Curiosidades

Símbolo da farmácia – Origem, história e significado do símbolo

Já se perguntou de onde vem a taça e a cobra que representam farmácia? Então saiba o significado e a história do símbolo da farmácia

Por Lucas Alves

-

Você já deve ter se deparado, em algum momento da vida, com o símbolo da farmácia. Além de ser um símbolo muito presente entre os estudantes da área, ele é bem reforçado nas farmácias e jalecos.

Em síntese, ele é representado por uma taça entrelaçada por uma cobra. A cobra representa o poder e a ciência do renascimento, ao mesmo tempo, que pode ser a cicatrização que os medicamentos proporcionam. Já, a taça, é a cura.

A serpente em si é um símbolo da área da saúde. Então, se você bem observar, as áreas de fisioterapia e medicina também possuem a cobra como uma das integrantes do simbolismo.

Todo esse simbolismo vem antiguidade, da mitologia grega. Asclépio, considerado o Deus da Saúde, tinha na sua representação física, duas serpentes.

Quer saber mais dessa história do símbolo? Continue sua leitura por aqui.

História do símbolo da farmácia

Símbolo da farmácia - História, de onde surgiu e o significado
Wikpédia

A história, em suma, inicia com a relação do centauro Chiron e o Deus Asclépio. Chiron se dedicava aos conhecimentos de cura, enquanto Asclépio era o Deus da Saúde.

Então, eles tinham o poder de cura e de ressuscitar pessoas. Mas, a inveja sempre foi o maior dos pecados. O deus dos deuses, Zeus, não aceitava esse poder de Asclépio. Ele decidiu, assim, matar o deus da medicina para reafirmar sua soberania no Olimpo.

Esse foi o fim de Asclépio, que foi substituído por sua filha Hígia. Na representação da deusa da saúde e da higiene tinha um taça. Assim, ao assumir o lugar do pai, ela tem a cobra como herança.

Este encontro de simbolismo de pai (cobra) e filha (taça) é que resultou no símbolo da farmácia.

Significado do símbolo da farmácia

Símbolo da farmácia - História, de onde surgiu e o significado
Farmácia por Prazer

A taça da Deusa Hígia simboliza a cura, enquanto a serpente de Asclépio é relacionada ao poder, à ciência do renascimento, inteligência, sabedoria e cicatrização.

Desde a antiguidade, as cobras sempre participaram e tiveram forte simbologia na cultura. Por exemplo, umas das famosas histórias foi a de Adão e Eva.

E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: Símbolo da psicologia – História, origem e a pedra do curso.

Fontes: Dicionário de Símbolos; Educa Mais Brasil; PFarma.

Imagem de Destaque: Diário Farma.

Próxima página »

Escolhidas para você