Curiosidades

Teias de Aranha – De que são feitas, utilidades e por que são grudentas?

As teias de aranha possuem extrema importância. Elas são extremamente resistentes e chamam a atenção de cientistas e estudiosos.

Apesar de associar aranha com teia, não são todas as espécies que as produzem. Antes de mais nada, teias de aranha são produzidas na forma líquida pelo abdômen desses aracnídeos. Se tornando sólida ao entrar em contato com o ar.

A seda, aliás, é cinco vezes mais forte que aço. E, sua principal função é propiciar a caça, já que podem prender insetos, para a aranha.

Além disso, as aranhas controlam sua temperatura pelas teias. E utilizam dos seus recursos para que os sons emitidos sejam filtrados mais facilmente.

Cada espécie de aranha segue um tipo de forma para suas teias, mesmo a circular sendo a mais conhecida. Algumas espécies enrolam seus ovos nas teias para ficar mais fácil na hora de se locomoverem.

Continua após a publicidade

As teias de aranha também são usadas como meios de locomoção das aranhas. E, sobretudo, servem como alerta para que pássaros não as destruam por acaso. Nesse último caso, as aranhas costumam deixar cascas de insetos para que os pássaros possam enxergar as teias com maior facilidade.

Composição das teias de aranha

Teias de Aranha
Ciclo diferente

Composto por proteínas modulares, as teias de aranhas são produzidas a partir de três tipos de aminoácidos. São eles a glicina, a prolina e a alanina.

Devido às suas propriedades biodegradáveis, leves, porém poderosas; a teia de aranha já vem sendo estudada durante muito tempo. Onde existe a esperança de que cientistas consigam produzir um material semelhante para que possa ser utilizado para fins comerciais.

Além de sua extrema resistência, sua elasticidade é surpreendente. As teias possuem o dobro da elasticidade do náilon; e podem ser esticadas em um comprimento de até quatro vezes o seu tamanho original. Outro detalhe interessante se dá pelo fato de a espessura da teia equivaler a um décimo de um fio de cabelo.

Continua após a publicidade

Detalhes sobre a seda

Teias de Aranha
Ciclo vivo

Já vem sendo estudado e discutido sobre as propriedades curiosas e interessantes que a seda possui para que as teias sejam criadas. Um deles é sobre o grande poder de cola que essas teias produzem. Como já foi dito, cada espécie de aranha produz teias de tipos diferentes. E os poderes atuantes de cola também são diferentes.

Isso, porque, variando de acordo com o local onde a aranha vive, a cola vai ser “ativada” e utilizada da forma correta. Por exemplo, para as aranhas que vivem em lugares mais frios, a cola vai ter maior efeito quando o clima estiver mais gélido. Em lugares tropicais, as teias vão ser mais úteis em dias quentes e secos. Ou seja, as teias são produzidas de acordo com o habitat dos aracnídeos.

Estudos com máquinas de sequenciamento de DNA são utilizadas para que as propriedades das teias de aranha deixem de ser tão misteriosas. E depois de um longo tempo de tecnologia limitada e complicada, estudiosos conseguiram sequenciar o DNA da cola de uma teia.

Teias de Aranha
Tricurioso

Agora, foi dado mais um passo para que sejam produzidas colas sintéticas para comercialização, por exemplo. Lembrando que as teias sólidas, feitas do modo das aranhas, ainda é um difícil passo para os cientistas. A pasta da seda, por outro lado, foi devidamente sequenciada geneticamente.

Continua após a publicidade

Curiosidades

Teias de Aranha
Tech em português

Depois de ler um pouco mais sobre as teias de aranha, deve ter surgido mais algumas dúvidas a respeito, certo? Confira, em seguida, algumas curiosidades a respeito:

  • A seda é produzida no abdômen no estado líquido, e serve para que as aranhas se refugiem ou capturem insetos.
  • Elas se transformam em sedas sólidas após entrar em contato com o ar. Elas saem por estruturas que se chamam fúsulas.
  • Como dito, a teia já vem sendo estudada pelos cientistas como matéria-prima. Para fins de suturas biodegradáveis, redes para pesca e até mesmo coletes à prova de balas.
  • Um fio de teia produzido possui um grande e energético potencial. Maior até que o da bomba atômica usada anos atrás no Japão.
  • Já se sabe que nem todas as espécies produzem teias. A verdade, aliás, é apenas 2% das espécies de aranhas são capazes de criar algo assim. Talvez essa contagem seja bem menor do que você esperava, certo?

Mais curiosidades

Teias de Aranha
Free Images
  • Você soube, ao ler a matéria, que a teia possui uma espessura bem menor que um fio de cabelo. Afinal, já foi detectado um fio de teia de apenas 0,000002 milímetros.
  • O gênero Nephila possui o título de fibra natural mais forte conhecida.
  • As teias possuem várias funções: Transporte, proteção, construção, entre outros. As espécies que as produzem tem capacidade de produzir cerca de 3 a 7 tipos de seda.
  • A teia possui compostos que a conservam, como por exemplo: a pirolidina, o fosfato de potássio e o nitrato de potássio. O que faz com que elas não sejam decompostas por bactérias e fungos.
  • Aranhas comem as próprias teias, para que possam produzir mais, reaproveitando e reciclando a proteína existente.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Picadas de insetos que você precisa aprender a diferenciar com urgência

Fontes: Guia dos curiosos, Revista Galileu, Abril Super, Ninha

Imagens: Ciclo diferente, Ciclo vivo, Tricurioso, Tech em português, Free images

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você