Curiosidades

Repelentes naturais – Como repelir mosquitos de forma natural e saudável

Os repelentes naturais são uma ótima opção para ficar livre de mosquitos sem prejudicar sua saúde e de sua família. Além de fácil e barato de fazer.

Por Renata Gonçalves Pereira

-

Ser picado por mosquitos é algo bastante desagradável. Além disso, alguns desses mosquitos podem ser transmissores de doenças sérias. Por exemplo, dengue, Zika e Chikungunya. Dessa forma, podem afetar seriamente a saúde das pessoas. E uma ótima forma para se evitar isso, é através do uso de repelentes naturais, que além de te livrar dos insetos indesejados não tem contraindicação.

Ademais, alguns repelentes industriais, comprados em mercados ou farmácias, podem acabar sendo prejudiciais para a saúde humana. Logo, provocando alergias, irritações na pele ou outros sintomas. Por isso, o uso de repelentes naturais acaba sendo uma solução melhor para expulsar os mosquitos, pois não ocasiona sequelas ao organismo.

Em suma, esses repelentes podem ser feitos de diversas formas. Por exemplo, investindo em plantas que afastam os mosquitos e em alimentos que contenham vitamina B1. Desse modo, as substâncias liberadas afastam os insetos.

Tipos de repelentes naturais

Existe uma variedade de repelentes naturais que afastam os insetos. Logo, os principais são:

1 – Velas e plantas que afastam mosquitos

Imagem: Westwing

As velas de citronela e os vasos de plantas que possuem cheiros mais intensos, como hortelã e manjericão, podem ser bastante eficazes. Dessa forma, manter sempre algum vaso de plantas como a citronela e lavanda, pode ajudar a manter o mosquito Aedes Aegypti longe. Assim, afastando diversas doenças. Além disso, o uso de repelentes naturais contribui afastando os insetos e sem causar danos ao ambiente ou problemas de saúde.

2 – Alimentos ricos em vitamina B1

Imagem: Mundo em boa forma

A ingestão de alimentos ricos em vitamina B1 pode ser um ótimo repelente natural. Pois, quando ingeridas o corpo libera algumas substâncias que afastam os mosquitos. Ademais, é uma ótima alternativa para pessoas que tem alergia às picadas de insetos ou a repelentes industrializados. Portanto, ingerir alimentos como carne de porco, castanha do Pará e sementes de girassol é bastante eficaz. Por outro lado, a ingestão de vitamina B1 também pode ocorrer através de suplemento vitamínico orientado por algum nutricionista.

3 – Óleos essenciais que protegem a pele

Imagem: Beleza e Saúde

A utilização de óleos essenciais também contribui para o afastamento dos insetos. Ademais, eles devem ser utilizados juntamente com uma alimentação rica em vitamina B1. E é necessário aplicar esses óleos frequentemente, para ter um bom resultado. Por fim, podem ser utilizados em crianças com mais de 2 meses de vida e gestantes sem causar danos à saúde. Então, esses óleos são:

  • Óleo de andiroba – Deve ser aplicado na pele até ser totalmente absorvido.
  • Óleo de citronela – É necessário colocar de 6 a 8 gotas do óleo citronela na água do banho. Ou também aplicando diretamente na pele, diluindo com óleo de amêndoa, camomila ou uva.
  • Óleo de copaíba – Deve ser adicionado 6 gotas do óleo de copaíba a 2 colheres de sopa de óleo de calêndula, aplicando na pele.

4 – Pulseiras e adesivos repelentes

Imagem: DHgate

O uso de pulseiras com ação repelente, que contém óleos essenciais, também pode ser uma ótima opção. E duram cerca de 30 dias, podendo ser usadas por qualquer pessoa de qualquer idade. Além disso, também existem à venda em farmácias e na internet adesivos de citronela. E eles devem ser colocados por cima da roupa, berço de bebê ou onde quiser. Pois, afastará os mosquitos. Dessa forma, eles protegem cerca de 1 metro de distância, e tem a durabilidade com cerca de 8 horas, o que varia conforme cada marca.

