Curiosidades

Você sabe quem são os Shinigami, conhecidos como os deuses da morte?

Os Shinigami são seres da mitologia japonesa que acredita-se que foram inspirados pelo conceito ocidental do Ceifador ou espírito da morte.

Os Shinigami são alguns dos personagens únicos e interessantes da mitologia japonesa. Vistos em outras religiões como Xintoísmo, Budismo e Taoísmo japoneses, os Shinigami foram inspirados pelas histórias ocidentais e principalmente cristãs do Ceifador. Como tal, eles agem como espíritos e deuses da morte na cultura do Japão.

O próprio nome Shinigami significa deuses ou espíritos da morte. Shi é a palavra japonesa para morte, enquanto gami vem do vocábulo japonês para deus ou espírito ‘kami’. Se essas figuras se aproximam de deuses ou espíritos, no entanto, muitas vezes não fica claro porque seus mitos são muito recentes.

Quem são os Shinigami?

Fonte: Pinterest

Enquanto a maioria dos deuses kami no xintoísmo japonês escreveu histórias que datam de milhares de anos, os shinigami nunca são mencionados em textos japoneses antigos ou clássicos.

Apenas no final dos séculos 18 e 19, o Shinigami começou a ser mencionado em vários livros famosos e kabuki (performances de dança dramática japonesa clássica), como Ehon Hyaku Monogatari em 1841 ou Mekuranagaya Umega Kagatobi de Kawatake Mokuami em 1886.

Continua após a publicidade

Na maioria dessas histórias, os Shinigami não são retratados como deuses da morte todo-poderosos, mas como espíritos malignos ou demônios que tentam as pessoas a tirarem a própria vida ou que vigiam as pessoas em seus momentos de morte.

Isso levou a maioria dos estudiosos a teorizar que os Shinigami eram uma nova edição do folclore japonês, inspirada nos mitos do Cristianismo do Ceifador que estava chegando ao país.

Existem também algumas histórias de Shinigami que mostram esses deuses fazendo acordos com pessoas e enganando-os até a morte, dando-lhes pequenos favores. Essas histórias são muito semelhantes aos mitos ocidentais dos demônios da encruzilhada.

Ao mesmo tempo, no entanto, outras histórias ainda mais recentes retratam os Shinigami como deuses reais – seres que presidem o reino dos mortos e fazem as regras cósmicas de vida e morte.

Continua após a publicidade

O Shinigami e os antigos deuses da morte japoneses

Shinigami: o que é e o que fazem esses deuses da morte?
Fonte: Pinterest

O Shinigami pode ser uma nova adição à mitologia japonesa, mas existem alguns deuses da morte no Xintoísmo, Budismo e Taoísmo que são anteriores ao Shinigami e mais tarde foram apelidados como alguns dos principais Shinigami.

Provavelmente, o exemplo mais proeminente de tal divindade é a deusa Shinto da Criação e da Morte – Izanami. Um dos dois kami originais que formaram e povoaram a Terra com seu irmão e marido Izanagi, Izanami acabou morrendo no parto e foi para o submundo Shinto Yomi.

Izanagi tentou salvá-la mas quando viu seu corpo em decomposição ficou em pânico e fugiu, bloqueando a saída de Yomi atrás dele. Isso enfureceu Izanami, o agora morto e ex-kami da Criação, que então se tornou o kami da morte.

Com efeito, Izanami jurou matar mil pessoas por dia, bem como dar à luz kami e yokai (espíritos) da morte disformes e malignos.

Continua após a publicidade

Outros tipos de espíritos da morte

Shinigami: o que é e o que fazem esses deuses da morte?
Fonte: Pinterest

Ainda assim, Izanami nunca foi chamada de Shinigami na literatura clássica japonesa antes do período Edo – ela só recebeu o título de Primeiro Shinigami Shinto depois que os shinigamis japoneses se juntaram ao folclore do país.

A Deusa da Morte Shinto, entretanto, não é a única divindade a ser apelidada de Shinigami. Yama é o Shinto kami do Submundo Yomi e agora ele também é visto como um velho Shinigami. O mesmo vale para o oni – um tipo de espírito Shinto yokai que se assemelha a demônios, trolls ou ogros.

