Curiosidades

Remoção de tatuagem: 8 informações essenciais antes de fazer

Muitos dizem que a tatuagem é para a vida inteira, mas o processo de remoção de tatuagem mudou isso. Entenda melhor como funciona a remoção.

As tatuagens têm se tornado cada vez mais populares e acessíveis, é por isso também que mais pessoas têm feito e também várias pessoas têm se arrependido. E por isso a procura pelo serviço de remoção de tatuagem tem aumentado significativamente.

Acontece que como as tatuagens estão mais acessíveis, as pessoas também tem feito muitas vezes por impulso. O que é um problema, já que as tatuagens são feitas teoricamente para a vida inteira. O procedimento em si da tatuagem não é feito pensando em uma futura remoção de tatuagem e por isso nem sempre é fácil remove-las.

Com o passar do tempo, surgiram várias técnicas para remoção de tatuagem. A dermo abrasão, em que a pele é raspada com um espécie de lixa. A cirurgia plástica que de fato remove a pele tatuada e o laser! Que é a técnica menos invasiva e que não deixa manchas.

No entanto, há várias dúvidas sobre como procedimento é feito e nós vamos te explicar melhor sobre tudo.

Continua após a publicidade

Dúvidas recorrentes sobre a remoção de tatuagem

1 – Todo mundo pode fazer a remoção de tatuagem?

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

Há casos em que a remoção a laser não é indicada. Mulheres grávidas e lactantes ou pessoas que possuem algum problema de pele e de cicatrização não podem recorrer ao laser.

2 – Quanto tempo demora para a tatuagem sumir?

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

O procedimento de retirada total da tatuagem pode ser demorado. Isso porque pode ser necessária entre 8 e 12 sessões e entre cada uma delas existe um intervalo de 40 a 60 dias.

Continua após a publicidade

Além disso, a idade da tatuagem, a técnica usada e a tinta escolhida também podem interferir prolongando esse processo. Isso porque os pigmentos brancos, amarelados e azulados são muito difíceis de sair.

A profundidade da tatuagem também interfere na retirada dela, quanto mais funda, mas difícil é retirá-la.

3 – É possível remover tatuagens grandes?

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

As tatuagens grandes são sim possíveis de serem removidas, mas dão muito trabalho. É por esse motivo que alguns especialistas em remoção sugerem o clareamento dessa tatuagem para que uma nova seja feita por cima ou para que a velha seja reformada, caso a insatisfação seja com o desenho em si.

Continua após a publicidade

4 – Remover tatuagem dói?

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

O procedimento a laser quebra as enzimas da coloração dentro da pele para que ele possa ser expulso aos poucos. Então a resposta basicamente é sim, dói, mas nada insuportável. Além disso, cada sessão de remoção dura entre 10 e 20 minutos, é uma dor que passa rápido! A dor também depende do local da tatuagem, se está em uma região mais sensível é provável que doa mais.

5 – Posso remover uma tatuagem recente?

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

Às vezes o arrependimento bate assim que a tatuagem é concluída e você já quer logo retirar. No entanto, é preciso esperar a tatuagem cicatrizar, ao menos 60 dias, para então começar a remoção da tatuagem mais

Continua após a publicidade

No entanto, é preciso fazer um alerta: é mais difícil remover tatuagens recentes do que antigas. As tatuagens com 10 anos, por exemplo, mostram resultados muito melhores de remoção entre uma sessão e outra.

6 – Qual a melhor técnica para remover a tatuagem?

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

Como dissemos lá em cima, o laser não é a única possibilidade de remoção. No entanto, é a única que não deixa manchas ou cicatrizes na pele. Talvez ainda fique um pouco a sombra do desenho, mas ele tende a sumir com o tempo e a renovação natural da pele.

7 – O laser é indicado para todo tipo de pele?

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

Continua após a publicidade

Há algum tempo, pessoas de pele negra não podiam realizar o procedimento por conta da grande quantidade de melanina da pele que poderia deixar manchas. Entretanto as máquinas se modernizaram e hoje o laser funciona em todo tipo de pele, sem maiores prejuízos.

8 – Quais são os cuidados necessários para a remoção da tatuagem?

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

É necessário seguir uma série de cuidados antes e depois da retirada da tatuagem. Em ambas as etapas, por exemplo, o sol deve ser evitado a todo custo. Além disso, o uso do filtro solar é indispensável. Depois das sessões e da remoção o profissional irá indicar pomadas que ajudam na cicatrização e compressas geladas. Tudo isso junto ao uso constante e contínuo do protetor solar.

9 – Quanto custa a remoção da tatuagem?

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

Continua após a publicidade

O preço médio de cada seção a laser varia entre 1200 e 1500 reais. No entanto, o número de seções e o sucesso para a retirada do pigmento, como já dissemos, depende da tatuagem. Mas em linhas gerais, remover uma tatuagem custa muito mais caro que fazer uma, então pense bem antes de tomar essa decisão.

Fique agora com alguns antes e depois de remoção de tatuagem

Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem   Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem Entenda mais sobre o processo de remoção de tatuagem

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como as tatuagens são removidas?

Fontes: Tattoo2Me, Minha Vida, Bela Forma.

Continua após a publicidade

Imagens: O Município, W Spa, AnaSkin, Clínica Nutriderm, YouTube, Galileu, Clínica Marcelo Ledo, A Tatuagem, Hell Tattoo, Clínica Bergmann, Danes, Delete Now, Melhores Dicas da Internet, Clínica de Pele.

Próxima página »

Escolhidas para você