Significado de Odisseia: história e curiosidades do poema grego

A Odisseia de Homero conta a história do herói grego Odisseu após a Guerra de Tróia, e sua jornada de aventuras na volta para ilha de Ítaca.

Significado de Odisseia: história e curiosidades do poema grego

A Odisseia é um poema épico escrito pelo poeta grego Homero no século 8 a.C. Em suma, ela conta as muitas aventuras do herói Odisseu. O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que também ficou conhecido como Ulisses. O poema começa com Odisseu contando a história de suas aventuras. Ele está tentando voltar para casa há dez anos.

Odisseu começou sua jornada após o fim da Guerra de Tróia. Na tradição grega, a guerra durou dez anos. Odisseu então passou mais dez anos voltando para casa apesar da hostilidade de Poseidon, deus da terra e do mar.

O retorno de Odisseu à sua ilha, entretanto, não é o fim de suas aflições. Ele descobre que 108 jovens da vizinhança invadiram sua casa para pressionar sua esposa Penélope a se casar com um deles.

O impasse existe, e só é resolvido por um concurso de arco no final do poema, que então leva ao massacre de todos os pretendentes por Odisseu e seu filho Telêmaco. A paz na ilha é eventualmente restaurada com a intervenção de Atenas, deusa da sabedoria, da vitória e da guerra.

Estrutura da Odisseia de Homero

Fonte: Pinterest

A Odisséia, assim como a Ilíada, é dividida em 24 livros ou cantos, correspondendo às 24 letras do alfabeto grego. As rapsódias são divididas em três partes chamadas de Telemaquia, Ápologos e Mnesterofonia, respectivamente.

Na seção intermediária do poema, Odisseu descreve todos os desafios que enfrentou ao tentar voltar para casa. Isso inclui monstros de vários tipos, uma visita à vida após a morte, canibais, bem como drogas, mulheres atraentes e a hostilidade do próprio Poseidon.

Esses desafios se assemelham aos de heróis anteriores, como Hércules e Jasão. Na Ilíada , o herói Aquiles não enfrenta tais desafios, indicando que a Odisseia tem uma ideia muito diferente de heroísmo.

Principais aventuras do herói no poema

Fonte: Pinterest

Aqui estão algumas das aventuras vividas pelo herói e seus homens na obra:

Comedores de Lótus

Em primeiro lugar, o poema traz a aventura de Odisseu foi na ilha dos Comedores de Lótus. Essas pessoas comiam apenas plantas. Desse modo, elas deram a alguns de seus homens uma planta que os fez esquecer de casa e querer ficar com os Comedores de Lótus. Então, o herói teve de arrastar seus homens até os navios e acorrentá-los para que continuassem a jornada.

Ciclopes

Odisseu e seus homens pousaram em seguida em uma ilha habitada por gigantes de um olho só chamados Ciclopes. Eles foram capturados em uma caverna por um dos Ciclopes chamado Polifemo. Como resultado, para fugir, agarraram-se ao traseiro das ovelhas enquanto saíam para pastar.

Éolo

Em certo ponto, Odisseu chegou à ilha de Éolo, o deus dos ventos. Éolo concordou em ajudar o herói a voltar para casa. Assim, ele deu ao herói uma bolsa contendo as energias dos ventos, então ele enviou um vento forte para levar seus navios para Ítaca.

Os homens estavam quase em casa, na verdade eles podiam ver a ilha de Ítaca, quando um deles decidiu abrir o saco para ver o que havia dentro. Ele deixou os ventos escaparem do saco e eles os sopraram de volta para Éolo.

Cila e Caribdis

Fonte: Pinterest

Enquanto continuava a navegar para casa, a tripulação teve que passar por uma reta perigosa. Lá eles encontraram um monstro chamado Cila. Cila tinha seis cabeças e 12 tentáculos.

Com suas seis cabeças, ela agarrou seis dos homens de Odisseu. Isso permitiu que o navio fugisse. No entanto, o navio logo encontrou o terrível redemoinho chamado Caribdis. Eles escaparam por pouco de serem puxados para as profundezas do mar.

Calipso

Eventualmente, todos os homens de Odisseu morreram durante as aventuras e seus navios foram destruídos. Apenas Odisseu sobrou e ele flutuou no oceano agarrado a um pedaço de madeira por nove dias. Finalmente, ele pousou em uma ilha governada pela ninfa Calipso.

Calipso se apaixonou pelo herói. Ela queria que ele ficasse com ela para sempre, e por isso, o manteve cativo por sete anos. A deusa Atena começou a sentir pena de Odisseu, então, ela pediu a Zeus que fizesse Calipso libertá-lo.

Finalmente em casa

Depois de vinte anos, Odisseu finalmente voltou para casa. Ele se disfarçou no início, pois havia muitos homens em sua casa tentando convencer sua esposa Penélope a se casar com eles. Eles tinham certeza de que Odisseu estava morto.

A esposa do herói havia organizado um concurso. Qualquer homem que pudesse atirar uma flecha em 12 cabeças de machado ganharia a mão dela em casamento. O herói, disfarçado de mendigo, foi o único a atirar. Então, ele então matou todos os homens e se revelou para sua esposa.

Fatos interessantes sobre a Odisseia

Fonte: Pinterest
  • O ditado “entre Cila e Caribdis” costuma significar que você está preso entre dois perigos.
  • Foi Odisseu quem teve a ideia do cavalo de Tróia que ajudou os gregos a derrotar os troianos na Guerra de Tróia.
  • O cachorro de Odisseu, Argos, o reconheceu, embora ele estivesse disfarçado e já se passaram 20 anos.
  • Odisseu é chamado de Ulisses pelos latinos e romanos.
  • Muitas das histórias da obra grega foram transmitidas oralmente por centenas de anos antes de Homero escrevê-las.

Quem foi Homero?

Significado de Odisseia: história e curiosidades do poema grego
Fonte: Pinterest

Do nome grego ‘Ομηρος (Homeros), derivado de’ ομηρος (homeros) que significa “refém, penhor”. Homero foi o poeta épico grego que escreveu a Ilíada, sobre a Guerra de Tróia, e a Odisseia, sobre a viagem de Odisseu para casa após a guerra.

Homero nasceu aproximadamente no século 8 ou 9 a.C. Ele era o filho de Telêmaco e Epikaste, e acredita-se ter sido um contador de histórias e cantor tribunal. Embora existam vários relatos de quando Homero viveu, ele é creditado como o primeiro e o maior poeta épico, e o autor da primeira literatura conhecida da Europa.

Por fim, acredita-se que Homero viveu em Iona, com base em seu dialeto, mas outros sugerem que ele viveu na ilha de Chios. Também se acredita que Homero era cego, mas não existem provas de uma forma ou de outra. Os poemas épicos de Homero Ilíada e Odisseia foram escritos durante a era da Guerra de Tróia, devido à sua importância na cultura grega.

Então, gostou deste artigo? Pois confira também: Ulisses, quem foi? Origem e história do herói da mitologia grega

Fontes: Toda Matéria, Britannica, Significados, Brasil Escola

Fotos: Pinterest

Outras postagens