Curiosidades

Rongorongo: o que são os símbolos indecifráveis que desafiam a ciência?

Os símbolos Rongorongo são pistas importantes para o conhecimento antigo talvez perdido para sempre. Saiba mais sobre eles neste artigo!

Durante o século XIX, artefatos antigos contendo um conjunto de símbolos esculpidos foram descobertos na famosa Ilha de Páscoa: os famosos glifos Rongorongo.

Esta pequena ilha remota que fica a alguns milhares de quilômetros a oeste da América do Sul é famosa pelas centenas de estátuas antropomórficas monolíticas gigantes, os moai.

As gravações enigmáticas parecem ser glifos, ou uma forma de escrita, mas o significado dessas peças ainda permanece um grande mistério. Alguns acreditam que a decodificação da escrita misteriosa pode oferecer respostas sobre o que causou o colapso da antiga civilização Rapa Nui da Ilha de Páscoa.

Origem dos símbolos Rongorongo

Continua após a publicidade

Os símbolos únicos de Rongorongo chamaram a atenção dos primeiros missionários que chegaram à Ilha de Páscoa na década de 1860.

Com efeito, as inscrições Rongorongo da Ilha de Páscoa seriam descritas pela primeira vez para o mundo exterior quando o francês Joseph-Eugéne Eyraud (1820-68) se tornou o primeiro residente conhecido da Ilha de Páscoa.

Assim, foi Eyraud quem primeiro mencionou a existência do rongorongo em 1864. Ele os identificou corretamente como “caracteres hieroglíficos” e caracterizou os glifos como sendo de “símbolos desconhecidos na ilha”.

Para ele, eram “provavelmente um roteiro de origem” e sua abordagem certamente é a primeira tentativa de uma interpretação séria sobre o fenômeno.

Continua após a publicidade

Entre eles estava o padre Sebastian Englert, um missionário alemão que trabalhou na ilha entre 1937-1969 como pároco, documentando a história da ilha.

Aliás, em seu livro “Ilha no Centro do Mundo”, o padre Sebastian Englert enviou um aviso que também sugere uma profecia associada às tábuas misteriosas de Rongorongo.

Como são as misteriosas peças de madeira?

O nome Rongorongo vem da língua Rapa Nui, que é a língua nativa da Ilha de Páscoa, e significa “recitar, declamar, cantar”. As tábuas de madeira de formato irregular sofreram com a ação do tempo e se desgastaram.

Continua após a publicidade

Os glifos também aparecem no cajado de um chefe nativo, em uma estatueta de homem-pássaro e em dois ornamentos reimiro. Os glifos são escritos entre as linhas que aparecem nas tabuletas. Ademais, algumas tabuletas são disformes com as inscrições caindo dentro dos canais que se formaram pela canelura.

Em suma, as imagens Rongorongo têm o formato de humanos, animais, plantas e formas geométricas. Cada símbolo que contém uma cabeça é orientado com a cabeça voltada para cima e para a frente ou para a direita. Além disso, cada símbolo tem aproximadamente 1 centímetro de altura.

A orientação da escrita é lida da esquerda para a direita, de baixo para cima, ou seja, o bustrofédon reverso. Segundo a tradição oral, as ferramentas usadas para fazer os entalhes eram flocos de obsidiana ou pequenos dentes de tubarão.

O que são os símbolos do Rongorongo?

Rongorongo: o que são os símbolos indecifráveis que desafiam a ciência?

Continua após a publicidade

Ao longo do tempo, muitos pesquisadores tentaram decifrar os glifos enigmáticos das peças rongorongo. Desse modo, muitos acreditam que eles representam um sistema perdido de escrita ou proto-escrita e podem ser uma de apenas três ou quatro invenções independentes de escrita na história humana.

Todavia, os glifos permanecem indecifráveis ​​e suas verdadeiras mensagens – que alguns acreditam poder oferecer dicas sobre o colapso da civilização da Ilha de Páscoa, bem como sobre a origem das estátuas – podem continuar misteriosas para sempre.

Então, se achou este artigo interessante, leia também: Biblioteca de Alexandria: história da criação à destruição

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você