Curiosidades

Sintomas de alergia – Como reconhecer as principais reações alérgicas

É importante conhecer os principais sintomas de alergias para identificar quando o corpo está manifestando algum tipo de reação adversa

Por P.H Mota

A alergia é uma resposta de hipersensibilidade preparada pelo corpo após reações com agentes variados. Por conta das diferentes causas e reações possíveis, é importante conhecer os sintomas de alergia, até mesmo para fazer um diagnóstico da crise em tempo hábil.

Essa predisposição atinge pessoas de qualquer idade, atingindo cerca de 10 a 20% de toda a população mundial. Dependendo da intensidade das reações alérgicas, os pacientes podem ter a qualidade de vida comprometida. Essa intensidade é variável, dependendo da cada paciente, e pode  ir de irritações simples até fatais (chamadas de anafilaxias).

A princípio, a maioria das alergias não pode ser curada, mas podem ser tratadas e aliviadas para que os pacientes consigam conviver com a condição.

Alergias respiratórias

Sintomas de alergia - como reconhecer as principais reações alérgicas
WebMD

Esse tipo de reação alérgica é caracterizado por inflamações crônicas nas vias respiratórias. Ela costuma surgir quando as vias de respiração entram em contatos com substâncias diversas, incluindo poeira, bolor e pelos de cães e gatos, dentre outros.

Continua após a publicidade

Entre as mais comuns, por exemplo, estão asma e rinite alérgica, assim como reações a ácaros, fungos e animais.

Geralmente, os principais sintomas de alergias desse grupo envolvem vermelhidão no nariz, espirros e coceiras constantes e secreção nasal. Além disso, também pode haver dificuldade de respiração, tosse seca, vermelhidão nos olhos e dores de cabeça.

No caso da asma, também podem ser percebidas crises de falta de ar e cansaço, além de chiado e sensação de aperto no peito.

De forma geral, os tratamentos para alergias respiratórias envolvem o controle dos ambientes, a fim de eliminar pós, pelos e outros agentes capazes de desencadear as reações. Além disso, é possível fazer tratamento com medicamentos que ajudam a aliviar e controlar as crises alérgicas.

Continua após a publicidade

Alergias dermatológicas

Sintomas de alergia - como reconhecer as principais reações alérgicas
Free Press Journal

Nesse grupo, estão as alergias que atacam a pele, como dermatite atópica, dermatite de contato, urticária, angioedema e estrófulo (alergia a picadas de mosquitos e pulgas). Também é comum que os acometidos com essas condições apresentem alguma tendência hereditária.

No caso da dermatite atópica, por exemplo, essa predisposição afeta a produção de anticorpos IgE. Dessa maneira, os pacientes acabam apresentando uma reação exagerada alguns estímulos, gerando as irritações que podem evoluir para eczemas. Já a dermatite de contato desenvolve-se após o contato da pele com compostos ( detergentes, água sanitária) ou objetos (bijuterias, esmaltes) específicos.

Além disso, outras variações ainda envolvem reações alérgicas específicas causadas por picadas de insetos ou mesmo o contato com alguns alimentos e medicamentos.

De forma geral, os sintomas envolvem vermelhidão da pele e coceira intensa. Algumas reações também podem gerar as eczemas, ferimentos inflamatórios crônicos em algumas partes do corpo. Além disso, também podem atingir camadas mais profundas, incluindo lábios, pálpebras, mãos, pés, genital e face.

Continua após a publicidade

Reações alérgicas a alimentos

Sintomas de alergia - como reconhecer as principais reações alérgicas
American Society for Nutrition

A princípio, a maioria das reações causadas por alimentos possuem alguma origem não-alérgica. Ou seja, elas vêm de reações tóxicas e intolerâncias, como diarreia após o consumo de alimentos contaminados ou problemas para processar algum nutriente específico (como a lactose).

As reações do corpo vão variar de acordo com a intensidade da alergia, bem como com a quantidade de alimento ingerido. Entre os alimentos que causam reações adversas estão leite de vaca, ovos, amendoim, soja, frutos do mar (principalmente camarão) e nozes.

Os principais sintomas de alergia a alimentos envolvem reações dermatológicas, bem como gastrointestinais (incluindo vômito e diarreia), além de anafilaxia em casos mais extremos.

Alergia a medicamentos

Sintomas de alergia - como reconhecer as principais reações alérgicas
My Allergy Dr.

De acordo com a classificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os sintomas de alergia a medicamentos são observados quando surgem reações com efeitos nocivos e indesejados após o consumo de uma droga. Além disso, a classificação considera que o consumo tenha sido feito dentre das doses previstas e indicadas.

Continua após a publicidade

Entre os principais sintomas observados, estão reações similares às conhecidas nas alergias respiratórias e dermatológicas. No entanto, em alguns casos também pode haver dificuldade para abrir os olhos ou febre acima de 38 ºC.

Fontes: Minha Vida, Tua Saúde, Tua Saúde, Leti

Imagens: My Allergy Dr., American Society for Nutrition, Free Press Journal, WebMD, Dr Lal PathLabs

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você