Ratel, o que é? Habitat, alimentação e curiosidades

O ratel, também conhecido como texugo do mel, é de origem africana. Apesar de sua aparência dócil, é um dos animais mais ferozes da natureza.

O Ratel é um mamífero carnívoro que, apesar do pequeno porte, é muito feroz. Por isso, é conhecido como um dos animais mais destemidos do mundo. Ele enfrenta animais maiores que ele, por exemplo, os leões. Mais conhecido como texugo do mel, pode ser encontrado na África e na Ásia.

O Ratel pertence à família de mamíferos Mustelidae, onde lontras, doninhas, furões, carcajus e outras espécies de texugo também fazem parte.

À primeira vista, o Ratel parece ser encantador e adorável, mas não se engane, pois sua ferocidade poder ser mortífera. Ou seja, o Ratel tem a reputação de ser o mais agressivo entre seus parentes texugos.

O que é o Ratel?

Imagem: Pinterest

O Ratel, Mellivora capensis, é um mamífero carnívoro que tem o tamanho equivalente à de um cachorro médio porte, cerca de 23 a 28 cm. Quanto ao seu peso, é algo entre 6 a 14 kg.

Apesar de seu porte pequeno, o texugo do mel possui garras afiadas de 4 cm, já as suas presas são grandes e capazes de perfurar superfícies duras. Por exemplo, o Ratel consegue quebrar um casco de tartaruga, tranquilamente.

O texugo do mel tem a sua pelagem curta e grossa, na cor preta, sendo que, uma linha branca acompanha a linha da coluna até a cauda.

Na área de seu pescoço, a pele é bem grossa, o que o protege contra mordidas de outros animais, picadas de abelhas ou de ataque de porco-espinho.

Contudo, quando se sente ameaçado, o Ratel, graças a duas glândulas anais na base de sua calda, ele consegue espirrar um jato de fedor que pode chegar até 40 metros de distância. Também é usado para demarcar território.

Por fim, o Ratel é um animal muito inteligente, inclusive consegue utilizar algumas ferramentas. Por isso, quando vivem em cativeiros, eles conseguem abrir portões usando pedras e gravetos.

Ratel e seu habitat

Imagem: wiktionary

O Ratel ou texugo do mel, é nativo da África Subsaariana, Oriente Médio e Índia. Devido ao seu corpo ser resistente, os texugos do mel podem se adaptar bem em ambientes variados, tanto em florestas tropicais, quanto em montanhas.

São animais predominantemente noturnos, dormem de dia, e não possuem o hábito de ficar muito tempo no mesmo lugar. Quanto à procriação, não há um período específico, portanto, o Ratel pode procriar durante o ano todo.

A expectativa de vida do Ratel é de 7 anos na natureza, porém, em cativeiro pode chegar até 26 anos.

Alimentação

Imagem: Pinterest

Por ser um animal onívoro, o texugo do mel se alimenta de frutas, ovos, pequenos seres vivos como cobras e pequenos mamíferos, como raposas e leopardos. Mesmo que não ganhe a luta, ele não desiste de suas presas.

No entanto, sua iguaria preferida é o mel, o que faz com que destrua colmeias atrás do doce, não importando com o ataque das abelhas.

Com seu olfato bem apurado, desse modo o Ratel identifica sua comida, a certa distância, mesmo debaixo da terra.

São ótimos caçadores, porém caçam sozinhos.  Com as suas garras cava o local e quando for preciso, usa as garras para dilacerar o alimento.

O Ratel também gosta de perseguir o Oryx africano. Que é uma espécie de antílope com chifres, sendo que seu tamanho pode chegar a 10 vezes maior do que o Ratel.

Curiosidades sobre o texugo do mel

Imagem: Biolib

De acordo com pesquisas, a população de Ratel não corre risco de extinção.

Porém, há caçadores que caçam o Ratel para usar a carne do animal e produzir medicamentos tradicionais, principalmente nas áreas do Zâmbia e Guiné.

Texugo é o nome popular dado a oito espécies que pertencentes à família Mustalidae. Sendo que, essas são divididas em três subfamílias:

  • Taxidiinae (Taxidea taxus)- texugo americano
  • Mellivorinae (Mellivora capensis)- texugo do mel ou Ratel
  • Melinae (Arctonyx collaris)- texugo nariz de porco grande
  • Arctonyx hoevenii- texugo nariz de porco da Sumatra
  • Arctonyx albogularis- texugo nariz de porco do norte
  • Subfamília Meles meles- texugo europeu
  • Meles leucurus- texugo asiático
  • Meles anakuma- texugo japonês

No entanto, apesar de todos serem onívoros, algumas espécies são mais carnívoras do que outras.

Então, se você gostou da matéria, veja também: Como o mel é feito? Papel das abelhas, matéria prima, transformação.

Fontes: Mega curioso, Top Biologia, Infoescola, Só Científica

Imagens: Blog Animalia, Wikitionary, Pinterest, Biolib

Outras postagens