Curiosidades

Símbolo da psicologia – História, origem e a pedra do curso

Sabe qual o símbolo da psicologia? Sabe qual é a pedra dos anéis de formatura desse curso? Então confira aqui todas essas informações

O símbolo da psicologia não é apenas uma retratação simples. Contém algo de mitológico por trás.

O “psi” é a vigésima terceira letra do alfabeto grego, mas foram os romanos quem evoluíram para o termo psique. Com essa evolução da palavra, o termo passou a ser identificado como o estudo da alma.

Essa é a explicação aceita pela origem desse simbolismo, no entanto, novas versões acabam surgindo, causam confusões e levantam debates. Há depoimento que esse simbolismo seria também um tridente. É isso mesmo: aquele do diabo.

Essa teoria, tinha até certo sentido levando em consideração o contexto da época, visto que as doenças mentais eram consideradas coisas diabólicas.

Continua após a publicidade

Isso porque esses distúrbios, até então, não poderiam ser curados pelo homem. Portanto, não demorou a serem taxados como bruxarias, feitiços e interferências sobrenaturais.

Mas, você sabe a real história por trás do símbolo da psicologia?

História do símbolo da psicologia

Símbolo da psicologia - História, de onde surgiu e a pedra do curso
Vanessa Reis

Como vimos anteriormente, os romanos evoluíram a letra do alfabeto grego “psi” para o termo “psyque”. É claro que os significados também evoluíram e essa ideia foi integrada a força da vida do ser humano. Ao unir a “logia”, deixa de ser o estudo da alma e se transforma no que temos hoje, o estudo da mente humana.

Mas, antes de se chegar ao estudo da mente humana, há também a visão fechada dos gregos. A palavra “psique” também significava borboleta. Quando morriam, esse animal representava a liberdade para ele. Ou seja, é o renascimento da alma. Em alguns momentos ainda há representações da borboleta como símbolo da psicologia, mas essa não é a oficial e nem reconhecida pelo conselho de classe.

Continua após a publicidade

Tridente no símbolo da psicologia

O tridente é outro simbolismo que vimos. No entanto, muitas vezes criticado e não aceito pela forte carga emocional que a palavra carrega.

Ele representa os três pontos das correntes psicológicas: comportamentalismo, psicanálise e humanismo. Por outro lado, há ainda novas opiniões que discordam desse pensamento inicial.

Para o pai da psicanálise, Sigmund Freud, as pontas são a tríade da força: inconsciente, pré-consciente ou consciente. Outros já afirmam ser as forças do inconsciente humano.

E por fim, mas não menos significativo, há depoimentos de que representam as três pulsões humanas: sexualidade, espiritualidade e a autoconservação.

Continua após a publicidade

Tridente na religião

Símbolo da psicologia - História, de onde surgiu e a pedra do curso
Queila Cristian

Já na tradição religiosa católica, o tridente simboliza a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. E, por outro lado, como já afirmado anteriormente, é o instrumento do diabo, representando o castigo e a culpa.

Esse também é um instrumento dos deuses indianos. Shiva, o deus supremo do Hinduísmo, carrega esse objeto para destruir e transformar os pensamentos negativos dos humanos.

Uma outra referência que ainda há para o tridente é em relação ao deus grego, Poseidon. O deus dos mares carregava um tridente como símbolo e, sempre que necessário, era com esse instrumento que atacava os inimigos e capturava suas almas.

Desta forma, o tridente representa os três papéis principais no mundo, que é a criação, a destruição e a preservação. Seria esse o equilíbrio do estudo da mente humana?

Continua após a publicidade

O mito do Cupido e Psique

Símbolo da psicologia - História, de onde surgiu e a pedra do curso
Mega Curioso

Psique também é uma linda deusa na mitologia grega. Assim em uma cena de inveja, a deusa Afrodite manda que o filho Eros (Cupido) usasse uma flecha para atirar em Psique. No entanto, antes desse plano concretizar, Eros se apaixona por Psique.

Eros conquistou Psique e ela realmente também se apaixonou por ele. A bela e jovem mulher Psique, com asas de borboleta, hoje também representa o símbolo da psicologia.

Pedra do curso de psicologia

Símbolo da psicologia - História, de onde surgiu e a pedra do curso
Significado das Pedras

A pedra lápis-lazúli é a definida, por resolução do Conselho Federal de Psicologia, para representar a profissão de psicólogo, assim como produção dos anéis de formatura. Essa pedra tem no seu simbolismo a amizade, por meio do equilíbrio das emoções; e as relações pessoais, por meio da evolução da mente.

E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: Símbolo da farmácia – História, de onde surgiu e o significado.

Continua após a publicidade

Fontes: A Mente é Maravilhosa; Dicionário de Símbolos; Poésie; Rosemeire Zago.

Imagem de Destaque: Instituto Logos.

Próxima página »

Escolhidas para você