Curiosidades

Se sentindo sozinho? O que fazer para ressignificar essa sensação

Você está se sentindo sozinho? Então, conheça algumas dicas para evitar que esse sentimento esteja presente e te ajude a criar relações interpessoais saudáveis.

O mundo está cada vez mais conectado pela tecnologia e, em meio a tantas novidades, as distâncias nas relações interpessoais são reduzidas. Hoje, se você está se sentindo sozinho, basta pegar um telefone e falar por ligação, vídeo ou mensagem com um amigo, familiar ou mesmo o vizinho que está ali ao seu lado.

Com toda certeza, essas pessoas estão ali para jogar um “papo fora” com você. Mas por que você está ligando para essas pessoas? Ao se sentir sozinho, você tem medo da solidão ou tem medo porque naquele momento realmente precisa conversar com alguém e sentir amado?

Pode não parecer, mas essa é a realidade de muitas pessoas. Algumas se sentem sozinhas e encontram formas para vencer essa solidão; outras querem realmente ficar sozinhas e sentir únicas naquele momento; por fim, há aquelas que estão se sentindo sozinhas, mas não sabem como buscar o conforto.

Vamos mostrar aqui no texto essas diferentes vertentes para te ajudar a compreender qual a sua real situação, e como lidar com essa sensação de estar “se sentindo sozinho”. Acredite, você pode ser ajudado!

Continua após a publicidade

Por que você está se sentindo sozinho?

Se sentindo sozinho - O que fazer para não se sentir assim?
Medium

A princípio, as razões para ser sentir sozinho podem ser várias, mas é preciso ficar atento a todos os sinais. Pois além de ser um desejo ou reação de um comportamento, pode ser um indício da doença depressão.

Você tem muito amigos e familiares e, mesmo assim, está se sentindo sozinho e isolado? Nesta situação algo pode estar errado e é preciso que você precise fique atento aos sinais. A mente humana tem algumas “armadilhas” e é preciso observar todos os fatores e buscar ajuda de especialistas. Neste caso, a solidão pode se tornar uma doença.

Ao contrário do fato acima, você também pode ser uma pessoa com dificuldade de relacionar. O fato de não ter amigos e nem família por perto te deixa mais confortável e faz você se sentir melhor sozinho. Mas você já foi atrás para entender os motivos que te fazem ser assim? Você realmente está bem assim ou é apenas uma maneira de camuflar a ausência de pessoas?

É preciso reavaliar seus comportamentos. As vezes a falta de honestidade consigo mesmo está atrapalhando e o deixando isolado do mundo. Há percepções negativas que podem ser facilmente trabalhadas para você perceber o quanto é bom relações interpessoais. Ou seja, estar com as pessoas e ter com quer compartilhar.

Continua após a publicidade

Como lidar com esse sentimento?

Fazer registros

Se sentindo sozinho - O que fazer para não se sentir assim?
Vix 

Um diário é sempre muito bom para diferentes situações. É ali, no papel, que você consegue se expressar e, ao mesmo tempo, se libertar.

Se você está se sentindo sozinho e não tem com quem compartilhar, escolha o diário. Ele passa a ser o seu refúgio dos pensamentos negativos. Escreva nele todos os seus sentimentos naquele momento. Pode ter certeza que essa forma de se expressar, aos poucos, vai te aliviar.

Leitura

Se sentindo sozinho - O que fazer para não se sentir assim?
Estante Blog

A leitura é a responsável pelo desenvolvimento do autoconhecimento. No momento que se sentir sozinho, lembre-se que você tem ao seu lado importantes ferramentas, como por exemplo, um livro e um filme.

Continua após a publicidade

Ter esse momento consigo mesmo é importante. Buscar boas leituras e bons filmes distraem, mudam o seu pensamento e te aproximam de verdadeiros valores. Além disso, ampliará seus conhecimentos, o que facilita nas relações interpessoais.

Terapia

Se sentindo sozinho - O que fazer para não se sentir assim?
CLIA

Muitas vezes você está se sentindo sozinho e não tem com quem conversar ou, até mesmo, não consegue se abrir com as pessoas que estão próximas. Então, o ideal é buscar uma terapia.

Neste momento você consegue se abrir com o profissional, que está ali, preparado, para escutar e não para julgar. Juntos, vão encontrar o caminho para você enfrentar e sair da solidão.

Meditação

Se sentindo sozinho - O que fazer para não se sentir assim?
Exame

Primeiramente, todos sabem os benefícios que a meditação traz para o corpo e a mente. Tantos são os benefícios, que o indicado é a prática diária de pelo menos 30 minutos. É o momento para você conhecer todas as suas sensações e liberar o que tem de negativo dentro de você.

Continua após a publicidade

Adotar um bicho de estimação

Pet Elegante

A dica para quem está se sentindo sozinho em casa é adotar um animal de estimação. Com toda a certeza ele será o seu melhor companheiro no dia a dia.

Essa nova presença no seu ambiente vai trazer ocupações. Assim como você, ele também precisa de cuidados e carinho. Sempre vai ser um protegendo e ajudando o outro, nos momentos fáceis e difíceis.

Dicas para quando estiver se sentindo sozinho

Mente ocupada

Dreamstime

Já escutou aquele ditado “cabeça vazia é oficina do diabo“? Então, é exatamente isso. Quando você estiver se sentindo sozinho, procure o que fazer e ocupe o seu tempo e a sua cabeça.

Sobretudo, busque atividades que te dão prazer ou que ajudam o próximo. Você vai estar tão ocupado cuidando de você, que não vai ter tempo para pensamentos negativos.

Continua após a publicidade

Novos hábitos e hobbies

Diário da Web

Em segundo lugar, a nossa dica é mudar seus hábitos diários. Se a sua rotina está te deixando triste ou fazendo você se sentir sozinho, procure novos momentos de lazer e hobbies que te atraem e deixam feliz.

Essa mudança de comportamento afasta os sentimentos negativos e, assim, abre novas possibilidades para você ter novos prazeres e conhecer outras pessoas além do seu ciclo.

Saia das influências negativas

Se sentindo sozinho? O que fazer para ressignificar essa sensação

Se você não está em um momento legal, não tem porque também estar com outras pessoas negativas. Busque pessoas alto-astral e de confiança para te ajudarem a sair deste momento de solidão. Com toda a certeza, essas pessoas querem o seu bem e vão te ajudar. Mas cuidado para não sair contando tudo para todo mundo.

Continua após a publicidade

Trabalho como voluntário para não ficar se sentindo sozinho

Lembra que no nosso primeiro tópico falamos sobre manter a mente ocupada. Então o trabalho voluntário pode ser uma ótima opção. Assim você deixa de pensar em si e vai se preocupar com o próximo, com causas importantes, com o meio ambiente, etc.

A partir do momento que você busca ajudar o outro, mostra que você já não está mais sozinho. Pelo contrário, você passa a ter novas preocupações que te fazem refletir o verdadeiro sentido da vida e o quão importante é sair da sua bolha. E assim, criar relações interpessoais saudáveis.

Pense positivo para não ficar se sentindo sozinho

Continua após a publicidade

Por fim, para encerrar nossas dicas, aqui está uma das mais importantes. Pense sempre positivo para atrair energias positivas. De fato, quanto mais você desejar o bem, mais você terá. Da mesma forma, terá mais facilidade em desenvolver relações interpessoais.

Curtiu a matéria? Então, confira a próxima: Solidão – O que é, tipos, níveis o que fazer quando se sentir sozinho.

Fontes: Fãs da Psicanálise; José Roberto Marques.

Imagem de Destaque: A Mente é Maravilhosa.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você