Curiosidades

Sininho da garganta, o que é? Qual a sua função no organismo

Antigamente acreditavam que a úvula, aquele sininho da garganta, não tinha nenhuma função no corpo. Mas essa afirmação está errada.

Atualizado em 13/10/2020

Quem nunca ficou na frente do espelho de boca aberta analisando aquele sininho da garganta? Na verdade, o nome desse sininho é úvula.

E assim como todas as partes da nossa boca, a úvula tem uma função importante para o organismo. E não, não é só ficar ali de enfeite na garganta.

Contudo, antes de falar sobre o sininho da garganta, vamos aprender um pouquinho mais sobre a nossa boca. Em primeiro lugar é necessário saber que o céu da boca é revestido por palato.

Palato é um tecido que é revestido por uma membrana úmida. Além disso, o palato possui duas partes. O primeiro é o palato duro, que fica na parte da frente e é responsável por separar a cavidade nasal da boca.

O outro é o palato mole. Este fica na parte de trás do céu da boca e tem uma função totalmente diferente. Enfim, ele auxilia no trabalho de bloquear a garganta enquanto estamos comendo ou bebendo.

Para que serve o sininho da garganta

Úvula
Fonte: Sorridere

O sininho da garganta, ou úvula, fica no palato mole entre as amígdalas. E por fim, tudo isso fica na faringe, aquela abertura da garganta. Mas e pra que serve o nosso sininho da garganta? Segundo a Universidade Estadual de Óregon, ele ajuda na hora de engolir.

Ou seja, quando nós engolimos, o palato mole e o sininho da garganta se move pra cima. Assim os líquidos ou alimentos que estão sendo consumidos não vão para a cavidade nasal.  Antigamente, algumas teorias falavam que a úvula não tinha nenhuma função.

Além disso, o sininho da garganta também auxilia na fala e evita que as pessoas se engasguem quando engole ao muito grande. O que ocorre é que, quando um alimento maior que o devido, alcança a parte de trás da garganta, nós sentimos náuseas.

Inflamação da úvula

Fonte: Pinterest

Assim como a garganta e as amígdalas, o sininho da garganta também inflama e contrai doenças. Esse caso é conhecido como uvulite. Essa doença é causada geralmente por causa de uma infecção na úvula. Contudo, pode acabar se tornando uma lesão o uma alergia. Seus sintomas são:

  • Dor de garganta
  • Dificuldade pra engolir
  • Vermelhidão e inchaço na área
  • Sensação de algo preso na garganta

Os sintomas são bem semelhantes a uma inflamação na garganta. Portanto, a opção correta é consultar com um médico. Entretanto, existem alguns remédios caseiros e dicas que ajudam a aliviar a dor.

  • Fazer gargarejos com água morna e sal
  • Usar um spray de garganta
  • Beber muito líquido
  • Não fumar e evitar exposição à fumaça

Apneia do sono

sininho da garganta
Fonte: Huffpostbrasil

Não é o sininho da garganta que causa o ronco, mas, ele auxilia no aumento desse som. Primeiramente, o que causa o som do ronco é a vibração do palato mole e dos tecidos circundantes. Contudo, quando uma úvula é alongada e o palato mole é mais espesso, o fluxo de ar pode reduzir ainda mais e aumentar a vibração. Ou seja, o som.

Aumento do sininho da garganta

úvula
Fonte: Youtube

Como dito anteriormente, o sininho da garganta pode acabar se alongando. Em alguns casos, de forma anormal. Isso ocorre por alguns motivos, como:

  • Dormir de boca aberta
  • Frio intenso
  • Bebidas alcoólicas geladas

Apesar de não fazer nenhum mal específico, a sensação é desagradável e pode gerar um incomodo e um mal estar, principalmente quando a pessoa for tentar escarrar.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Manobra de Heimlich – Como fazer em situações de asfixia

Imagens: Prevention, Pinterest, Sorridere, Huffpostbrasil e Youtube

Fontes: Superinteressante, Jetss, Fatosdesconhecidos e Colgate