Curiosidades

Ruído branco – o que é e por que pode ser a solução da sua insônia

Você já ouviu falar em ruído branco? Se você tem problemas para pegar no sono, continue lendo essa matéria. Esse pode ser um ótimo remédio.

Antes de começar a explicar sobre o que é o famoso ruído branco, vale ressaltar que caso você tenha grandes problemas de sono, recomendamos ir em algum especialista. Pois, a insônia pode ocorrer por conta de outros problemas também, como por exemplo, a ansiedade.

Primeiramente, ruído em muitos casos é um barulho chato, e que incomoda. Porém, nesse caso é diferente, pois o ruído branco pode ser considerado como uma parede energia sonora. Sobretudo, ele é um sinal sonoro o qual contém todas as frequências na mesma potência.

No entanto, ele é um som que pode ajudar a abafar sons, os quais podem variar de intensidade, como por exemplo, um ronco de uma pessoa. Portanto, ele é um tipo de som que pode ser usado para acalmar o cérebro. Ou seja, pode ser o barulho de ar condicionado, de televisão e até mesmo de ventilador.

O ruído branco, pode ser a solução para as suas noites de sono

Normalmente, muitas pessoas conseguem dormir sem essas ferramentas. Porém, se esse não for o seu caso, hoje em dia existem também aplicativos que emitem ruído branco. Além de ajudarem a melhorar a qualidade do sono.

Portanto, o ruído branco é um som regular e imprevisível. O qual cativa nossa atenção de forma gentil, sem exigir concentração. Portanto, deve ser um som básico e sem repetição. Ou seja, é um ruído ambiente o qual passa pela nossa consciência, sem despertar emoções.

Sono X ruído branco

Mas, o que o sono tem a ver com o ruído branco? Basicamente, o ruído branco pode ser usado para mascarar sons que podem te acordar. Como por exemplo, barulhos de vizinhos, ronco, trânsito da rua, alarme de carro ou de um cachorro latindo na rua.

Basicamente, o ruído branco funciona para quem acorda com qualquer interrupção repentina de som. Pois, ele consegue bloquear sons cujas frequências são mais intensas. Além de que com ele o estímulo de ativar o córtex cerebral seja menor durante o sono.

Até porque, vale ressaltar que a audição é o único sentido nosso que continua funcionando durante o sono. Então é exatamente por ele conseguir acalmar o cérebro que é considerado como um agente positivo para o sono. Por isso se explica o fato de muitas pessoas conseguirem dormir mais rápido com o barulho da televisão, por exemplo.

O ruído branco, pode ser a solução para as suas noites de sono

Portanto, é bom avisar que o ruído branco, deixa de ser um ruído branco, se estiver com barulho extremamente alto, por exemplo. Por isso, o ideal é deixar os barulhos com volumes moderados. Além do mais é importante também que o cômodo esteja silencioso, pois essa é uma situação boa para o sono.

Contudo, mesmo existindo muitos artigos sobre esse assunto, ainda não há pesquisas científicas que comprovem o benefício do ruído branco para o sono. E é exatamente, por isso que alguns estudiosos afirmam que ainda há muito o que descobrir sobre esse assunto.

Ruídos e suas curiosidades

Primeiramente, é importante destacar que existem outros tipos de ruídos. Como por exemplo, o ruído rosa o qual combina com frequências altas e baixas, como o som da chuva. E também o ruído marrom, em que ele pode ser representado pelo barulho de uma queda d’água à distância, por exemplo.

Enquanto o ruído branco seria como escutar uma cachoeira dentro do próprio quarto. Logo ele se caracteriza como mais forte, pois abrange uma faixa de frequência maior. Portanto, os ruídos rosa e marrom não apresentam força suficiente para bloquear os barulhos externos, como o branco consegue.

Vale ressaltar também que o ruído branco não faz mágica. Além do mais ele pode até começar a se tornar prejudicial á sua saúde caso seja usado todas as noites e com mais frequência. Até porque, o uso constante pode começar a afetar as células ciliadas, as quais são responsáveis por captar o som.

O ruído branco, pode ser a solução para as suas noites de sono

Basicamente, elas conseguem detectar sons de alta frequência, e com o envelhecimento, elas podem começar a falhar. Portanto, se usar muito ruído branco eles podem fazer com que elas permaneçam ativas e comecem a dar mais trabalho para sanar qualquer dano que haja nessa área.

Enfim, o ideal é manter o equilíbrio, caso você tenha problemas para dormir, recorra também para outros truques. Ou então adote um padrão de sono estável para o seu dia a dia. Vale ressaltar também que o ruído branco não será produtivo em todos os tipos de distúrbios de sono. Como por exemplo, em casos de apneia, que é quando  pessoa para de respirar durante o sono.

Agora entendeu o por quê seu avô quase sempre dorme com o barulho da TV ligada?

Venha saborear mais matérias do Segredos do Mundo: Doença do sono, o que foi a epidemia mais misteriosa da história

Fontes: BBC, Exame

Imagens: Exame, Viva bem, Organics news Brasil, Hipnoterapia social

Próxima página »

Escolhidas para você