Há também o deus budista japonês Mara, que é um demônio celestial rei da morte que agora também é visto como um Shinigami. No taoísmo, existem os demônios Cara de Cavalo e Cabeça de Boi que também eram vistos como Shinigami após o período Edo.

Função do Shinigami

Fonte: Pinterest

Como os deuses japoneses, os Shinigami se tornaram sinônimos de morte, provavelmente ainda mais do que os próprios ceifadores ocidentais.

Continua após a publicidade

Muitas das histórias de Shinigami do século XVIII retratam estes demônios como os responsáveis sussurrar pensamentos suicidas nos ouvidos das pessoas. Ademais, o deus da morte também possuiria pessoas e as levaria à morte em lugares perigosos como montanhas ou trilhos de trem.

Por outro lado, os Shinigami às vezes recebem um papel mais moralmente ambíguo – como guias espirituais dos moribundos para a vida após a morte. Nesse contexto, os Shinigami são vistos como ajudantes.

Por causa dessas associações, existem muitas superstições em torno do Shinigami. Por exemplo, alguns acreditam que você deve beber chá ou comer arroz antes de dormir para evitar ser possuído por Shinigami se você foi cuidar de alguém durante a noite.

Ceifadores na cultura pop

Shinigami: o que é e o que fazem esses deuses da morte?
Fonte: Pinterest

Os Shinigami podem ser novos na literatura japonesa clássica, mas são muito comuns na cultura pop moderna. Os exemplos mais famosos são a série/anime/mangá Black, onde os ceifadores são uma seita de samurais japoneses celestiais que mantêm a ordem na vida após a morte.

Continua após a publicidade

No similar anime/mangá Death Note, os Shinigami são espíritos demoníacos grotescos, mas moralmente ambíguos, que escolhem aqueles que estão fadados a morrer escrevendo seus nomes em um caderno. Toda a premissa da série é que um desses cadernos caia na Terra, onde um jovem o encontra e começa a usá-lo para governar o mundo.

Outros exemplos famosos da cultura pop que retratam diferentes versões do Shinigami incluem o mangá Black Butler, a famosa série Teenage Mutant Ninja Turtles, a série de anime Boogiepop Phantom, o mangá Initial D e outros.

Shinigamis em Death Note

Rei da morte

Fonte: Pinterest

O Rei da Morte é responsável por distribuir os diários Death Note entre os Shinigami no reino. Todos os Shinigami se referem a ele como “Velho” por causa de sua idade. Enquanto o Shinigami é instruído a devolver qualquer diário extra do Death Note ao Rei da Morte, ele foi facilmente subornado para dar uma segunda cópia de 13 maçãs.

Sidoh

Shinigami: o que é e o que fazem esses deuses da morte?
Fonte: Pinterest

Com uma queda por doces, o covarde Sidoh foi em busca de seu Death Note depois que Ryuk o roubou. Seu Death Note foi posteriormente apreendido pela gangue de Mello, forçando-o a colaborar com eles na esperança de recuperá-lo. Aliás, Sidoh tem uma aparência mumificada e sua boca lembra o bico de um canário.

Continua após a publicidade

Gelus

Fonte: Pinterest

Não existem muitas regras no Reino Shinigami, mas um ato que é desaprovado é usar o Death Note para estender a vida de um humano. Desse modo, Gelus, um Shinigami surpreendentemente atencioso com uma aparência agradável, desobedece a ordem natural salvando uma jovem Misa Amane de seu perseguidor obsessivo. Sua punição por salvar sua vida foi a morte por desintegração.

Midora

Fonte: Pinterest

Desenvolvendo um gosto por bananas, Midora é um Shinigami com um corpo de salamandra e um sorriso torto. Ela subornou o Rei da Morte por uma cópia extra do Death Note, que ela deu a um humano apenas referido como “C-Kira” ou “Cheap-Kira”. Ao contrário do Kira real, “C-Kira” não conseguiu lidar com a pressão do Death Note e escreveu seu próprio nome nele uma vez que Near os chamou publicamente.

Nu

Fonte: Pinterest

Nunca tendo que se preocupar em perder a visão, Nu é uma Shinigami com olhos por todo o corpo de rocha. Nu é considerado o segundo Shinigami mais poderoso do Reino da Morte – um feito incrível para uma criatura tão obscura.

