Saúde

Sintomas de cárie – Principais sinais e formas de tratamento

Os sintomas de cárie dependem da evolução da condição dentro da boca, e podem aparecer somente em estágios mais avançados.

Por P.H Mota

Os sintomas de cárie podem variar conforme a evolução da condição nos dentes. A princípio, ela surge a partir do dano de ácidos produzidos pela placa bacteriana. Sendo assim, o primeiro sinal a se observar costuma ser a formação dessa placa na boca, com algumas manchas opacas e esbranquiçadas.

A partir daí, os sintomas podem variar de acordo com a evolução dos casos. Caso o esmalte dentário seja muito danificado, por exemplo, as manchas podem ficar cada fez mais escuras e visíveis. Além disso, os tecidos podem sofrer danos mais profundos, com o surgimento de sensibilidade e dores.

Caso a cárie não seja tratada apropriadamente, pode levar à inflamações da gengiva, perda dos dentes e até mesmo risco a outros ossos da face.

Principais sintomas de cárie

Sintomas de cárie - principais sinais e formas de tratamento
EU Odonto

Dor de dente: a dor de dente é um dos principais sintomas de cárie, mas costuma surgir apenas em estágios mais avançados do problema. Quando elas chegam aos nervos, a dor pode ser constante e intensa.

Continua após a publicidade

Sensibilidade: por conta da interferência nos nervos, as cáries provocam alteração na sensibilidade dos dentes. O desconforto pode surgir com alimentos quentes ou frios, ou mesmo com o toque, em casos mais extremos.

Incômodo ao mastigar: seja por causa das dores ou da sensibilidade, os sintomas da cárie também costumam envolver dificuldade ao mastigar os alimentos.

Continua após a publicidade

Mau hálito: a presença de mau hálito é comum na condição por causa do acúmulo de alimentos nas lesões da boca, provocando o cheiro desagradável.

Inchaço nas gengivas: caso não sejam tratadas, as cáries podem atingir a polpa do dente, a raiz e as gengivas. Nesses casos, a inflamação pode provocar inchaço ou sangramento na área.

Continua após a publicidade

Buracos nos dentes: as cáries formam pequenos furos nos dentes, provocando marcas perceptíveis por toque e visão.

Causas e fatores de risco

Sintomas de cárie - principais sinais e formas de tratamento
Odonto Company

O surgimento dos sintomas de cárie se dão a partir da falta de combate às bactérias da boca, por meio da higiene constante. Uma vez que as bactérias locais ajudam a destruir o esmalte do dentes, é importante removê-las para proteger os dentes.

Além disso, a produção saudável de saliva também ajuda a repor minerais que sustentam os dentes. Dessa maneira, condições de saúde que possam prejudicar a produção de saliva, como alguns tratamentos quimioterápicos ou variações de diabetes, podem promover cárie.

Condições particulares de composição da placa bacteriana ou alteração na produção do esmalte do dente também podem favorecer a condição.

Continua após a publicidade

Diagnóstico e tratamento

Sintomas de cárie - principais sinais e formas de tratamento
GOU

O dentista irá analisar os sintomas de cárie a partir da observação visual ou com explorador dental (ferramenta que se parece com um gancho). Dependendo dos casos, ele também pode pedir por exames de raios X ou corantes para visualizar as cáries.

O tratamento vai depender se a cárie está ou não ativa. Nos casos em que ela não provocou danos ao esmalte, por exemplo, é possível resolver com a aplicação de um revestimento de resina. Por outro lado, quando o esmalte está danificado, pode ser preciso restaurar os dentes.

Primeiramente, o dentista vai remover a parte afetada com brocas depois preencher o espaço com um obturação, que pode ser feita com metais ou de resinas na cor do dente. A primeira é mais resistente, mas mais visível; enquanto segunda é mais frágil e mais discreta.

Quando a cárie já avançou até a polpa do dente, a infecção pode ser tratada com um canal. Como o canal radicular liga a polpa do dente ao osso da mandíbula, a desinfecção tem que ser minuciosa, com anestesia local e tratamento do dente comprometido.

Continua após a publicidade

Dicas de prevenção de cárie

Sintomas de cárie - principais sinais e formas de tratamento
ESBrasil

Quando o assunto é cárie, os principais vilões da alimentação são alimentos com açúcar. Isso porque eles são transformados em ácidos rapidamente pelas bactérias da boca, agindo no local cerca de 20 minutos após o primeiro contato.

Além disso, refrigerantes e produtos processados ou com muito corante também ajudam a promover cáries. Da mesma maneira, alimentos cítricos e álcool também influenciam a acidez da boca, aumentando o risco de infecções.

Uma higiene bucal adequada e constante também ajuda a livrar a boca dos sintomas de cáries. Além da escovação duas vezes ao dia (e após as principais refeições), é fundamental utilizar o fio dental.

Fontes: Sorrisologia, Drauzio Varella, Hospital da Face, Odonto Clinic

Continua após a publicidade

Imagens: APCD, Odonto Company, GOU, EU Odonto, ESBrasil

Próxima página »

Escolhidas para você