Saúde

9 remédios caseiros para cãibras para aliviar o problema em casa

O preparo de um bom remédio caseiro para cãibra ajuda a aliviar a solução de forma rápida e simples, além de equilibrar os nutrientes.

Por P.H Mota

A cãibra é um tipo de contração involuntário dos músculos que gera espasmos incômodos e dolorosos. Geralmente, a dor desaparece naturalmente após algum tempo, mas ter um remédio caseiro para acabar com a câimbra pode ajudar a prevenir e eliminar o surgimento de novos espasmos.

Isso porque existem vários fatores que desencadeiam a evolução do quadro, e uma alimentação adequada ajuda a combater algumas delas. A partir das soluções caseiras, portanto, é possível melhorar a saúde dos músculos e reduzir a incidência das dores.

Caso o problema seja recorrente, no entanto, é importante consultar um médico para buscar a melhor solução de tratamento.

Principais causas de cãibras

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Dr Carlos Mattos

As principais causas que desencadeiam cãibras estão ligadas a condições musculares. Entre elas, por exemplo, está a fadiga muscular resultado da sobrecarga da atividade física.

Além disso, problemas de má circulação de falta de irrigação sanguínea também pode provocar o problema. Da mesma maneira, a desidratação e fala de água nos músculos também prejudica o trabalho muscular, gerando maiores dificuldades de contrações e relaxamentos naturais.

Um outro fator, o que mais se beneficia da ingestão de remédios caseiros para cãibras, é a falta de nutrientes e sais minerais essenciais para os músculos. Entre eles estão inclusos potássio, magnésio e cálcio, que podem ser consumidos numa alimentação equilibrada.

Continua após a publicidade

Por último, existe a possibilidade do desenvolvimento de cãibras a partir de outros doenças, como diabetes, doenças neurológicas e da tireoide, anemia, insuficiência renal e artrose. Nesses casos, é fundamental buscar tratamento com um médico, que irá analisar o problema e indicar soluções em acordo como cada condição específica.

Como prevenir

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Natação Potiguar

A principal forma de prevenir é fortalecer os músculos a partir de alongamentos feitos antes e depois das atividades físicas. Dessa maneira, eles ficam aptos a trabalhar com as contrações e relaxamentos naturais, reduzindo o risco das cãibra.

Além disso, uma dieta com boa hidratação e consumo dos nutrientes que atuam nos músculos também ajuda. É por isso, portanto, que o consumo de remédios caseiros ajuda a reduzir as cãibras.

A partir das receitas com riqueza em potássio, cálcio e, principalmente, magnésio, os músculos obtêm a preparação necessária para reagir melhor aos esforços físicos.

Remédios caseiros para cãibra com banana

Vitamina de banana

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Culinária pra Valer

A banana é um ótimo remédio caseiro para cãibra por conta da sua concentração de sais minerais, especialmente potássio. Para preparar uma vitamina, basta misturar uma fruta com um copo de iogurte natural e uma colher de sopa de amêndoas laminadas no liquidificador. Logo após bater tudo, a vitamina já está pronta para o consumo. A recomendação é beber um copo por dia, antes de dormir.

Vitamina de banana e pasta de amendoim

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
leouve

Ao invés de fazer uma vitamina com iogurte, você pode substituir o ingrediente por uma colher de sopa de pasta de amendoim e 150 ml de leite (animal ou vegetal). O amendoim é rico em magnésio, sódio e potássio, complementando as propriedades da banana no tratamento contra cãibras.

Continua após a publicidade

Suco de banana com coco

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Receitas Nestlé

Nesse caso, a mistura é feita com um copo de água de coco, ao invés do iogurte. A combinação é eficiente pois reúne a concentração de potássio da banana com o magnésio do coco, dois nutrientes que contribuem para o sucesso do remédio caseiro.

Suco de banana com aveia

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Tudo Gostoso

A preparação é feita com duas bananas, duas colheres de sopa de aveia, meio litro de água e uma porção de mel para adoçar. Além da forma batida no liquidificador, a banana também pode ser consumida amassada com aveia, que oferece os mesmos benefícios na redução de cãibras.

Outros remédios caseiros para câimbra

Creme de abacate

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Cyber Cook

A vitamina feita com abacate também funciona como remédio caseiro para cãibra. Nesse caso, basta usar uma fruta madura misturadas com três colheres de iogurte grego açucarado, no liquidificador. Misture bem e adicione iogurte, caso necessário, até a textura ficar cremosa e boa para beber. Além disso, você pode acrescentar nozes ou amendoim picado para dar crocância e enriquecer os nutrientes.

Creme de cenoura com espargos

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Teleculinária

A preparação inclui uma série de ingredientes, como: três cenouras grandes, uma batata doce média, três dentes de alho, seis espargos e dois litros de água. Diferente dos outros remédios caseiros, esse não vai direto ao liquidificador, pois os ingredientes precisam ser cozidos na panela antes. Assim que todos estiverem macios, é só levar ao liquidificador e esperar esfriar para consumir.

Suco de morango e castanhas

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Receitinhas

Já vimos o morango sendo acrescentado a um preparo com banana, mas mesmo sem a combinação ele é eficiente como remédio caseiro contra câimbras. Isso porque é rico em potássio, fósforo e vitamina C. Por outro lado, as castanhas possuem magnésio e vitaminas do complexo B. Basta bater uma xícara de chá de morangos e uma colher de sopa de castanha de caju no liquidificador, acrescentando água de coco caso queira que a misture fique mais líquida.

Suco de beterraba e maçã

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Blasting News

Tanto beterraba como maçã possuem ação positiva como remédio caseiro para cãibra, já que ambas são ricas em magnésio e potássio. Sendo assim, misturar uma unidade de cada fruta com 100 mL de água é suficiente para o preparo de um suco eficiente no tratamento. Além disso, você pode acrescentar uma colher de sopa rasa de gengibre, a fim de obter as vantagens de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Continua após a publicidade

Água com mel e vinagre de maçã

Remédio caseiro para câimbra: como reduzir o problema em casa
Coração e Vida

As propriedades básicas do mel e do vinagre ajudam a alcalinizar o sangue e evitar alterações no pH. Dessa maneira, a homeostase do sangue é garantida e a nutrição do músculo favorecida. Basta diluir o mel e o vinagre em 200 mL de água quente e beber assim que a mistura estiver resfriada. Além disso, você pode acrescentar uma colher de sopa de lactato de cálcio na mistura.

Próxima página »

Escolhidas para você