Curiosidades

Sono depois de comer – Por que sentimos e como evitar

Sentir sono depois de comer é tão normal que muitos de nós não sabemos que isso pode estar associado a uma alimentação errada.

Atualizado em 13/09/2020

Você já sentiu um grande sono depois de comer? Em resumo, isso acontece porque o nosso organismo passa por algumas alterações nesse momento. E isso acaba nos dando uma sensação de hibernação. Só que nesse caso, ela é falsa.

É quando o alimento chega ao estômago que nós temos essa sensação. Isso porque, nesse momento, há mais concentração do fluxo sanguíneo no órgão para facilitar o seu trabalho.

Portanto, com um alto fluxo sanguíneo no estômago, o nosso cérebro recebe menos oxigênio. Assim como o sistema nervoso que tem uma menor irrigação.

E além disso, também ocorre uma interrupção no estado de alerta do cerebral. Isso por causa do açúcar dos alimentos.

Ele faz com que nossas células nervosas, que normalmente nos deixam em alerta, parem de enviar os sinais para que isso ocorra. Ou seja, deixamos de lado nossa parte vigilante.

Por fim, também é o açúcar que faz nosso cérebro entender que estamos satisfeitos. E aí todo o ciclo que foi descrito acaba acontecendo e isso nos deixa com sono depois de comer.

Como evitar o sono depois de comer

Sono depois de comer - Por que nós sentimos e como evitar?
Fonte: Sono Quality Colchões

Por causa do que foi descrito acima é que se recomenda nas refeições evitar ou diminuir o consumo de alimentos que possuem muita glicose. Principalmente no almoço, quando a grande maioria das pessoas trabalham logo depois e precisam estar alertas.

Além disso, pode ser interessante também reduzir o tamanho das porções ingeridas no almoço. Uma dica de nutricionista é consumir alimentos com muita fibra. Isso porque ela dá uma sensação de que você está satisfeito. Portanto, ajuda a evitar a grande ingestão de alimentos sem necessidade.

Por outro lado, a fibra também é uma ótima aliada para ajudar a regular o intestino. A dica para reduzir seu consumo de alimentos também serve para diminuir o sono depois de comer. Porque para metabolizar todos os nutrientes e funcionar de forma adequada, o sistema digestivo precisa de mais oxigênio. Ou seja, acaba seguindo o ciclo também.

Alimentos para evitar e comer para não sentir sono depois de comer

Sono depois de comer - Por que nós sentimos e como evitar?
Fonte: Ficar grávida

Para não sentir sono depois de comer, uma boa opção é evitar alimentos que são ricos em carboidratos simples. Como por exemplo, arroz branco, farofa, macarrão, maionese, sobremesa muito doce e até mesmo suco de frutas. Esses alimentos fazem com que a glicemia do sangue entre em um grande pico e, em seguida, fique baixo.

Porém, e o que escolher para evitar o sono depois de comer? A primeira opção é escolher alimentos mais leves e saudáveis, como saladas e legumes cozidos. Entretanto, quando o assunto for carboidrato, escolha o arroz integral e a batata doce, por exemplo.

Além disso, você também pode escolher por carnes magras, grelhadas ou assadas. Por exemplo: frango, acém, lagarto e patinho. E por fim, evite a ingestão de líquidos durante as refeições. Aliás, gorduras também devem ser evitadas, se possível. Porque fazem com que a digestão aconteça devagar.

Quatro dicas extras para reduzir o sono depois de comer

Só evitar carboidratos não faz com que a gente deixe de sentir sono depois de comer. Portanto, aqui vão algumas dicas para conseguir manter a disposição no dia-a-dia.

Beba café

Fonte: Grão Gourmet

A cafeína acelera o metabolismo, além de aumentar a concentração e dar energia. Porém, tenha atenção. Não exagere na quantidade e evite de tomar com açúcar comum.

Beba água

Fonte: Supera Farma

A falta de água deixa a gente sem energia e às vezes até afeta o raciocínio. Mesmo que não seja aconselhável consumir líquidos após a refeição, beber água durante todo o dia pode ajudar a não sentir sono depois de comer.

Tome sol

Fonte: Mix fm poa

A radiação solar é inimiga da melatonina, um dos hormônios que cuidam do nosso sono. Ou seja, passar o dia todo fechado em um ambiente faz com que o cérebro entenda que é hora de dormir e libere melatonina.

Coma chocolate 70%

Fonte: Veja

Além de ser uma sobremesa deliciosa, o chocolate 70% tem cafeína e teobromina, fontes de energia que vão te auxiliar a não sentir sono depois de comer.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Situações constrangedoras – Como evitar a vergonha nesses momentos

Imagens: Veja, Mixfmpoa, Graogourmet, Superafarma, Ficargravida, Sonoqualitycolchoes e Colchaocostarica

Fontes: Brasilescola, Conquistesuavida, Revistaencontro e Gnt