Saúde

8 opções de remédios caseiros para coceira e como fazer

O remédio caseiro para coceira é uma forma de tratar do incômodo, mas não um tratamento definitivo para as causas dessa reação no corpo.

Em primeiro lugar, o remédio caseiro para coceira surge como uma alternativa para tratar um incômodo de origem diversa. Nesse sentido, pode decorrer tanto de uma reação alérgica, como de pele seca, por exemplo. Sobretudo, consiste numa sensação intensa que parte de doenças ou agentes irritante, provocando a coceira como forma de buscar alívio.

No geral, é um sintoma comum nas patologias dermatológicas. Comumente, se manifestam na pele, mucosas e córnea e pode indicar uma doença mais grave se não houver tratamento correto. Sendo assim, é fundamental e imprescindível consultar um dermatologista mediante a insistência da coceira, para que haja identificação prematura de algum problema mais grave.

Mais especificamente, a coceira causa inflamação nas células e terminações nervosas, liberando histamina. Como consequência, há produção de mais coceira, ao invés de menos. Portanto, se cria um círculo vicioso onde o arranhado proveniente da coceira interfere diretamente na saúde e proteção básica da pele.

Dessa forma, o remédio caseiro para coceira é uma forma prática e simples de reduzir o incômodo, e até tratar o problema em partes. No entanto, é importante realizar consulta médica profissional para que não se trate somente da reação, esquecendo de pensar na causa. Por fim, confira algumas dicas a seguir:

Dicas de remédio caseiro para coceira

1) Óleo de coco

Fotografia de uma alternativa para tratamento

Curiosamente, esse produto acalma a coceira, tanto por mordida de inseto quanto por pele seca. Sobretudo, permite alívio imediato por conta do fato hidratante. Porém, caso haja acúmulo do produto é possível remover o excesso com uma toalha ou pano, porque a diluição entre água e óleo não acontece.

Continua após a publicidade

Em resumo, basta aplicar um pouco de óleo de coco na área afetada e massagear suavemente com as pontas dos dedos. Logo em seguida, é suficiente esperar para que o produto haja no local.

2) Manjericão para coceira

Fotografia de uma alternativa para tratamento

Sobretudo, o manjericão é uma fonte de cânfora, eugenol e timol, agentes potentes contra a coceira. Dessa forma, esse remédio caseiro para coceira pode ser feito a partir de um ungido. Ou seja, após lavar as folhas em água corrente, basta esfregá-las no local do incômodo. Por outro lado, é possível aproveitar ainda da água onde elas foram limpas para um banho, por exemplo.

Ademais, é importante não lavar tanto as folhas caso vá passá-las na pele, porque isso retira a camada oleaginosa onde se encontram grande parte dessas substâncias contra a coceira. Por fim, é possível esmagar algumas folhas e misturar com óleo de coco, usando a mistura para aliviar o incômodo da pele arranhada.

3) Óleo de semente de gergelim

Fotografia de uma alternativa para tratamento

Também se utiliza desse remédio caseiro para coceira para tratar pele seca e queimaduras solares. Sobretudo porque penetra nos poros e nutre a pele, curando-a do dano proveniente da coceira ou clima seco. Portanto, age como um protetor solar, e basta um pouco desse óleo na região do incômodo para obter resultados.

Continua após a publicidade

Desse modo, é possível nutrir, hidratar e proteger a pele com potência. Porque é um óleo bem espesso, não é necessário mais do que algumas gotas, a depender da região de aplicação.

4) Hortelã, o remédio caseiro para coceira que gera alívio e sensação de frescor

Remédio caseiro para coceira: como fazer?

No geral, o hortelã possui características de resfriamento, adstringência e hidratação. Comumente, produtos farmacêuticos como gelol ou mentol possuem essa erva na composição, gerando alívio imediato e ainda agindo como antisséptico. Portanto, no que diz respeito ao remédio caseiro para coceira basta amassar as folhas em água e utilizar o líquido para aplicação tópica.

Porém, há ainda a possibilidade de preparar um chá de hortelã e diluir em um litro de água para um banho. Por fim, pode-se transformar a hortelã batida em cubos de gelo e passar na região de mordidas de mosquito ou inchaços incômodos.

5) Limão

Fotografia de uma alternativa para tratamento

Ao contrário do que se pensa, o limão não causa irritação, porque suas propriedades anestésica, anti-irritantes, anti-inflamatórias, adstringentes e antissépticas fazem deste um excelente remédio caseiro para coceira. Ademais, há ainda a presença de agentes antibacterianos. Portanto, basta utilizar um pouco do limão espremido na área afetada e deixar secar.

Continua após a publicidade

Porém, é fundamental tomar cuidado com a exposição ao Sol, para não criar manchas na pele. Ademais, é possível diluir o limão em água morna para obter um banho que ajuda no alívio do incomodo quando geral.

6) Gelo como remédio caseiro para coceira

Remédio caseiro para coceira: como fazer?

Basicamente, pode-se utilizar pedras de gelo ara anestesiar e desinchar o local. Dessa forma, há ainda alívio imediato e combate aos sintomas, gerando frescor na região que mais incomoda. Além disso, banhos frios auxiliam os poros a manter-se fechados e evitar aprofundamento da coceira.

7) Babosa

Remédio caseiro para coceira: como fazer?

No geral, a babosa é composta 95% de água, e apresenta propriedades como o Aloeferon, que acelera a cicatrização. Além disso, há ação antisséptica. Desse modo, pode-se aplicar a mistura que existe no interior das folhas diretamente no local da coceira ou buscar algum gel com outras substâncias, como o próprio hortelã citado anteriormente.

8) Compressas de camomila

Remédio caseiro para coceira: como fazer?

Continua após a publicidade

Por fim, é possível utilizar as propriedades calmantes da camomila como remédio caseiro para coceira. Ademais, há ainda ação anti-inflamatória, antialérgica e antisséptica por conta de substâncias como azuleno. Portanto, basta fazer uma infusão de camomila e aplicar em um pano limpo, logo em seguida colocar na região que causa incômodo.

E aí, aprendeu dicas de remédio caseiro para coceira? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você