Plantas que funcionam como repelentes naturais

Algumas plantas possuem um cheiro bastante intenso. Desse modo, os insetos são afastados para longe.

1 – Citronela

Imagem: Pinterest

A citronela é um dos repelentes naturais mais conhecidos. Ademais, o ideal é que ela esteja plantada no caminho do vento. Pois, irá espalhar o cheiro mais fácil, aumentando sua eficácia. Por outro lado, também é possível usar a planta e criar uma solução com água. Isto é, utilizar as folhas da planta como se fosse fazer um chá. Então, o líquido pode ser passado pelo corpo ou usado na limpeza do chão e janelas. No entanto, o cheiro pode ser bastante desagradável e forte, mas afastará os insetos.

2 – Manjericão

Imagem: Pinterest

O manjericão também apresenta um cheiro bastante forte, fazendo com que os insetos se afastem. Logo, ele pode ser plantado normalmente para funcionar como repelente. Entretanto, também pode ser feito um chá com as folhas, utilizando 120 ml de água, e 120 ml de Vodca. Por fim, borrife a solução pelas plantas.

3 – Crisântemo

Imagem: Pinterest

O crisântemo possui uma substância de inseticida natural, a piretrina. Dessa maneira, a planta repele os mosquitos e outros insetos. Por exemplo, besouros, baratas e moscas. Logo, basta esfregar as flores na pele, para evitar picadas, ou simplesmente planta-las no jardim.

4 – Lavanda

Imagem: Pinterest

As plantas de lavanda consistem em pequenos arbustos bastante utilizados para decoração e aromatização de ambientes. Além disso, elas também são ótimos repelentes naturais, afastando os mosquitos.

5 – Alecrim

Imagem: Pinterest

O alecrim é bastante utilizado para dar um toque especial em receitas culinárias. Mas também pode ser usado para espantar os mosquitos. Além disso, também ajuda a manter os gatos longe das hortas, jardins e quintais.

Receitas de repelentes naturais

1 – Repelentes naturais de limão ou laranja

Imagem: O Globo

Para fazer esse repelente natural, você precisará de uma laranja ou um limão, e de 15 a 20 cravos da índia. Em síntese, para preparar, você deverá cortar uma das frutas ao meio, e espetar os cravos da índia na superfície da fruta cortada. Desse modo, o odor dos cravos será espalhado pelo ambiente afastando os insetos.

2 – Repelentes naturais à base de cravo-da-índia

Imagem: Pinterest

Para fazer esse repelente será necessário 500 ml de álcool de cereais, 10 gramas de cravo-da-índia e 100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro. Ademais, para preparar, você deve manter as 10 gramas de cravo-da-índia em repouso no álcool de cereais por 24 horas. Em seguida, coe e misture a solução final com o óleo de amêndoas ou de sua preferência, o que dará consistência ao repelente.

3 – Repelentes naturais à base de ervas secas ou frescas

Imagem: Beleza e Saúde

Para essa receita será necessário: 200 ml de água natural fervida, folhas de hamamélis ou álcool e ervas de sua preferência, como hortelã, citronela, nepenta ou alfazema. E para preparar, utilize um copo de água fervida e acrescente de 3 a 4 colheres de sopa da erva. Em seguida, mexa bem e cubra para deixar esfriar. Por fim, coe as ervas e misture a solução com uma xícara de hamamélis ou álcool. E armazene em um frasco spray, e mantenha dentro da geladeira.

Em suma, esses repelentes naturais vão ajudar a manter os indesejados mosquitos longe de você e de sua família e o melhor, sem causar danos à saúde.

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Inseto no ouvido: o que fazer se isso acontecer com você?

Fontes: Ciclo Vivo, Desviantes, Tua Saúde

Imagens: Dicas de Mulher, WestWing, Mundo Boa Forma, Beleza e Saúde, DHgate, Pinterest, O Globo

Próxima página »

Escolhidas para você