Armonia Justin Beyondormason

Shinigami: o que é e o que fazem esses deuses da morte?
Fonte: Pinterest

Todo mundo precisa de um braço direito. Então, para o Rei da Morte, Armonia Justin Beyondormason serve bem a essa função. Descrito como “orgulhoso” pelo artista do Death Note Takeshi Obata.

Continua após a publicidade

Além disso, Armonia é um Shinigami altamente inteligente que informa Sidoh sobre seu Death Note roubado e fornece a ele regras sobre como interagir com humanos.

Calikarcha

Fonte: Pinterest

Entre aqueles que escreveram em seu Death Note no episódio um do anime estava Calikarcha, um Shinigami cuja aparência é considerada estranha até mesmo para os padrões dos ceifadores.

Mas, o que torna Calikarcha estranha? As duas fileiras de olhos (quatro olhos cada) postas na lateral da cabeça da criatura, junto com o pequeno bico e presas parecidas com mamutes. Semelhante a outros Shinigami, Calikarcha tem seu prazer culinário: mirtilos.

Daril Ghiroza

Fonte: Pinterest

Daril Ghiroza, uma mulher Shinigami com um design de influência asiática, foi originalmente concebida como um personagem que perderia seu Death Note e seria comandada por um humano.

Continua após a publicidade

Embora o papel no final fosse para Sidoh, Daril ainda desempenhou um papel na história, embora menor. Desse modo, ela gosta de jogos de azar, acessórios de metal e empilhar esqueletos humanos como peças de Jenga.

Deridovely

Fonte: Pinterest

Outro ceifador ou Shinigami é Deridovely. Carregando uma foice, Deridovely é talvez a coisa mais próxima da interpretação ocidental da Morte. Ele é tenebroso e usa uma máscara de osso sobre o rosto.

Gook

Shinigami: o que é e o que fazem esses deuses da morte?
Fonte: Pinterest

Gook é o outro Shinigami visto com Ryuk e Deridovely no primeiro episódio do anime. Embora goste de jogar, Gook aparentemente é ruim nisso. Fora do crânio de chifre longo, a segunda característica proeminente de Gook é sua preguiça.

Zellogi

Fonte: Pinterest

Zellogi é um ceifador intrigado com a humanidade. Na verdade, ele tem um interesse particular por Ryuk depois de saber que seu Death Note está na posse de um humano.

Continua após a publicidade

Arma

Shinigami: o que é e o que fazem esses deuses da morte?
Fonte: Pinterest

Exclusivo para os filmes japoneses Death Note, Arma é um Shinigami branco pálido cujo torso se assemelha ao exoesqueleto de um inseto. Da mesma forma que Gelus, Arma faz de tudo para proteger seu humano, empregando o Death Note. Neste caso, era o humano chamado Ryuzaki, o verdadeiro sucessor de L, que o Shinigami estava tentando proteger.

Beppo

Fonte: Pinterest

O Shinigami de ouro conhecido como Beppo faz sua aparição no live action de Death Note. Ele cumpre seu papel no filme informando à Força-Tarefa Japonesa que apenas seis Death Notes podem funcionar no mundo humano de uma vez – sendo ele um deles.

Kinddara Guivelostain

Shinigami: o que é e o que fazem esses deuses da morte?
Fonte: Pinterest

Embora nunca tenha aparecido na história oficial do Death Note, Kinddara Guivelostain aparece no último volume do mangá. A única coisa que se sabe sobre essa Shinigami é que ela tem uma “aparência feroz e sórdida”.

Shinigami sem nome (Light Yagami)

Fonte: Pinterest

Por fim, temos um ceifador que não tem nome. Todavia, enquanto este Shinigami sem nome só aparece no anime especial Death Note Relight 1: Visions of a God, muitos fãs acreditam que este Shinigami é a reencarnação de Light Yagami.

Continua após a publicidade

Assim, a popular teoria dos fãs aponta para as semelhanças entre o vestuário, o estilo e a fala dos dois personagens como prova.

Então agora que você sabe o que são Shinigami, leia também: Seinen, o que é? História + Top 10 melhores animes do gênero

Próxima página »

Escolhidas para você