo duas vezes por semana, para evitar o acúmulo de sujeiras nos pelos.

5 – Boiadeiro de Berna (bernese)

Clube para Cachorros

Apesar do nome, essa raça não precisa viver em fazendas de gados, mesmo que essa raça tenha sido desenvolvida para ajudar na manutenção e cuidado do gado em Bernês, na Suíça. Atualmente, é um cachorro que se adaptou totalmente ao convívio em família e na cidade. Em suma, é uma raça de cachorro peludo e musculoso que pode chegar a 70 cm de altura e pode pesar até 55 kg. No entanto, é muito dócil e amável, principalmente com crianças. Portanto, para manter seus pelos saudáveis e desembaraçados, o ideal é escová-los regularmente.

6 – Pastor belga

Clube para Cachorros

O pastor belga é conhecido por seu corpo comprido, esguio e com atitudes refinadas, na verdade, é um verdadeiro lord. Com seu porte médio, pode chegar a 66 cm de altura e pesar 30 kg, além de possuir um excelente condicionamento físico. Por isso, executa sua função com maestria, que é ser cão de guarda. Ademais, é uma raça que se dá bem com outros animais, no entanto, com estranhos não é muito amigável. Por fim, o ideal é escovar seus pelos diariamente para espalhar seus óleos naturais e retirar sujeiras ou detritos que se acumulam em seus pelos.

7 – Bichon frisé

Gettyimages

Uma das raças de cachorros peludos mais fofos é a do Bichon frisé, cuja origem é francesa, podendo medir até 30 cm de altura e pesar até 12 kg. Também é muito dócil e amoroso com os membros de sua família e até com estranhos. Ademais, é um cachorro para se ter dentro de casa, além disso, ele não gosta de ficar sozinho, gosta de estar sempre perto de alguém. Por fim, procure escovar seus pelos ao menos duas vezes por semana.

Continua após a publicidade

8 – Raças de cachorros peludos: Bobtail

Clube dos Cachorros

Muito paciente e amoroso, o Bobtail, também conhecido como old english sheepdog, é uma das raças de cachorros peludos que apesar de seu tamanho, são ótimas companhias para crianças. Dessa forma, é uma raça que precisa de muito carinho, atenção e cuidados higiênicos. Portanto, leve-o sempre para passear. Por fim, o Bobtail é conhecido por ser uma verdadeira babá para crianças.

9 – Husky siberiano

Gettyimages

Com um olhar impressionante, o Husky siberiano é uma raça de cachorro peludo de porte médio, cuja origem é asiática. São conhecidos por serem independentes, ativos e por preferirem temperaturas mais frias. Já que possuem uma pelagem mais reforçada. Por fim, escove seus pelos ao menos duas vezes na semana e leve-o para praticar atividades físicas, que ele vai adorar e ficar muito feliz.

10 – São Bernardo

Gettyimages

Uma das raças de cachorros peludos mais famosa é a do São Bernardo, graças ao filme Beethoven. Cuja origem é dos Alpes Suíços. Ademais, é uma raça de cachorro grande e peludo, porém, muito dócil com crianças, mas não tanto com estranhos, pois é um cão guarda-costas. Por fim, escove seus pelos diariamente e o incentive a praticar exercícios, pois ele pode se tornar obeso facilmente, caso não haja acompanhamento.

11 – Malamute do Alasca

Gettyimages

O Malamute do Alasca é uma raça de cachorro peludo que possui características físicas ideais para viver em temperaturas negativas. Pois, sua origem é a gelada Alasca. Ademais, pode medir até 60 cm de altura e pesar até 38 kg, sua pelagem é dupla e precisa ser escovada diariamente. Além disso, sua pelagem forma um tipo de isolamento térmico que ajuda a proteger o cachorro contra temperaturas extremas, inclusive no calor. Portanto, não é recomendado fazer a tosa do Malamute.

