Curiosidades

Símbolo do Batman: a evolução do símbolo do Cavaleiro das Trevas

Quem não conhece o Homem-morcego, o icônico personagem das histórias em quadrinhos da DC. Mas, você sabia que o símbolo do Batman mudou ao longo dos anos?

Quem não conhece o super herói da DC, Batman, o Cavaleiro das Trevas? Que vem defendendo a cidade de Gotham City contra todos os vilões. Em suma, o homem-morcego existe desde 1939 e foi criado por Bob Kane com auxílio de Bill Finger. No entanto, ao longo dos anos, o símbolo do Batman, que identifica o herói, passou várias modificações.

Em suma, o personagem foi criado como uma resposta ao grande sucesso de Superman. No entanto, ao contrário do Homem-de-Aço, Batman não possui super poderes. Pois, é um humano chamado Bruce Wayne, um órfão milionário que usa seus recursos e influência para combater o crime.

Dessa forma, o personagem teve sua estreia nos quadrinhos no número 27 da série Detective Comics. Desde então, Batman já ganhou filmes, HQs, games, jogos, diversos produtos e diferentes uniformes. Que da mesma forma que o símbolo do Batman, foi mudando ao longo dos anos.

Por fim, o icônico símbolo do Cavaleiro das Trevas se trata de um morcego. Que simboliza seu maior medo. Sendo que, a identificação do personagem com o morcego, é sua maneira de enfrentar seus maiores temores.

Continua após a publicidade

Símbolo do Batman: origem e significado

Símbolo do Batman: a evolução do símbolo do Cavaleiro das Trevas
Multiversos

O símbolo do Batman tem relação com o próprio personagem. Em suma, o símbolo tem como significado os conflitos internos, as trevas de um super herói sem poderes. Que mesmo assim, enfrenta seus medos e temores para fazer o bem e combater os vilões de Gotham City.

Durante os 82 anos do personagem Batman, criado em 1939 por Bill Finger e Bob Kane. O símbolo do Batman se modificou diversas vezes. No entanto, a presença do contorno do morcego sempre esteve presente.

Twitter

Ademais, o morcego é um animal que apresenta dois simbolismos. Pois, apresenta aspectos negativos e positivos. Ou seja, representa tanto a morte e as trevas, quanto o renascimento e felicidade. Sendo que o renascer, tem tudo a ver com o Homem-morcego.

Pois, após perder seus pais quando ainda era criança, Bruce Wayne precisou encontrar forças para superar tudo o que sofreu. E, assim se tornar uma pessoa melhor. Cujo maior objetivo era praticar a justiça combatendo a criminalidade.

Continua após a publicidade

Bat-sinal

The Watch Forum

Outro símbolo do Batman muito conhecido é o Bat-sinal. Que é composto pela logo do personagem, mas em formato de projeção.

Em suma, o Bat-sinal representa um sinal de alerta ou pedido de socorro. Que é utilizado para chamar o Batman quando há algo ameaçando a paz de Gotham City.

Por fim, o Bat-sinal teve sua estreia no quadrinho chamado The Case of the costume-Clad Killers, lançado em 1942.

A evolução do símbolo do Batman

Multiversos

Ao longo dos seus 82 anos, o símbolo do Batman passou por uma evolução. Desde sua primeira aparição em 1939, o símbolo do morcego passou por modificações.

Continua após a publicidade

Em suma, são cerca de 15 logos diferentes somente nos quadrinhos do Homem-morcego. Entretanto, o símbolo mais icônico de todos é o com formato oval amarelo, onde as asas do morcego estão abertas e cobrem toda a parte oval.

Twitter

Então, de todos os símbolos do Batman, qual é o seu preferido? Deixe aqui nos comentários. E, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Batman – História e evolução do herói nos quadrinhos.

Fontes: Mega Curioso; Dicionário de Símbolos; Veja;

Imagens:

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você