História

Thor: história do deus do trovão na mitologia e nos quadrinhos

Thor é o deus do trovão e é o deus mais conhecido e popular da história nórdica. Ele é bastante poderoso e possui habilidades únicas.

Thor é um personagem mundialmente conhecido. Entretanto, antes de surgir a adaptação do Thor “herói”, já existia o Thor nórdico. Ele é um deus mitológico nórdico, que gosta de batalhas e tem poderes associados aos trovões.

Ele possui uma força descomunal e é dono do martelo Mjolnir. Este, aliás, foi feitos por anões em cavernas subterrâneas e atuava com princípios parecidos de um bumerangue. Com ele, Thor é capaz de controlar trovões.

Por conseguinte, ele também usa um cinto que se chama megingjord, e tem luvas de ferro especiais, chamadas de Járngreipr.

Ele é musculoso e possui cabelos, barba e olhos vermelhos. Ele representa a força, a tempestade, a cura, a fertilidade e a natureza. Também é sua função proteger Midgard, o reino dos humanos, ou como conhecemos, a Terra.

Continua após a publicidade

Sobre sua filiação, Thor é filho de Odin e de Frigga. Ele não é muito inteligente, entretanto sempre está disposto a ajudar os amigos sem questionar.

História de Thor

Thor - Origem, história e morte do deus nórdico
Neve 2012

Desde pequeno, Thor já era bastante forte e não era de fácil controle. Assim, ele foi enviado algumas vezes para longe de casa, sendo cuidado por Vingnir e Hlora. Por fim, eles conseguiram controlar Thor rapidamente, o criando de forma sábia.

Ele andava pelos céus por uma biga puxada por dois bodes, Tanngrisnir e Tanngnjóstr, soltavam faíscas pelos dentes e cascos. Caso necessário, Thor podia cozinhar esses bodes para se alimentar, os regenerando em seguida com o poder de seu martelo. Para isso, bastava cobrir os ossos dos animais com o couro deles.

Outro fato sobre este deus nórdico é que estava sempre disputando em batalhas contra gigantes. Aliás, por suas histórias de bravura, os vikings se inspiravam nele, usando pingentes na forma de martelo como amuletos.

Continua após a publicidade

Família

Thor - Origem, história e morte do deus nórdico
Dez mil nomes

Thor, como já mencionamos, era filho de Odin, o deus mais importante da mitologia nórdica. Em algumas tradições, de fato, ele aparece como irmão de Meilli, Balder e Váli. Contudo, não se sabe muito sobre eles.

Meilli é o menos conhecido, aliás. Já, Balder, é uma divindade menor; e Váli tampouco pode ser comprovado como figura literária ou se realmente era adorado pelos nórdicos.

Sobre sua vida pessoa, Thor era casado com Sif, deusa dos cabelos dourados. Da união dos dois, teriam nascido Thrud e Lorrine. A primeira, sobretudo, se tratava de uma deusa belíssima, a regente do tempo. Se irritada, fazia nuvens negras e chuvas. Se feliz, o céu permanecia limpo. Possivelmente, ela também era uma Valquíria.  Por outro lado, não se sabe sobre Lorrine.

Continua após a publicidade

Ele também teria dois filhos com a giganta Jarnsaxa. Em suma, Magni e Modi.

Continua após a publicidade

Festas e símbolos em homenagem

Thor - Origem, história e morte do deus nórdico
Jornal mitológico

Anteriormente, ele tinha uma festa celebrada em seu nome no dia 19 de janeiro, e se chamava Thorrablot. As famílias eram reunidas para saborear pratos especias. No século XIX, ela voltou a ser celebrada na Islândia.

Aliás, antigamente, o povo nórdico dedicava um dia da semana a cada deus. Assim, o dia de Thor era na quinta-feira.

Morte de Thor

Thor - Origem, história e morte do deus nórdico
Fantasticursos

Sua morte, segundo a mitologia, acontece durante o Ragnarok. Esta batalha reuniria deuses, anões, gigantes e monstros e resultaria no fim dos tempos.

Thor, portanto, seria morto pela serpente gigante. Como conta a história, o deus conseguiria matar a serpente que vive nos oceanos, entretanto, também perderia sua vida no processo.

Continua após a publicidade

Thor na Marvel

Thor, quem é? Origem, história e morte do deus nórdico
Legião dos Heróis

A partir do século XX, Thor passou a ser um novo fenômeno. Isso porque o personagem passou a fazer parte do grupo de super-heróis dos quadrinhos, pela Marvel. Dessa maneira, elementos da mitologia foram importados para sua história, mas novidades também foram acrescentadas.

O Thor dos quadrinhos é um personagem bom e altruísta, o que não fazia parte das mitologias. Nos textos tradicionais, os deuses costumavam imitar virtudes e defeitos de humanos, não tendo características tão especiais.

Logo após a consolidação nos quadrinhos, o personagem ganhou ainda mais força ao integrar o elenco de super-heróis da Marvel no cinema. Desde o início das produções, Thor já ganhou quatro filmes próprios, além de participar dos principais encontros dos Vingadores.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Os 11 maiores deuses da mitologia nórdica e suas origens

Continua após a publicidade

Fontes: Infoescola, Toda matéria, Mitologia nórdica

Imagens: Neve 2012, Jornal mitológico, Dez mil nomes, Fantasticursos, Legião dos Heróis

Próxima página »

Escolhidas para você