Continua após a publicidade

12 – Afghan Hound

Clube para Cachorros

De origem afegã, é uma raça de cachorro peludo bastante elegante, porém, possui um afiado instinto caçador. No entanto, é um cão muito brincalhão, gentil e amoroso com os membros da família, principalmente com crianças. Ademais, possui uma pelagem densa e muito longa, portanto, manter sua higiene é essencial. Portanto, escove seus pelos para que seus óleos naturais se espalhem, para evitar o aparecimento de nó e para retirar sujeiras e detritos.

13 – Komondor

Pinterest

Essa raça de cachorro é considerada como tesouro nacional da Hungria e ficou famoso quando Mark Zuckerberg, criador do Facebook, foi visto passeando com um. Ademais, é um cachorro grande que mede 69 cm e pesa 55 kg, cuja pelagem lembra a dreadlocks, e já foi muito usado no pastoreio. No entanto, é raro ser encontrado no continente americano. Apesar de seu tamanho, possuiu um temperamento dócil e gentil o que faz dele um excelente companheiro para adultos e crianças. Por fim, procure escovar seus pelos com muito cuidado pelo menos duas vezes por semana.

14 – Raças de cachorros peludos: Pequinês

Gettyimages

Uma das raças de cachorros peludos que conquistou gerações, o pequinês é pequeno e muito simpático e amigável. Cuja origem é chinesa, ele pode medir até 23 cm de altura e pesar até 6 kg. Portanto, ideal para ser criado dentro de casa. Ademais, possui uma pelagem levemente áspera, com subpelos, portanto, deve ser escovado diariamente.

 15 – Raças de cachorros peludos: Collie

Gettyimages

Outra raça famosa é a Collie, graças aos filmes da Lessie (1943). De origem escocesa, é uma raça que possui habilidades de pastoreio, além de ser muito inteligente e gostar de se exercitar. Ademais, é uma raça de cachorro peludo muito gentil e dócil com crianças e com outros animais. Por fim, sua pelagem é densa, macia e lisa, portanto, deve ser escovado pelo menos duas vezes por semana.

Continua após a publicidade

16 – Mastim tibetano

Pinterest

Entre as raças de cachorros peludos temos o Mastim tibetano, um cão de grande porte e forte, que lembra muito o leão, graças aos pelos ao redor do seu rosto. No entanto, é uma raça pouco conhecida no Brasil. Ademais, sua origem é do Tibete, onde eram usados para na proteção dos templos e das comunidades locais. Por isso, são cães muito fiéis aos seus tutores e não muito amigáveis com estranhos.

17 – Pastor de Shetland

Clube para Cachorros

Parecido com o Collie, porém, em uma versão menor, o Pastor de Shetland é muito bom em ajudar nos rebanhos, principalmente os de ovelhas. Ademais, é uma raça de cachorro peludo muito ativo, amigável e brincalhão, gosta de brincar de correr com seus tutores. No entanto, não se dá bem com estranhos e por ser uma raça desconfiada, é bom socializa-lo desde filhote. Por fim, escove seus pelos pelo menos duas vezes por semana para evitar nós e retirar sujeiras presas ao pelo.

18 – Raças de Cachorros peludos: Samoieda

Clube para Cachorros

Para encerrar nossa lista com as raças de cachorros peludos mais populares, trazemos o cão Samoieda, que era usado para puxar trenós e pastorear renas. Hoje, são um dos queridinhos para se ter como pet. Possui uma pelagem espessa formada por pelos e subpelos, e para manter sua saúde, é importante seguir uma dieta balanceada e escovar seus pelos ao menos duas vezes por semana.

Então, qual das raças de cachorros peludos é a sua favorita? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Peludos exigem cuidados especiais! 5 dicas para cachorros de pelo longo.

Continua após a publicidade

Fontes: Petz, Love Dog Hero, Cobasi

Imagens: Best Wallpaper, Gettyimages, Clube para Cachorros, Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você