Curiosidades

Saraswati – Origem e história da deusa hindu do conhecimento

A deusa Saraswati é companheira do criador do mundo, Brahma, e é responsável por abençoar momentos de aprendizado e shows artísticos.

Atualizado em 30/07/2020

De acordo com a mitologia hindu, Saraswati ou Sarasvati é a deusa da sabedoria, da aprendizagem, da música e da estética. Em algumas vertentes, ela ainda é associada à eloquência, à existência e até mesmo à criação dos Vedas.

Como deusa da música, ela também estende sua atuação para as outras artes e até mesmo para algumas ciências. Existem textos que consideram-na a primeira esposa de Vishnu, enquanto outros relatam um casamento com o deus Brahma.

Assim como Lakshmi e Shakti, ela compõe a trindade das deusas do hinduísmo.

Mitologia de Saraswati

Saraswati - origem e história da deusa hindu do conhecimento
DNA India

Apesar de esposa de Vishnu, em algumas crenças, Saraswati é geralmente aceita como companheira de Brahma. Isso porque Vishnu estava muito atribulado com duas outras esposas, então acabou oferecendo a terceira a Brahma.

Responsável pela criação do universo, Brahma é considerado um dos principais deuses hindus. Entretanto, mesmo assim, ele não é muito adorado, o que tem origem no mito de Saraswati. A deusa teria colocado uma maldição sobre Brahma depois que ele recebeu uma nova esposa do conselho de deuses.

Além disso, a união dos dois seria responsável por criar todas as criaturas, incluindo o primeiro homem. Seu filho, Sarasvata, também é extremamente importante para a cultura, pois teria sido responsável por guardar definitivamente os textos dos Vedas.

Rituais

Saraswati - origem e história da deusa hindu do conhecimento
Jagran

O nome da deusa significa “elegante, fluente ou aguado”. Sendo assim, ele também é utilizado para nomear um dos principais rios da Índia. O rio Saraswati flui do Himalaia e é adorado como uma importante fonte divina de purificação e fertilidade.

Para cultuar a deusa, os hindus organizam um festival no primeiro dia da primavera. Durante a adoração, os seguidores se vestem de amarelo, cor da sabedoria. Além disso, também cobrem estátuas da deusa com sedas da mesma cor. Uma vez que a deusa está associada ao conhecimento, o festival também é muito utilizado para ensinar alfabetização às crianças.

A deusa também é cultuada por músicos e artistas, que recorrem a ela para abençoar instrumentos, canetas e pincéis. Em shows e festivais, é comum que músicos adorem a deusa antes de se apresentar.

Representação

Saraswati - origem e história da deusa hindu do conhecimento
The Statesman

Saraswati costuma ser descrita como uma jovem bela de pele branca. Ela também costuma vestir um sari branco, de borda azul. Uma vez que não valoriza bens materiais, não utiliza joias.

Assim como os outros deuses, também pode se sentar sobre uma flor de lótus. A deusa pode, ainda, estar acompanhada de seu marido, ou da figura de um pavão.

Ela também aparece com quatro braços, cada um deles segurando um objeto simbólico do hinduísmo. Nas mãos esquerdas, por exemplo, costuma estar com manuscritos em folhas de palmeira e um vaso de água.

Por outro lado, nas mãos direitas, segura uma flor de lótus branca e apresenta o gesto do varada mudra. Este símbolo é feito por seguidores do hinduísmo antes de oferecer algum presente ou fazer uma doação.

Fontes: We Mystic, Bazar Indiano, Mensagens com Amor

ImagensThe StatesmanJagranDNA IndiaNews Nation